Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Aspire E1-572 / LA-9532P REV. 1.A/ Ligando e desligando video somente externo

Avalie este tópico:


SergioPMJunior

Posts em destaque

Boa Tarde!

 

Chegou esse notebook aqui que havia molhado, hora desligava em torno de 10s de funcionamento hora permanecia ligada, não subia vídeo na tela, conectei ao monitor externo e percebi que havia vídeo, limpei as áreas que havia marcas de liquido, esssa placa tem 3.3v, 5v 1.3v e 1.0v, após a regravação da bios a maquina não deus mais image no monitor externo e notei o u42 esquentando que é um IT6511FN, gostaria da ajuda de vcs para descartar a possibilidade de ser algum curto na linha do u42 que esta fazendo com que ele aqueça. Efetuei a substituição do IT6511FN, nas bobinas tenho 3.3 e os 5v, mas agora a maquina não gera video externo, e tenho somente 1v no pino e 8 da bios, sera que poderia ser algo na linha +3vs?

@wjinformatica @SDTech @fabiano.julio

Editado: por SergioPMJunior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SergioPMJunior primeiramente se a placa der vídeo no externo, descarte a possibilidade de gravar a bios pelo menos até fazer uma analise minuciosa da placa.

segundo sua explicação esta meio complicada você quer ajuda para saber se é ou não problema no u42 que é o IT6511fn pois não tens o mesmo para a troca e logo em seguida você diz que trocou ele

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui reabrir o post, que já estava como resolvido, abri um novo e me esqueci de apagar este trecho da descrição do problema, ele chegou fiz a troca hj so que liga sem gerar imagem tanto no externo como no interno @wjinformatica

Editado: por SergioPMJunior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SergioPMJunior disse:

pino 8: 5v pino 14:1v 

Algum componente tá contribuindo pra q essa voltagem esteja abaixo de seu valor correto

 

39 minutos atrás, SergioPMJunior disse:

3 - 5v, 5 - 3v

sinais de habilitações presentes, conforme @wjinformatica solicitou a comprovação. J36 existe na placa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SergioPMJunior disse:

3 - 5v, 5 - 3v

tendo as tensões de habilitação creio que seja um problema mesmo no u11

ressolde ele amigo já que houve uma umidificação da placa caso não resolva 

faça um jumper do pino 3valwins para o 3vs e ve como a placa se comporta

 

Editado: por wjinformatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que muitos técnicos ignoram o procedimento de lavar a placa após cair liquido, preferem correr o risco de limpar somente o setor aonde o liquido foi derramado com álcool isopropílico e nada mais. 

Aqui no laboratório eu lavo a placa novamente com agua corrente, detergente liquido neutro e escova anti-estática. Após isso eu deixo em uma estufa por duas 2 horas na temperatura de 120c graus, pra depois fazer inspeção visual e procurar pontos de oxidação.

Nessa temperatura alem de ajudar a desumidifica a placa, ajuda também a limpar o zinabre que fica por baixo do chipset e nos contatos dos componentes!

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, wjinformatica disse:

tendo as tensões de habilitação creio que seja um problema mesmo no u11

ressolde ele amigo já que houve uma umidificação da placa caso não resolva 

faça um jumper do pino 3valwins para o 3vs e ve como a placa se comporta

 

Ressoldei não resolveu, o mesmo continuou ente 1 e 1.3v, fiz o jumper, do pino 1 ao J36, os 3.3v passou a chegar nos pinos 1 e 8 da bios, só que a placa  fica em torno de 5 segundos ligada e desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, SDTech disse:

Nesse caso se ele for um jumper conforme descrito no esquema, abra ele, identifique o pad q sai do u11, é o mesmo processo d levantar a bobina. Vamos ver o q ocorre

Abri o Jumper, tenho 1.3v agora nos pinos 1 e 8 da bios, nos pinos 13 e 14 do u11 tenho os 3.2v, no jumper aberto, tando de um lado como do outro tenho 1.3v. A placa agora liga e permanece ligada sem video tanto interno como externo, consumo da fonte assimetrica 0.02A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para tudo. Veja bem, se abriu o jumper j36...e surgiu 3.3v, não deveria haver tensão alguma no outro lado do pad, observe a figura abaixo. Minha suspeita é q há curto na linha de +3.3vs. Então seria sensato injetar tensão inicial de 1v e ver o consumo, mas com a informação de que tem 1,3v circulando aí (não sei como), mas foi o q vc informou. Daqui ão podemos duvidar, apenas nos certificarmos de tal informação, solicitando teste com outro multimetro, repetições de medições.

la9532p.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, SDTech disse:

Para tudo. Veja bem, se abriu o jumper j36...e surgiu 3.3v, não deveria haver tensão alguma no outro lado do pad, observe a figura abaixo. Minha suspeita é q há curto na linha de +3.3vs. Então seria sensato injetar tensão inicial de 1v e ver o consumo, mas com a informação de que tem 1,3v circulando aí (não sei como), mas foi o q vc informou. Daqui ão podemos duvidar, apenas nos certificarmos de tal informação, solicitando teste com outro multimetro, repetições de medições.

la9532p.png

Então jumper aberto e tenho continuidade do outro lado normalmente como se estivesse fechado!

unnamed.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...