Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Nobreak SMS /μSM1400BiFX/ Desativando Batery Saver

Avalie este tópico:


Dfabian

Posts em destaque

ENTENDENDO O CASO

O modelo  μSM1400BiFX  de Nobreak da SMS possui um recurso chamado de "batery saver". Essa função desabilita o inversor caso a carga seja inferior a uma carga mínima. Em muitos casos, o usuário desse nobreak pretende usá-lo para aumentar a autonomia de equipamentos de informática que dão sustentação a uma rede ou a um sistema de telefonia por exemplo. Esses sistemas geralmente consumem pouco e por isso não são "detectados" pelo sistema de medição de consumo do nobreak e isso causa suspensão do fornecimento da energia gerada pelo inversor em aproximadamente 60 segundos, parando sua rede ou sistema de telefonia prematuramente. E o usuário não pode fazer nada para desabilitar essa função, pois não há procedimentos para usuários comuns... A solução seria então levar a uma assistência técnica autorizada, e gastar tempo em dinheiro!

 

APLICABILIDADE

O Nobreak usado como base para a construção desse tutorial é um net 4+ placa T0726707 antigo e não possui programação no PIC que permita  a desativação da função "batery saver". Pode, no entanto, servir a outros modelos que usam amostragem de carga via transformador (vide figura do sensor de carga).

 

CONFIABILIDADE

O procedimento aqui proposto é seguro e tem como finalidade suspender definitivamente a função que desativa o inversor do nobreak caso não seja detectado consumo - batery saver.

OBS 1: Não custa advertir, mas esse procedimento é designado para pessoas que tenham familiaridade com circuitos eletrônicos. Esse procedimento não prejudica nenhum dos mecanismos de proteção e correção vitais ao nobreak. Não há riscos, desde que seja executado seguindo os padrões de trabalho com eletrônica.

OBS 2: Essa alteração pode antecipar a atuação do controle de sobrecarga (NÃO ENTENDER QUE VAI DAR SOBRECARGA, ELE VAI SOMENTE DESLIGAR MUITO ANTES DA POTÊNCIA TOTAL), por isso devem ser testados valores diferentes de resistor para cada carga máxima que se deseja usar. (mas como a função batery saver só preocupa somente quem tem objetos que consumam menos de 20% da carga, então isso não será problema para você que busca desativá-la definitivamente).

 

BUSCA POR INFORMAÇÕES

Buscando informações na internet, vi um tópico nesse mesmo fórum que me deu uma luz para prosseguir e resolver o problema. Não localizei o esquema eletrônico do meu modelo na internet, mas me vali de um semelhante, que usa o mesmo sistema, incluindo o mesmo código de numeração dos componentes.

 

Investigando o funcionamento, vi que o aparelho mede o consumo de saída com um transformador cujo primário é colocado em série com a carga e o secundário vai para um amplificador baseado nos operacionais do LM324:

 

SensorCorrente NET 4+.jpg

 

 

 

Assim, descobri empiricamente e de forma bem simples que apenas aumentando o nível de tensão DC no pino 4 do PIC  testando valores de resistores entre o +5v e a linha do pino 4 do PIC, pois os 5v são regulados e usar ele seria mais seguro, tendo em vista que a tensão no pino 4 do PIC não deve ultrapassar os 5v.

 

O valor de resistor que deu certo pra mim foi o de 47k . Liguei ele em paralelo com o diodo D10 (que protege o pino 4 do PIC contra valores maiores que 5v). Ao fazer isso, a tensão no pino 4 subiu suavemente para um valor adequado de modo a informar à programação do PIC que o consumo da saída está dentro dentro da faixa que faz o nobreak não desativar o inversor.

 

Aconselho que façam testes com resistores que vão desde 47k até  uns 100k! Depois deixe aqui para todos verem qual valor funcionou pra você. Sucesso.

 

Ainda é possível atuar junto ao IC6:C para aumentar o nível positivo de sua saída de modo a denotar mais carga à porta do PIC responsável pelo recebimento de indicação de carga. Fica a critério de quem quiser uma solução mais sensata e elaborada. Ao momento, fiz a solução mais rápida e igualmente eficaz para quem consome pouca energia do nobreak.

 

PROCEDIMENTO

Assim, basta soldar convenientemente um resistor de 47k sobre o diodo de proteção D10, pelo lado da solda dos terminais, na parte de cima da placa (não é nem necessário remover a placa para isso!) veja a foto:

 

esquemaN4.png

 

 

ONDE CONSEGUIR O MATERIAL

Além do ferro de solda e solda (materiais básicos) esse resistor pode ser adquirido em sucata eletrônica ou comprado por valores ínfimos em qualquer loja de eletrônica. E deve ser soldado pela face das ilhas onde os terminais dos componentes são soldados, dessa forma não atrapalha o contêiner das baterias. Após soldado, ficou assim:

 

 

Nobreak2.jpeg

 

E eis que ele funciona agora sem carga alguma até a autonomia proposta. veja o inversor funcionando sem desligar a mais de 1h:

 

 

Nobreak1.jpeg

 

RESULTADOS

Uso 2 equipamentos de rede (roteadores) e um telefone sem fio, o consumo total fica abaixo de 20w e minha autonomia esperada continuou sendo alcançada, dessa vez sem interrupções (no meu caso foi maior que 5h ! para esse consumo).

 

Fiquei realmente aliviado por não precisar trocar um nobreak desses, pois foi um alto investimento a 5 anos atrás.

 

Desfrutem todos desse tutorial não esquecendo de dizer se obtiveram êxito. Sintam-se livres para opinar, questionar e perguntar caso necessário.

Editado: por Dfabian
Melhoramento do texto.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Halysson disse:

Quando ainda não conhecia esse battery saver, lembro de ter passado um pouco de raiva até descobrir que a culpa era do bendito... quando descobri deu vontade de enfiar o nobreak na parede... a intenção da SMS era boa, porém as vezes mais atrapalhava do que ajudava.

 

Sem dúvidas amigo. Você fica impossibilitado de experimentar a autonomia do aparelho se o seu consumo baixar (mesmo momentaneamente) a menos do que a marca estipulada pelo projetista do aparelho e não pelo usuário...

Editado: por Dfabian
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...