Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise cooler master rs-380-pcar nao esta com 12v

Avalie este tópico:


James Nasa

Posts em destaque

boa noite

 

Amigos estou com a seguinte duvida nesta fonte:

 

1 - A saída do secundário tem 5 diodos e gostaria de saber em qual escala mediar Corrente Continua ou Corrente Alternada.

2 - A fonte esta apresentado 10v e não 12v o problema esta nos diodos ou nos capacitores eletrolíticos na saída dos 12V, 5v, 3,3v

 

 

grato

Editado: por James Nasa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte tem dois tl431, um da fonte stand by e outro da principal. Meça no pino 1 do da principal se tem 2.5v. Se tiver, o problema é algum resistor alterado ligado ao pino 1 (ou um capacitor com fuga entre os pinos 1 e 3). Se tiver menos que os 2v5, o defeito deve estar no lado primário.

 

Ps. Se mexer no trimpot, não consegue ajustar a saída pra 12v?

Editado: por zazulak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak vou trocar os 3 tl431 sendo que 1 principal e os 2 stand by e fazer a medição, pois no PWM PS229 esta com 10v na entrada e saída. quanto ao trimpot será que eh uma ajuste para 12v?  não tenho esquema desta fonte. Vou postando os resultados

Editado: por James Nasa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, James Nasa disse:

a minha dúvida eh em qual escala do multímetro uso para media a tensão nos diodos, escala alternada (AC) ou escala de corrente continua (DC)

Escala de tensão continua pra medir depois deles, e escala de diodos pra medi-los. O sinal antes deles só dá para ver com o osciloscopio.. um multimetro não dará nenhuma medição util ali. 

 

Mas nessa sua fonte os diodos estão ok, se tivesse algum em curto ela não ia permanecer ligada. Fonte com diodo de saída em curto no máximo dá um pequeno estalo na partida e se desliga.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/12/2018 às 23:35, James Nasa disse:

@zazulak Fiz a medição do TL431 principal e esta com 2,23v

Está mais baixa do que devia. Se esse 431 foi trocado e nada mudou, siga a linha do pino 3 dele. Ela deve chegar no catodo de um optoacoplador. Meça a tensão entre o anodo e catodo (pinos 1 e 2): deve estar próxima a zero. Se tiver a tensão nominal (cerca de 1 a 1,1v), tem alguém com fuga na linha do pino 3 do 431 ao terra. Se estiver menor que 1v, o defeito é no lado primário.

 

Ps. Que controlador pwm essa fonte usa na fonte principal?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@zazulak ps229 pwm e um circuito integrado no primário viper 22a lembra na foto que te enviei você tinha falado sobre o trimpot aumentei o ajuste e subiu para 12V mas depois que desligo o ajuste volta para 10v e fica oscilando desconfio que o trimpot esta com defeito.

Editado: por James Nasa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, vamos voltar à análise..

 

Nenhum destes dois integrados que você citou é o controlador da fonte principal: o TNY é da fonte stand By, e o ps229 é um supervisor.. ele não controla a fonte principal, apenas monitora as tensões e libera o sinal de Power good, e se alguma das tensões estiver fora da faixa de tolerância, manda a fonte desligar. Dê uma procurada na placa, pra achar o controlador da fonte principal (talvez ele seja um smd e esteja do lado de baixo).

 

Com 2,2v no pino de controle do tl431 da fonte principal, ele não deveria mandar nenhuma corrente para o opto, o que automaticamente faria o controlador da fonte principal trabalhar com largura de pulso máxima, o que deveria fazer as saídas subirem. 

 

PS. Quando ela estava funcionando, fora a saída de 12v com tensão abaixo do normal, como estavam as outras, especialmente a de 5v? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 08/01/2019 às 23:02, James Nasa disse:

@zazulak quando estava abaixo de 12v as outras tensões de 5v e 3v estavam normais com 5.30v e 3.30v encontrei este SMD 3843e deve ser este o controlador da fonte principal

Estranho.. quando acontece essa disparidade entre os 5 e os 12 (os 3.3 tem um regulador independente), e não é por causa de capacitores ruins no primário ou na saída, é por curto entre espiras na bobina toroidal. Essa fonte andou funcionando com a ventoinha travada? 

 

 

18 horas atrás, James Nasa disse:

@zazulak amigo a fonte parou de funcionar e esta em curto a linha do 5v e 3,3v não sei oque pode ser pois tem stand-by

Em curto entre si, ou as duas em curto com o terra? 

 

Se der ponha uma foto da parte de baixo da placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...