Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo N40I / mb: S14BW01 Rev: 1.1 / sem video

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá,

 

É o que nosso amigo HICS falou na mensagem anterior. Já peguei umas 3 placas com este componente superaquecendo de não conseguir colocar o dedo em cima!

 

Porém acredite, o defeito não é este componente! Nunca parei para analisar a fundo o real defeito, mas substitui o CI por um outro de sucata que estava funcionando e o componente que foi substituído apresentou o mesmo superaquecimento!   

 

 

 

 

Editado: por lmromao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, kaciosl disse:

No meu caso, percebi o capacitor na saída vout (c1541) no teste de continuidade bipando, é comum pra esse caso? Vou sair e comprar uma fonte assimétrica pra testar o que os colegas já colocaram. 

 

Na linha deste capacitor, deve ter algum outro componente em curto!

Na duvida, retire o capacitor faça a medição fora da placa!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O curto é no pino EN de um dos dois APW8713A. Eu acho que o LDO interno do APW8713A torra e joga o EN pra baixo aí sobrecarrega o u30.

 

Eu já resolvi um que tava com esse problema mas coloquei um APW8713 (não A). A diferença entre APW8713 e o APW8713A é que o APW8713A tem um LDO interno de 5v e o APW8713 não tem. Então o APW8713 precisa ser alimentado com 5v no pino 21 e o APW8713A não precisa porque ele gera esses 5v internamente.

 

No caso do U74 eu liguei 5v no pino 21 dessa forma.

IMG_20190321_115252_e3.jpg

Se tiver com o APW8713A não é para fazer essa ligação. Eu só adicionei essa imagem aqui porque eu só encontrei o APW8713 para comprar e alguem pode estar na mesma situação.

 

Eu não usei o +5VA_EN pra ligar o +5v no pino 21 do APW8713 porque o u30 ficou com a tensão de saida alterada depois que o u74 entrou em curto.
edit: Acabei de descobrir que a saida do u30 não tava alterada. No esquema ele indica que usa o GS7138S5 que tem vref de 1v, mas no meu caso veio com o anpec APL5155BI que tem vref de 1,24v então com os resistores do esquema a voltagem de saída dele passa pra 6.2v. Pra reduzir essa voltagem pra 5v teria que mudar os resistores do pino de feedback.

 

 

MIC5235BM5 / MIC5235YM5 também parece ser um substituto compativel do u30, ele tem vref de 1,24v também. APL5156BI também serve.

Editado: por e1D
  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 29/03/2019 às 12:19, kaciosl disse:

@infomarques deu certo o seu teste? Tenho mesmo problema. 

 

Hoje realizei o teste porem não tive sucesso não ligou a placa. 
fiz a ligação como na imagem que mandei acima, vou enviar uma imagem da ligação aqui. 
no pino 1 esta chegando os 19v porem no pino 5 esta chegando apenas 0,03v e notei que no pino 2 esta chegando 12V, na fonte não indica nenhum curto ou consumo e a placa não liga. alguem tem alguma sugestão ? 

 

- edit: fiz a remoção do CI U74 pra testar como disseram em comentários acima, porem o U30 continua aquecendo, notei estranho que com o u30 na placa com o multímetro vejo as tensões no pino 1 19V, no pino 2 18V, no pino 5 6,2v, e em continuidade o pino 3 esta dando como GND, diferente do esquema, notei tbm. 

Notei outra coisa aqui , o Botao power esta dando 9v 😞

 

reparo.jpg

Editado: por infomarques
mais informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...
1 hora atrás, MBM Computers disse:

@infomarques Onde voce encontra ou como voce pesquisa esses componentes?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

segue o link.

 

Tem tbm no Brasil porem mais caro:

Editado: por infomarques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Eu estava com uma placa que não ligava, e o led Power ficava acesso na cor vermelha, e aquecia o Ci u30 de referência gs7138s5, apresentava curto no mesmo e também nós dois lados do resistor próximo do u74, então troquei o Ci apw8713A de posição u74, e resolveu o problema da placa, voltou a ligar normalmente!

IMG-20201009-WA0044.jpg

IMG_20201009_164416.jpg

IMG_20201009_164200.jpg

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...