Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo N40I / mb: S14BW01 Rev: 1.1 / sem video

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá a todos estou com um notebook Positivo N40I placa mãe: 71R-S14BW4-T811 Rev:.1.1, acontece que assim que pluga o carregador ele liga sozinho e sem imagem.

verificando encontrei o U30 com serigrafia no componente (L556) fritando na placa, só que não consegui encontrar o esquema aqui no fórum e preciso identificar esse componente para comprar ele.

Alguém pode me ajudar segue as fotos...

IMG_20181113_092028303_HDR.jpg

IMG_20181113_092100660.jpg

Screenshot_20181113-104251.png

Screenshot_20181113-104155.png

Editado: por Gilson Macedo
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago lucena

 

então placas eu tenho, mas esse componente e difícil de encontrar, a serigrafia dele (L556) pode ser diferentes em outros componentes, as vezes posso encontrar esse componente porém com outro tipo de serigrafia escrito no corpo do componente.

basicamente como eu procurar uma agulha num  palheiro, por isso que estava perguntando as vezes tem gente aqui no Eletronicabr que sabe de macetes para fazer algo que possa colocar no lugar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm Entendi, normalmente eu faço isso procuro outra placa igual, caso contrario eu procuro pelo modelo dele em outros esquema, ate olhei aqui em outros esquema que eu tinha de placas bem mais comum, porem não encontrei tambem, mais será que é aquele componente que estar com defeito mesmo, pois as vezes pode ter um curto na linha e dai ele esquenta, mais não esteja com problema nele, as vezes pode ser um capacitor eletrolitico ou um capacitor ceramico em curto, meça aqueles 5 pinos para agente ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@sidineyjs

 

Cara estou com este not aqui, porém não consegui achar este componente para a troca!

fiz as medições com ele fora da placa, tinha 19v nos pinos 1 e 3. (sem ele na placa, e com a placa startada)

se ficar sabendo de algo postar aqui..

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @yatm buenas. 

observe que esse U30 seria um chaveador da linha +5VA_EN;

basicamente a função dele nessa placa é fazer habilitação dos CI U73 e U74.

 

Entao se vc nao achar esse componente para substituir, ao meu ver uma alternativa seria fazer um divisor de tensao com resistores. 

Uma forma seria fazer esse divisor de tensao partindo da linha VIN, formando um divisor de 5v.

Esses 5v obtidos do divisor vc ligaria no pino 5 do U30. Resumindo vc iria simular o VOUT do U30 com resistores.   

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, amigo peguei o mesmo problema aqui em minha bancada, aquecendo o U30, mais isso não significa que ele e o problema, um componente aquecendo indica que ele esta tendo um corrente passando por ele maior que o que deveria, retirando o u30 percebi que o pino 5 estava com a resistência para o terra quase zero, injetei 1,5v com a fonte assimetrica e uma corrente de 2 A e coloquei álcool isopropílico em cima dos CI, os quais a saída do pino 5 do U30 alimentava e logo apareceu o culpado U74 foi só remover da placa e o U30 parou de aquecer e Apareceu o 5v na placa e o led acendeu, 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HICS

 

então meu caro, no seu caso foi diferente pois o meu e o U30 que esta queimado, pois já tinha feito o que vc citou de tirar o U74 e mesmo assim ele continuou fritando na placa.

 

pois com ou sem o U74 ele não habilita o +5va, no pino 5 do U30 fica zerado e fritando 

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu vou falar o que eu acho. Há certos sinais que precisam ser enviados no tempo exato para serem ativados. Parece ser o caso desta linha. Observe que o U30 recebe no pino 3 um sinal de enable. Quem já acompanhou um power sequence, sabe que as rampas de cada sinal definem um tempo mínimo e máximo para que um sinal seja gerado antes do próximo ser originado. Não é simplesmente ligar tudo junto e pronto. Podemos ter essa falsa ideia pq tudo ocorre muito rápido do momento em que apertamos o power até a inicialização da placa. Ao meu ver, precisamos sempre respeitar estes timings de inicialização. Então, eu faria o seguinte: eu usaria um regulador LINEAR, pode ser o 7805 mesmo ou o ams1117, configurado para gerar os 5v. Porém o diferencial é que eu adicionaria tb um mosfet entre o vin e o pino de alimentação de um destes 2 cis (7805 ou o ams1117) e no gate dele ligaria a esse sinal de enable, que no caso do u30, é no pino 3. Assim, eu garantiria que esses 5v aparecessem apenas quando for solicitado.

Editado: por IoniCCC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 26/11/2018 às 17:16, Shrimp_Green disse:

@yatm Os resistores que colocou acredito que serve. Nao é necessario ter 5v exatos alí. Com 4.4 já deve habilitar os CIS. 

Veja se consegue compreender pelo desenho:

queria saber como fica a ligação, ficaria 19v pino 5 conectado em um resistor de 300k + 100k conectado em que linha ???

queria entender como interliga os resistores e onde interligo o final se e no pino 4 ? como na imagem ressequir ?

d.png.d9a951081ab138853e54166e93c9b4f0.jpg

@Shrimp_Green 

queria saber como fica a ligação, ficaria 19v pino 5 conectado em um resistor de 300k + 100k conectado em que linha ???

queria entender como interliga os resistores e onde interligo o final se e no pino 4 ? como na imagem ressequir ?

d.png.d9a951081ab138853e54166e93c9b4f0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tp 00015 Boa tarde amigo. 

A dica que passei acima serve nos casos em que o componente U30 está danificado. 

o U30 libera o sinal +5VA_EN no pino 5 e esse sinal serve para habilitar alguns CIs da placa. 

 

A dica consiste em formar um divisor de tensao resistivo, porém eu nao posso afirmar que funciona mas teroricamente deve funcionar. 

Deixo a imagem de como deveria ser feito. Na junção dos resistores vc deve encontrar algo em torno de 5V que vai ligado do pad 5 do U30. O U30 deve estar fora da placa

Sem título.png

 

Se tens duvidas aconselho abrir um topico informando seu defeito que os demais colegas irão auxilia-lo

 

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 26/02/2019 às 17:23, R2-D2 disse:

@Tp 00015 Boa tarde amigo. 

A dica que passei acima serve nos casos em que o componente U30 está danificado. 

o U30 libera o sinal +5VA_EN no pino 5 e esse sinal serve para habilitar alguns CIs da placa. 

 

A dica consiste em formar um divisor de tensao resistivo, porém eu nao posso afirmar que funciona mas teroricamente deve funcionar. 

Deixo a imagem de como deveria ser feito. Na junção dos resistores vc deve encontrar algo em torno de 5V que vai ligado do pad 5 do U30. O U30 deve estar fora da placa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se tens duvidas aconselho abrir um topico informando seu defeito que os demais colegas irão auxilia-lo

 

 

 

 

 

Estou com esse mesmo problema no U30, estou com uma duvida na ligação do divisor seria como na imagem a baixo que fiz ? 

Sem título-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...