Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Brother MFC 7360N/ Liga mas não aquece a unidade Fusora

Avalie este tópico:


bdcosta

Posts em destaque

2 horas atrás, Alberto Rosa disse:

@bdcosta 

Muita calma nessa hora. rsrs

Vejamos o seguinte: o defeito neste momento é o mesmo quando pegou pra reparar ? pergunto pq, algo que possa ter feito, pode ter gerado um problema secundário.

Precisamos agora, mais que nunca, fazer uma análise mais detalhada no diagrama elétrico desta impressora. (aproveitar que temos)

Me informe o nome dos conectores que são interligados na placa lógica com a fonte.

Ex: Conector CN 102 interliga o CN XXX da lógica.

 

O defeito permanece o mesmo de quando eu peguei para reparar... Hoje eu vou estar fora o dia todo, mas vou tentar no retorno, desmonta-la e te passar as informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite e um feliz 2019 a todos!

 

Demorei a dar retorno mas, vamos la.

 

Comprei uma placa nova e ao instalar hoje e ligar a impressora: O defeito persiste!!! Eu deixei a impressora ligada na mensagem de auto diagnostico por quase meia hora, desliguei e liguei e nada, ela retorna para a mesma mensagem de auto diagnostico.

 

Agora mesmo que não sei mais o que pode ser nessa impressora. Ela esta com unidade de fusão nova e uma placa nova e sem funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alberto Rosa boa tarde. E uma boa tarde a todos do fórum.

 

Realizamos diversos testes na placa (original) da impressora, testes no CI, eu substituí o TRIAC da placa e ao retornar essa placa não apresentou um funcionamento normal. Lembro que você havia me pedido aonde iam os conectores da logica para placa fonte, porém, vieram as festas de fim de ano e eu tirei umas ferias e resolvi fazer a troca da placa por uma nova, acreditando ser o problema nesta placa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, bdcosta disse:

@Alberto Rosa boa tarde. E uma boa tarde a todos do fórum.

 

Realizamos diversos testes na placa (original) da impressora, testes no CI, eu substituí o TRIAC da placa e ao retornar essa placa não apresentou um funcionamento normal. Lembro que você havia me pedido aonde iam os conectores da logica para placa fonte, porém, vieram as festas de fim de ano e eu tirei umas ferias e resolvi fazer a troca da placa por uma nova, acreditando ser o problema nesta placa fonte.

Por isso te pergunto, lá da lógica vem o sinal pra habilitar o fusor: checou ?

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alberto Rosa disse:

Por isso te pergunto, lá da lógica vem o sinal pra habilitar o fusor: checou ?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Chequei sim, se não me engano, respondi por aqui, que não chegava tensão nesse pino e o resistor esta normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alberto Rosa disse:

@bdcosta Só me resta afirmar que o teu problema é na lógica e, se ja tinhas visto que não tinha essa tensão, seria a primeira coisa a trocar.

@Alberto Rosa reli aqui todos os posts e realmente eu não comuniquei que naquele ponto não tem tensão ( não chega nem 12V, nem 110v) Vou verificar aonde fiz a aquisição da placa fonte se eles possuem a logica para que eu possa trocar com eles. Assim que eu tiver uma definição com essas placas, darei o retorno aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, bdcosta disse:

@Alberto Rosa reli aqui todos os posts e realmente eu não comuniquei que naquele ponto não tem tensão ( não chega nem 12V, nem 110v) Vou verificar aonde fiz a aquisição da placa fonte se eles possuem a logica para que eu possa trocar com eles. Assim que eu tiver uma definição com essas placas, darei o retorno aqui.

Naquele ponto não chega 110v, é um sinal de 3.3 ou 5v  se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Buenas,

 

antes de declarar o óbito da placa lógica, seria interessante verificar se a fonte está mandando o sinal de passagem por zero da tensão de entrada (na placa da fonte é identificado como AC_ZEROX ou ZC_OUTPUT, dependendo de qual fonte a sua impressora usa). Se a fonte não enviar esse sinal para a placa lógica, a lógica não libera o sinal de acionamento do fusor nem por decreto...

 

Pelo que você citou lá no início do tópico, a fonte dessa sua impressora é a Delta EDPS-62. Nas impressoras que usam essa fonte, na sequencia de inicialização primeiro a lógica manda acionar o relé, e aí com o relé acionado a lógica passa a receber (pelo pino 1 do CN102 da fonte) a amostra de tensão da entrada, e aguarda a passagem por zero para acionar o triac que alimenta a lampada do fusor. 

 

Uma forma de ver se o sinal de passagem por zero está ok é monitorar com o osciloscópio o sinal no pino 1 do CN102 da fonte. Ali tem que ter um pulso positivo a cada semiciclo da rede.. isso com o relé acionado.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

antes de declarar o óbito da placa lógica, seria interessante verificar se a fonte está mandando o sinal de passagem por zero da tensão de entrada (na placa da fonte é identificado como AC_ZEROX ou ZC_OUTPUT, dependendo de qual fonte a sua impressora usa). Se a fonte não enviar esse sinal para a placa lógica, a lógica não libera o sinal de acionamento do fusor nem por decreto...

 

Pelo que você citou lá no início do tópico, a fonte dessa sua impressora é a Delta EDPS-62. Nas impressoras que usam essa fonte, na sequencia de inicialização primeiro a lógica manda acionar o relé, e aí com o relé acionado a lógica passa a receber (pelo pino 1 do CN102 da fonte) a amostra de tensão da entrada, e aguarda a passagem por zero para acionar o triac que alimenta a lampada do fusor. 

 

Uma forma de ver se o sinal de passagem por zero está ok é monitorar com o osciloscópio o sinal no pino 1 do CN102 da fonte. Ali tem que ter um pulso positivo a cada semiciclo da rede.. isso com o relé acionado.

 

 

 

Interessante @zazulak  uma informação muito importante  para análise da sequência de start da placa. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak e @Alberto Rosa  

 

Eu na época, cheguei a colocar uma placa de fonte baixa nova que eu comprei para testar na impressora e mesmo assim, ela permaneceu com erro de inicial que nos direcionou para a placa logica. 

Infelizmente eu não possuo osciloscópio para fazer a analise do sinal, mas agradeço muito a ajuda e sei que todo comentário, só engrandece para a resolução do problema, se não for para mim, com certeza sera para outro membro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...