Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte / Ga-q77m-d2h rev 1.0/ liga, não dá video e reinicia looping

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite, estou com uma placa Ga-q77m-d2h rev 1.0 na bancada, os sintomas são, máquina liga, gira cooler, sem vídeo, quando removo as memórias fica bipando, quando recoloco a memória volta ao problema inicial, gira cooler, e fica reiniciando em looping sempre. Não emite nenhum som quando as memórias estão no lugar.

 

Testei com outra memória.

Efetuei a troca do processador inclusive de modelo inferior.

Testei a pilha que está com 3v.

Removi do gabinete e está sendo ligada com o mínimo de recursos, apenas processador e memória.

Testei com outra fonte.

Regravei Bios com mais de uma versão sendo aqui do fórum e também versão mais recente do fabricante.

Sem a memória encontro todas as tensões, primárias e secundárias.

 

Gostaria de ajuda dos amigos mais experientes para encontrar e resolver este problema.

 

Agradeço!!!!

 

 

 

Eu corri atrás até conseguir o datasheet da placa e postei aqui no fórum. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SDTech  Pino 68 fica em 3.3v com a placa já startada, lembrando que ela liga, gira o cooler, e depois de uns 3 segundos desliga e volta a ligar sozinha.

Pino 116 fica em 3.3v constate, basta deixar ela energizada.

 

 

 

Em 04/12/2018 às 07:08, SDTech disse:

@lord-zeus Tensões dos pinos 116 e 68 do sio ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SDTech  ok, vamos lá.

 

Pinos 120 e 240 = 0,75v

todos os pinos do VDD estão com 1,51v

pino 168 = 1.51v

1 e 67 = 0,75v

 

pino 118 SCL = 3.3v

pino 238 SDA = 3.3v

pino 236 VDDSPD = 3.3v

 

Medindo diretamente no slot da memória.

Editado: por lord-zeus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SDTech Boa noite, vamos lá. Sim, liguei a memória em slots diferentes e mesma coisa,  com a memória fica cooler ligado por alguns segundos, desliga e liga sozinho. Sem memória se mantém ligado, se eu deixar o speaker ele fica bipando direto, a placa mãe está usando o IT8728F, infelizmente não possuo o osciloscópio. Até cheguei a regravar mais uma vez a Bios com arquivo aqui do fórum inclusive, gravei com o status de OTP e sem OTP, mesma coisa, ele chega a energia na bios e nos demais locais, com a memoria e quando reseta morre e volta quando ela liga, e quando está sem a memória, bipando, consigo medir tudo pois permanece as tensões. Acha que existe algum componente que eu poderia tirar para "matar" "isolar" alguns pontos para quem sabe tirar o possível curto e tentar ir ativando os componentes e assim quem sabe chegar ao ponto problemático. Caso precisar fonte assimétrica eu tenho. Agradeço demais a ajuda, afinal duas ou mais cabeças resolvem problemas mais facilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia é tentar seguir a sequência de power com a memória, pra ver até onde está sendo interrompida. Pinos 102 e pino 108 do sio, veja se surge esses sinais qdo press power.

Quando eu não tinha osciloscópio, tive a idéia de comprar aqueles testadores de slot q simula a ram, ajuda com os pontos luminosos, vc tem uma ideia de onde parte a falha. Pode ser a falha de comunicação nos pontos RAS, WE e CAS, aí somente com scope ou o (tester slot ram). Pois pelo os relatos tudo indica ser no circuíto das ram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SDTech Tenho desses simuladores sim, porém no modelo sem led, tenho o que encaixa no lugar do processador, memória, e aqueles que marcam o post, vou dar uma olhada com eles, porém essa placa sem processador geralmente nem roda cooler, pelo que lembro algumas placas mais novas nem dão start. Mas vou fazer mais alguns testes nela. descartei a bios já pois ela reconhece que não tem memória e fica bipando, porém testei os pinos da memória como você me pediu e parece que chega as tensões nela. Mas vou testar os pontos que você sugeriu. Valeu por toda força que tem dado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SDTech Então os pinos que comentasse 102 e 108 estão com 0.71v.

 

Para o teu entendimento o Gate do Q28 olhando no esquema, tem que ter qual tensão ? O dreno dele tem 1.5v, o source tem 1.1V mas no gate bate 3.3v.  Logo ao lado no esquema tem um 12V, e esse componente pelo que vi no datasheet dele é para trabalhar com até 30v. O que achas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem a memória a sequencia de códigos é esta do link que vou deixar abaixo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Realmente estou achando bem estranho. Estive olhando o esquema em bloco dessa placa e me perguntei, não poderia ser o socket do processador ?

 

O que acham?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, lord-zeus disse:

@SDTech Então os pinos que comentasse 102 e 108 estão com 0.71v.

 

Para o teu entendimento o Gate do Q28 olhando no esquema, tem que ter qual tensão ? O dreno dele tem 1.5v, o source tem 1.1V mas no gate bate 3.3v.  Logo ao lado no esquema tem um 12V, e esse componente pelo que vi no datasheet dele é para trabalhar com até 30v. O que achas?

está ok o circuito.

10 horas atrás, lord-zeus disse:

Sem a memória a sequencia de códigos é esta do link que vou deixar abaixo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Realmente estou achando bem estranho. Estive olhando o esquema em bloco dessa placa e me perguntei, não poderia ser o socket do processador ?

 

O que acham?????

Pode sim.Vc tem um tester cpu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Bom dia, com o cenário processador, memória e placa post, marca até o 72 e ela desliga e religa, ficando nesse looping. sem a memória, fica no post codigo 53. Bipa por 30 segundos bem rápido e 3 bips longos no final igual ao áudio que postei antes. Se coloco um processador Fake, e apenas energia da fonte, e tento dar start, só pisca e desliga. Quando tento com a fonte apenas energizada, testar qualquer pino no CPU Fake, não tem nenhuma tensão por lá. Notei que o Dl6 não tem nenhuma tensão, em nenhum momento. @SDTech Pino 1 do IT8728 tem 1.05v. No Dq13 tem 12v no dreno, porém gate e source sem nenhuma saída, DL6, Dq14 e Dq15 sem nenhuma tensão também. DEC3 12v. Penso que o problema só pode estar nessa linha. O que sugerem ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...