Jump to content
marciopb

resolvido Enermax Exxx Power 300 / CI

Rate this topic

Recommended Posts

Boa noite amigos, é mais pela experiência, estou me divertindo com um estabilizador da enermax, já gastei umas 2 horas para identificar na sua placa 4 transistor bc337 e 2 diodos 1N4148 com defeito (foi até divertido), no final me deparei com CI DIP8 Attiny25V com problema (Acredito ser uma BIOS ?), pego emprestado de outro aparelho e funciona normal, não consegui ler ele com gravador CH341A, gostaria de saber se tem algum gravador especifico e se tem esse CI para compra também, o estabilizador é barato mas é mais pela aprendizagem mesmo, obrigado.

Edited by zazulak

1 hora atrás, marciopb disse:

Boa noite amigos, é mais pela experiência, estou me divertindo com um estabilizador da enermax, já gastei umas 2 horas para identificar na sua placa 4 transistor bc337 e 2 diodos 1N4148 com defeito (foi até divertido), no final me deparei com CI DIP8 Attiny25V com problema (Acredito ser uma BIOS ?), pego emprestado de outro aparelho e funciona normal, não consegui ler ele com gravador CH341A, gostaria de saber se tem algum gravador especifico e se tem esse CI para compra também, o estabilizador é barato mas é mais pela aprendizagem mesmo, obrigado.

Ele é  um microcontrolador.. e tem um recurso de proteção de código  que não  deixa ele ser copiado. E, felizmente,  é bem dificil de pifar. 

Antes de decretar o óbito do attiny,  experimente jumpear os pinos 2 e 8, ligar o estabilizador,  desfazer o jumper com ele ligado e esperar alguns segundos. Se não  funcionar,  ele está queimado mesmo.  Se funcionar,  ele só  estava descalibrado. 

Nos outros modelos de estabilizadores enermax que usam o attiny25 o procedimento para recalibrar é  o mesmo. Inclusive algumas versões de placa saíram com um local para colocar um jumper para calibrar. 

Ps.  Veja se a alimentação dele está  ok 👌. Ela é  regulada por um zener de 5v1.

Edited by zazulak
Complemento
  • Like 1

This topic has more replies, but you'll need to be signed in to view them.