Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como alimentar um aspirador Dyson V6 sem a bateria?

Avalie este tópico:


personagem

Posts em destaque

Boa noite, pessoal!

 

Desculpem a pergunta leiga. É a minha primeira mensagem e não tenho nenhuma experiência com eletrônica. Minha curiosidade está começando apenas agora.

 

Vou explicar meu problema doméstico para ver se vocês conseguem me ajudar a solucioná-lo.

 

Tenho um aspirador de pó Dyson V6 Animal (que recomendo fortemente!). É uma máquina importada (e cara). Ele não está respondendo e, como o led da bateria sequer está acendendo quando na tomada, acredito que ela seja o problema. Numa busca rápida não encontrei assistência técnica aqui no Rio. Cheguei a deixar numa loja aqui perto de casa, mas eles devolveram sem sequer dar um diagnóstico.

 

Tenho um irmão que mora nos EUA e eventualmente vem ao Brasil. Ele poderia facilmente trazer uma nova bateria e resolver o problema. Acontece que eu gostaria de saber se o problema é realmente e apenas a bateria (pois a mesma, mesmo lá fora, é cara, e eu não gostaria de comprar uma e descobrir que a compra foi inútil). Para tal, uma solução na qual pensei para descobrir o problema seria alimentar o aspirador diretamente pela rede elétrica. Por mais leigo que eu seja, tenho consciência de que se eu puxar um fio da tomada e ligar nos terminais de encaixe da bateria, muito provavelmente vou explodir o aparelho. Imagino que eu precise de uma fonte e, se é este o caso, gostaria de saber qual a especificação da mesma.

 

A minha ideia é fazer a coisa de improviso, uma vez que é só para testar mesmo. Assim, se uma fonte mais fraca, de algum outro aparelho que eu já possua, conseguir passar energia suficiente para fazer funcionar o aspirador, mesmo que de forma deficitária, já será o suficiente para saber que o mesmo está funcionando e me deixará seguro para encomendar a bateria.

 

Vou postar abaixo uma foto da etiqueta da bateria e da fonte de alimentação do próprio aparelho para que vocês possam saber quais especificações devo buscar na fonte, e com que margem para mais ou para menos.

 

Valeu!

 

WhatsApp Image 2018-12-08 at 23.13.42.jpeg

WhatsApp Image 2018-12-08 at 23.14.08.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente a tensão da bateria não é 6v , e sim 21.6v.

Tem uma diferença de 5v, mas tudo bem, não existe circuito delicado. 

Dá tranquilo para ultiliza-lo.

teste com multímetro se existe essas voltagens na saída da bateria e no do carregador.

Se existir tensão na bateria, e o aparelho não ligar, provavelmente o aspirador está com defeito.

Pra fazer ligação direta sem bateria, você precisará de um conector fêmea compatível com o do carregador.

As duas barras laranja representa o encaixe do aspirador, onde a bateria conecta.

 

Sin título-1.jpg

Editado: por XKing Infinityx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O problema que vejo é que a corrente de 16A será difícil de encontrar em outra fonte. 21v creio ser fácil de conseguir até mesmo em fontes que alimentam notebook. 

Verdade, nem olhei a corrente...

A fonte de notebook acho que é insuficiente, 19v x 5A = 95W

Bom... o aparelho consome 350W de potência.

O que o camarada pode fazer é usar um transformador com ponte retificadora e alguns filtros.

Porém, acho que ele não vai saber fazer.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a bateria, talvez saia mais em conta você abrir e trocar as células. Pela descrição e tamanho, são seis células 18650 em série. Bateria de ion de lítio é assim mesmo: a tensão nominal é cerca de 3,6 volts por célula, mas a tensão de carga é uns 4,2v por célula, por isso a fonte tem que fornecer uma tensão maior. 

 

Geralmente esses packs de bateria com várias células tem um circuito que desconecta a bateria se a tensão cair abaixo do mínimo. Aí ela não carrega ao conectar o carregador. Nesse caso, só abrindo a bateria e medindo célula por célula. Inclusive em alguns casos dá pra ressuscitar uma célula descarregada carregando-a individualmente. Pra isso você pode usar uma fonte de 5v com um diodo em série para proporcionar uma leve queda de tensão. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, pessoal!

 

Falei com uns técnicos que prestam serviço no meu trabalho e vamos fazer o teste com duas baterias de 12 volts. A corrente é menor que o necessário (não lembro agora quanto), mas é só mesmo para fazer o teste.

 

Tendo certeza de que o problema é a bateria, vou providenciar logo uma nova. Ainda assim, vou tentar abrir a antiga pra fazer as medições que o colega zazulak sugeriu. Quem sabe não consigo aproveitá-la? 

 

Depois posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...