Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Epson L355 - puxa a folha mas ejeta sem imprimir

Avalie este tópico:


zazulak

Posts em destaque

Buenas, 

 

Estou com um pepino (e do grosso) numa Epson L355. Ao mandar imprimir ou copiar, ela puxa o papel normalmente, mas em vez de imprimir ela faz alguns movimentos pra frente e pra trás, ejeta a folha sem imprimir e sinaliza erro. 

 

A alegação do cliente é que o defeito é na placa lógica (inclusive ela já esteve em outra assistência onde foi trocado o sensor do papel e não resolveu).

 

Mas, acredito que a placa esteja ok, porque se  eu tapar a passagem de luz do sensor ou segurar o "bracinho" na posição que ele fica quando tem papel, o sintoma muda. Testando o sensor fora da placa (injetando uma corrente no Led e medindo o foto transistor na escala de diodos com e sem interrupção da passagem de luz), ele está perfeito. E, até onde consegui seguir na placa o sinal vindo do sensor, ele está chegando normalmente. 

 

Pensei em falha no encoder do motor do papel, mas aparentemente ele está ok também, porque o motor não dispara, como costuma acontecer quando ele não manda sinal para a placa. Não pude checar os sinais com o osciloscópio porque não recolhi a impressora ainda (estava tentando consertar no cliente, que também é assistência técnica). 

 

Alguém já pegou esse defeito e conseguiu resolver? Pesquisei aqui e em alguns outros fóruns e vi casos até de a impressora ser condenada por causa desse defeito 😕

 

 

Editado: por zazulak
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak 

O erro pode estar relacionado ao carro de impressao. Nas epson, se a correia do carro esta muito esticada, com pouca graxa ou se porventura tem um pedaço minusculo de papel na movimentação do carro, ja é o suficiente para sinalizar a placa lógica que existe algum problema. Entao a impressora larga o papel em branco e apresenta erro. Qualquer força a mais que o carro precisa fazer ja nao funciona. 

Qual o erro que apresenta no status monitor nobre? O carro nem faz o movimento de impressao, correto?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Alberto Rosa disse:

@zazulak Realmente é um defeito sinistro.

Acho que em campo não seja o melhor pra tentar reparar.

Já tentou regravar a bios dessa placa ?

Eu já resolvi um caso semelhante onde o carro estava louco andando de um lado pra outro sem comando.

 

Opa, nem tinha reparado que tem uma flash SPI na placa dela. Amanhã vou lá com o gravador e vou regravar a danada. O firmware dela se acha aqui no fórum? 

 

3 horas atrás, Shrimp_Green disse:

@zazulak 

O erro pode estar relacionado ao carro de impressao. Nas epson, se a correia do carro esta muito esticada, com pouca graxa ou se porventura tem um pedaço minusculo de papel na movimentação do carro, ja é o suficiente para sinalizar a placa lógica que existe algum problema. Entao a impressora larga o papel em branco e apresenta erro. Qualquer força a mais que o carro precisa fazer ja nao funciona. 

Qual o erro que apresenta no status monitor nobre? O carro nem faz o movimento de impressao, correto?

O carro se movimenta aparentemente de forma normal. Só numa das vezes que liguei ela ele bateu no canto. 

 

3 horas atrás, Manin Warleyy Tavares disse:

tenta da uma limpada n enconder , se nao resolver de fato seria melhor trocar a placa para teste.

Limpei tanto o do carro como o rotativo, mas nada mudou. Não tenho nenhuma placa boa pra teste, só uma queimada do mesmo modelo, de onde vou tentar copiar o conteúdo da flash. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

ola Vou injetar minha opinião.
Quando a impressora é recebida na oficina, é importante conhecer algumas informações que podem nos guiar e não perder tempo.
por que digo isso ... porque muitas vezes o cliente mente para nós ou não nos diz toda a verdade.
nos mais de 20 anos que estou na questão do reparo da impressora. Eu reconheço onde eles foram ou o que eles fizeram pelo cheiro dos produtos que a máquina traz.
uma inspeção ocular me alerta que eles estavam manouseando.
  se analisarmos os estágios anteriores que a equipe faz antes de dar a ordem para imprimir e eles passaram no teste. ao dar a ordem de imprimir e fazer esses movimentos, eles já me indicam que poderíamos estar na frente de uma cabeça curta ou danificada.
porque você diz que pega a folha, mas eu entendo que ela não executa todos os movimentos como se estivesse imprimindo, mas retorna a folha e marca o erro. Para minha humilde opinião, eles já tentaram desentupir a cabeça. verifique os flats e veja se há sinais de mãos mágicas. ao tentar desentupir a cabeça lá eles danificaram

Conte-nos como foi. Saudações da Argentina e feliz ano!

 

Editado: por carloslicata
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 28/12/2018 às 01:07, carloslicata disse:

ola Vou injetar minha opinião.
Quando a impressora é recebida na oficina, é importante conhecer algumas informações que podem nos guiar e não perder tempo.
por que digo isso ... porque muitas vezes o cliente mente para nós ou não nos diz toda a verdade.
nos mais de 20 anos que estou na questão do reparo da impressora. Eu reconheço onde eles foram ou o que eles fizeram pelo cheiro dos produtos que a máquina traz.
uma inspeção ocular me alerta que eles estavam manouseando.
  se analisarmos os estágios anteriores que a equipe faz antes de dar a ordem para imprimir e eles passaram no teste. ao dar a ordem de imprimir e fazer esses movimentos, eles já me indicam que poderíamos estar na frente de uma cabeça curta ou danificada.
porque você diz que pega a folha, mas eu entendo que ela não executa todos os movimentos como se estivesse imprimindo, mas retorna a folha e marca o erro. Para minha humilde opinião, eles já tentaram desentupir a cabeça. verifique os flats e veja se há sinais de mãos mágicas. ao tentar desentupir a cabeça lá eles danificaram

Conte-nos como foi. Saudações da Argentina e feliz ano!

 

Fiquei curioso! Conseguiu novidades @zazulak ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/12/2018 às 19:23, zazulak disse:

Opa, nem tinha reparado que tem uma flash SPI na placa dela. Amanhã vou lá com o gravador e vou regravar a danada. O firmware dela se acha aqui no fórum? 

 

O carro se movimenta aparentemente de forma normal. Só numa das vezes que liguei ela ele bateu no canto. 

 

Limpei tanto o do carro como o rotativo, mas nada mudou. Não tenho nenhuma placa boa pra teste, só uma queimada do mesmo modelo, de onde vou tentar copiar o conteúdo da flash. 

caro amigo, com essa informação "O carro se movimenta aparentemente de forma normal. Só numa das vezes que liguei ela ele bateu no canto", acho que da para matar esse defeito.

peguei uma com um erro semelhante ao seu.

no meu caso foi resolvido com a troca do cabo flet carro de impressão.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...