Jump to content
py1kwt

dúvida Dell CN-OKP561-70821 capacitor C552 em curto

Rate this topic

Recommended Posts

Olá ! estou com  esse pc Dell optiplex 330   que liga normalmente , porém  o capacitor ceramico C552  que trabalha  junto ao cooler do processador  esta em curto  ,  não permitindo o acionamento do cooler . Quero saber  a capacitancia  para subistitui-lo .  O código da MB é

CN-OKP561-70821-83K-G1FA  Algum colega tem esse esquema ,  ou sabe onde posso baixar ? já procurei no google e não encontrei

Edited by py1kwt
  • Like 1

mas sem critério nenhum ? 😲  não da pra  efetuar a troca de um componente baseado apenas  em seu tamanho !🤔  mas , mesmo assim , obrigado por responder !

Quando não temos nada de esquema, mas temos uma possibilidade de reparo, então o melhor a fazer é trocar por um de mesmo tamanho. Também faço e isso e dá certo. 

• Like 3

sim , claro...   vou   ver  o que faço por aqui e  postarei o resultado em breve . Obrigado aos  colegas que  responderam👍

15 horas atrás, py1kwt disse:

Olá ! estou com  esse pc Dell optiplex 330   que liga normalmente , porém  o capacitor ceramico C552  que trabalha  junto ao cooler do processador  esta em curto  ,  não permitindo o acionamento do cooler . Quero saber  a capacitancia  para subistitui-lo .  O código da MB é

CN-OKP561-70821-83K-G1FA  Algum colega tem esse esquema ,  ou sabe onde posso baixar ? já procurei no google e não encontrei

Amigo, capacitores cerâmicos smd, não contém informação na pcb, coloque um do mesmo tamanho, de preferência com a aparência clara ( os escuros geralmente estão saturados e com resistência alterada ).

• Like 1

Em 24/11/2018 às 15:19, py1kwt disse:

sim , claro...   vou   ver  o que faço por aqui e  postarei o resultado em breve . Obrigado aos  colegas que  responderam👍

@py1kwt certo amigo ficamos no aguardo !

Sempre troco por um capacitor do mesmo tamanho e nunca tive problemas, você pode tentar deixar sem também que geralmente funciona. A maior parte dos capacitores são em paralelo para funcionar como filtro de ruídos jogando eles para o GND e melhorando a estabilidade do circuito. O maior problema é que o capacitor SMD não tem serigrafia e não tem como saber qual a sua capacitância se não houver o esquema elétrico para que seja consultado, trocando por um semelhante em aparência não se pode garantir que o filtro terá a mesma eficiência e muitos preferem deixar sem.