Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Carregador universal de bateria com indicador de carga.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Fala rapaziada, alguém ai tem um projeto fácil de fazer de um carregador de bateria universal com indicador de carga, já possuo um transformador 9v retificado e regulado po um LM7805 e estou tentando fazer a parte do indicador de carga mas estou com dificuldade, se puderem me ajudar agradeço.

Editado: por Wallace Machado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom meu amigo, não ajudou.. Tenho esse projeto montado conforme a foto, eu queria acoplar um circuito que me mostra o nível de carga quando carregando, estou tentando fazer com 3 leds de cores vermelho quando a bateria de encontra abaixo de 3v, amarelo quando entra 3v e 3,6v e acima de 3,6v o led verde se acender, tenho pouco conhecimento em eletrônica mas estava fazendo testes com os bc548b mas um ou outro acendia. 

20181112_003151.jpg

1541990415341-988197684.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Machado seu tópico foi movido para a área correta » 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Shrimp_Green disse:

@Wallace Machado altere o prefixo como solicitado pelo colega. 

Para o seu projeto sugiro a utilização de amplificador operacional como o LM741 para saber o nível de tensao da bateria. 

Poderia até me ajudar se eu estivesse mais um pouco de conhecimento em eletrônica, para eu criar fica difícil se puderes disponibilizar o esquema elétrico ai eu já consigo desenvolver.

12 horas atrás, SDTech disse:

Altere o status do seu tópico para DÚVIDA. Vá na primeira mensagem depois em editar, aí é só alterar.

Já mudei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Machado nao tenho o esquema desse projeto. Mas vc acha facilmente na internet, vai precisar fazer calculos. 

Vc vai utilizar os operacionais como comparador de tensao, procure por isso que achará bastante material a respeito.

O fato de vc utilizar 3 cores diferentes de LEDs, o projeto pode ficar mais complexo. Se fosse com duas cores acredito que teria mais facilidade no desenvolvimento e poderia utilizar apenas um LM741. É algo simples de implementar amigo.

 

Sabendo o funcionamento do comparador e setar a tensao de referencia, o circuito ligará e desligará os LEDs de acordo com o offset do LM. Veja exemplo de calculo abaixo

 

Se houverem dúvidas pergunte. A intenção é que vc mesmo desenvolva o projeto, sem dar mastigado, pois nao é a intenção do fórum. Recomendo que utilize o proteus, é uma ótima ferramenta para simulações. 

Abraço e boa sorte. 

 

 

Sem título.png

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

@Wallace Machado nao tenho o esquema desse projeto. Mas vc acha facilmente na internet, vai precisar fazer calculos. 

Vc vai utilizar os operacionais como comparador de tensao, procure por isso que achará bastante material a respeito.

O fato de vc utilizar 3 cores diferentes de LEDs, o projeto pode ficar mais complexo. Se fosse com duas cores acredito que teria mais facilidade no desenvolvimento e poderia utilizar apenas um LM741. É algo simples de implementar amigo.

 

Sabendo o funcionamento do comparador e setar a tensao de referencia, o circuito ligará e desligará os LEDs de acordo com o offset do LM. Veja exemplo de calculo abaixo

 

Se houverem dúvidas pergunte. A intenção é que vc mesmo desenvolva o projeto, sem dar mastigado, pois nao é a intenção do fórum. Recomendo que utilize o proteus, é uma ótima ferramenta para simulações. 

Abraço e boa sorte. 

 

 

Sem título.png

 

sim, eu quero tentar fazer mas preciso de uma direção e isso já foi de grande ajuda, só tenho que comprar esse comparador, mas irei estudar e tentar algo, retorno aqui para informar no que deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Wallace Machado disse:

se ficar muito complicado utilizarei dois leds msm, um se mantem aceso quando abaixo de 3v e outro se acenderá quando acima de 3.6v.

Geralmente em carregadores são dois LEDs, um indica que está carregando e o outro compara se a bateria já completou sua carga. Veja que se for apenas duas cores poderá utilizar um LED que tem as cores verde e vermelho em um único componente. 

 

É necessário se atentar aos tipos de bateria que vc vai carregar. Em um carregador profissional vc nao vai encontrar apenas uma ponte retificadora, um capacitor de filtro e um LM7805 por exemplo. Existe toda uma engenharia e, dependendo do carregador, a bateria recarrega porém perde a vida útil. Sempre atento ao tipo de bateria que está carregando.

 

Vejamos que existem duas formas de recarregar bateria: Por corrente constante ou tensao constante. Cada bateria tem sua especificação como de corrente de carga, tensao, etc. 

 

Existe o módulo TP4056, ele faz carregamento automático de bateria de litio, ja possui os LEDs indicativos, etc, além de ser muito barato. Mas acredito que o objetivo é vc mesmo fazer o seu.

modulo-carregador-de-baterias-de-litio-tp4056-arduino-uno-D_NQ_NP_531315-MLB25204820765_122016-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim o intuito é que eu faça esse projeto e a utilização do carregador é para ativamento de baterias de celular na bancada, vou começar nesse ramo e preciso de um ativador, como tenho um trafo parado aqui e os componentes resolvi eu msm faze-lo, vou aderir o led bicolor será mais viável no momento.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wallace Machado disse:

a utilização do carregador é para ativamento de baterias de celular na bancada

Nobre, nesse caso como vai utilizar para ativação eu recomendo aumentar a potencia do carregador pois podem existir picos de corrente que o 7805 pode nao suportar. O que sugiro é utilizar em conjunto com o regulador um TIP que suporte maior corrente. Ou talvez apenas bom dissipador resolve. 

Boa sorte ao colega

 

Screenshot_20181112-201212~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...