Jump to content
ls.bastos

dúvida Projetor Epson S10+ Lite - Pisca luz verde e depois entra em stand-by / não liga.

Rate this topic

Recommended Posts

Olá a todos!

Estou reparando um projetor Epson S10+ Lite. Ele pisca a luz verde durante uns 10 segundos e depois entra em stand-by (luz laranja). A primeira coisa a fazer foi a substituição da lâmpada. Continuou do mesmo jeito. A lâmpada não acende e nem os ventiladores giram.

Desmontei ele todo e estou testando os componentes da fonte principal e do ballast. A princípio, parece que o cooler da lâmpada está queimado, pois medi a resistência e está infinita. Foi o único problema que encontrei até agora.

Vou testar os Mosfet's / pontes retificadoras e diodos.

Além disto, mais alguma sugestão? Obrigado desde já.

Edited by ls.bastos
  • Like 1

Os defeitos de cooler são apresentados no led de temp. É feito uma espécie de check ao ligar o equipamento desses coolers.

Pode ser defeito na placa principal ou na ballast que não está conseguindo alimentar a lâmpada.

Ele emite algum sinal sonoro ao ligar ou simplesmente pisca o led e desliga?

• Like 2

Ele só dá o bip quando liga o projetor. Aí a luz pisca por 10 segundos, depois volta para laranja. 

As luzes de lâmpada e temperatura não acendem. Somente a luz do power que pisca e fica laranja depois.

Isso mesmo! E os ventiladores não giram, nem a lâmpada acende. Eu  medi no conector de alimentação da lâmpada e não chega tensão alguma (fechei manualmente o switch de proteção que fica ao lado da lâmpada). A lâmpada é nova.

Revisei os mosfets da fonte principal, todos funcionando. Limpei as placas, e retirei e coloquei todas as conexões. Continua a mesma coisa. O que percebi é que o ventilador da lâmpada ameaçou a girar, mas logo parou.

Medi as tensões da fonte da placa principal, variavam entre 3 volts e pouco e 2 volts e pouco.

Resolvi tirar todos os conectores, dos fans, controle do ballast, infra vermelho, tudo. Só deixei o conector de alimentação da placa mãe e dos botões frontais. Resultado: continua a mesma coisa. Ao pressionar ligar, dá um bip, pisca verde durante uns 10 a 20 segundos, e volta pra laranja. Não indica erro nenhum.

A fonte ballast recebe uns 120 a 160V na entrada, mas logo depois vai a zero.

Edited by ls.bastos

14 horas atrás, ls.bastos disse:

Isso mesmo! E os ventiladores não giram, nem a lâmpada acende. Eu  medi no conector de alimentação da lâmpada e não chega tensão alguma (fechei manualmente o switch de proteção que fica ao lado da lâmpada). A lâmpada é nova.

Se fosse a lâmpada, estaria chegando tensão no conector dela e ela não acenderia.

Esse modelo, eu não conheço muito ele e também não tenho o circuito dele. Mas como você disse que chega tensão na placa ballast mas não há tensão na saída, acredito ser defeito na fonte ballast dele.

Esse projetor não tem nenhum CI top na placa principal?

Em 20/11/2018 às 09:35, ls.bastos disse:

Não... pesquisei aqui, nenhum CI TOP.
Achei bastante CI 3010KM na placa, um regulador de tensão.

Rapaz, estou numa correria que só... conseguiu outra fonte ballast para testar?

Posted (edited)

@Luiz Ricardo Manfroi voce conhece epson brightllink EB 455WI, valor das tensoes da fonte da fonte e do ballast, nao chega nenhum tensao no borne da lampada, se tiver esquema, melhor , desde ja agradeço, abs

fonte epson.png

ballast PKP K230N.png

ballast PKP K230N.png

fonte epson.png

Edited by ricardo.ribeirosp

peguei um projetor s8 com o mesmo problema, o defeito do seu e na placa principal sem duvida, no meu caso era 1 capacitor ceramico bem proximo a alimentação da placa logica, e muito comum o cooler que refrigera a lampada queimar, nao esquece de trocar

333.jpg