Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Sony - PCG-8115L / MBX - 235 - M932 / Não carrega a bateria.

Avalie este tópico:


Jack O'Neo

Posts em destaque

Olá, deu entrada o supracitado, acompanhado de bateria nova adquirida pelo parceiro.

Apesar de funcionar corretamente quando apenas no carregador ele não reconhecia ou carregava a bateria, mas funcionou corretamente com a bateria nova quando ainda tinha carga segundo relato do parceiro.

 

A primeira coisa que fiz foi resetar a proteção PJ15 ao lado dos slots de memória, feito isso a placa carregou normalmente a bateria uma única vez, ao remover o carregador e colocar novamente ela apresentou curto na entrada. (PS: Acredito que só funcionou pois quando chegou a bateria nova já estava 100% descarregada.)

Procurando o curto encontrei PQ6 chaveador de alta da fonte do charger passando 19V direto para a bobina da bateria, testados PQ6 e PQ8 (chaveador de baixa da fonte do charger) fora da placa PQ6 apresentou curto entre dreno e source, e PQ8 apresentou fuga, e foram ambos substituídos por FDC693N (a marcação no componente é 694AN) que são equivalentes.

Feito novo reset na proteção PJ15 e o curto total na entrada sumiu, mas aleatoriamente dava um pico de consumo máximo da assimétrica e voltava aos 230 mA normais da placa sem carregar a bateria e desligada, isso aí me mostrou que a bateria agora estava sendo reconhecida mas que ao iniciar a carga acontecia algum problema.

Analisei o charger pino a pino e não encontrei nada errado com ele apenas com o carregador conectado, como havia indício de oxidação em um dos lados dele, ressoldei só por desencargo de consciência, tudo continuou como antes.

Eu sabia que o comutador da bateria estava ok pois quando inserida a bateria nova ainda com carga pelo parceiro apesar de não reconhecer e não carregar, o notebook funcionou normalmente.

Parti para análise dos mosfets da entrada da placa e encontrei PQ1 e PQ2 ambos danificados, PQ1 apresentava fuga aleatoriamente testando repetidamente depois de uns 3 a 5 minutos é que fui capaz de ver a fuga, e PQ2 tinha curto entre todos os seus terminais, a princípio não entendi como na análise do charger poderia ter deixado isso passar, algo que ficou claro quando prestando atenção ao esquema reparei no R9 10k, como ele separa o gate de PQ2 do pino 4 do charger responsável por seu acionamento quando o charger fornecia 0V no pino 4 para acionar os mosfets tipo P da entrada, o PQ1 hora funcionava ok e hora apresentava a fuga, e o R9 permitia que houvesse no gate de PQ2 19V, ficando aterrado no pino 1 apenas já que todos os pinos do PQ2 estavam em curto no pino 2 do resistor haviam os 19V da entrada.

PQ1 e PQ2 foram então substituídos por FDS6681Z que é um tipo P 30V 20A um pouco mais parrudo que os originais da placa.

Com isso o reparo da placa foi concluído.

 

Pesquisei no fórum para ver se alguém já tinha postado esta solução e encontrei uma versão mais simples do problema neste tópico, eu sempre dou azar com essas coisas, impressionante, hhehehehe, de qualquer forma como o defeito é similar acredito que vale apena sempre tentar resolver como ele resolveu inicialmente, apenas com a troca do PQ1 E PQ2, mas também não custa verificar os outros componentes que mencionei para garantir que não vai ter retorno né?  

 

O esquema que mostrou compatibilidade para a análise, foi o da M931 mbx - 215 postado neste tópico abaixo, embora tenhamos outros no fórum que dizem ser compatíveis também, este tem placa de vídeo dedicada, os outros não tinham.

 

Boa sorte, abraços. ;D 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...