Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise AMD - XFX RADEON HD 6970 - com o Cooler em 100% e nao dar Video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal apos uma queda de energia o pc voltou a ligar 

mais a placa de video esta com o cooler em 100% e nao gera video 

parece ate uma turbina de aviao 

peco a ajuda a todos como proceder e achar o problema dela lembrando que estou fazendo um curso de eletronica e sou novato no ramo

peco que me ajudem me indicando como testar as partes para achar o defeito 

obrigado a todos e cada dia que passo aqui no forum aprendo ainda mais com todos voces obrigado 

fico no aguardo

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, claudio cortez disse:

pode ter corrompido a bios ou deu problema em algum mosfet faça as mediçoes 

poderias me indicar onde faco esses testes amigo para que eu possa testar sou leigo e to aprendendo aos poucos tenho nocao mais ainda nao tenho a experiencia 

e como proceder o teste pode me ajudar me indicando nas fotos e o como faco o teste

tenho um multimentro H2090

WhatsApp Image 2018-12-12 at 13.45.07(1).jpeg

WhatsApp Image 2018-12-12 at 13.45.07.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, claudio cortez disse:

pode ter corrompido a bios ou deu problema em algum mosfet faça as mediçoes 

ola boa tarde fiz as medicoes na entrada de energia da fonte estao ok nao ta em curto, testei a entrada da pci estao ok os 3.3v e os 12v 

onde posso testar mais as medicoes???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, XKing Infinityx disse:

O chip esquenta?

Tem tensão nas bobinas?

Teste todos os fusíveis, para ver se não há algum aberto, se houver, veja se não tem curto de ambos os lados.

Faça isso nas bobinas SMD também.

o chip esquenta. = ok

tem tensoes nas bobinas = ok

bobinas SMD = Ok

 

placa mae Bipa normal mais nao gera Video , 

placa de video na pci express e a placa mae liga normal bipa mais nao gera video.

 

como faco para testar fusivel, e indentificar eles na placa tem alguma nomeclatura que eu possa seguir e testar 

 

 

Editado: por Rafael Sena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rafael Sena disse:

o chip esquenta. = ok

tem tensoes nas bobinas = ok

bobinas SMD = Ok

 

placa mae Bipa normal mais nao gera Video , 

placa de video na pci express e a placa mae liga normal bipa mais nao gera video.

 

como faco para testar fusivel, e indentificar eles na placa tem alguma nomeclatura que eu possa seguir e testar 

 

 

Geralmente os fabricantes colocam a serigrafia escrito "F", porém, além dos fusíveis existe os resistores de 0 hms, chamados de fusistores.

Tem também o resistores comuns, por exemplo 3R3, 2R2, 000, 0... ( R é o mesmo que vírgula, tipo, 3r3 = 3,3 Ohms ), eles também dão muito problema.

O fusível / fusistor / bobina se comporta da mesma forma, conduz de um lado para o outro sem resistência ( exceto o fusistor que tem uma resistência maior ), com o multímetro, tem que medir entre 0 ~ 3 Ohms de uma lado para o outro, ele tem uma tolerância em relação à amperagem, se rompem, caso haja um curto, evitando perda total da placa.

Bom... segue alguns exemplos de fusíveis na imagem abaixo, porém existe muitos exemplos, não tem como te mandar todos, use a lógica, veja o diferencial deles para os outros componentes.

HTB11oNwSpXXXXbmXXXXq6xXFXXXI.jpg

Produto15495.grande.1f3939c2c1a663a14663201748d7545b.jpg

Editado: por XKing Infinityx
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, XKing Infinityx disse:

Geralmente os fabricantes colocam a serigrafia escrito "F", porém, além dos fusíveis existe os resistores de 0 hms, chamados de fusistores.

Tem também o resistores comuns, por exemplo 3R3, 2R2, 000, 0... ( R é o mesmo que vírgula, tipo, 3r3 = 3,3 Ohms ), eles também dão muito problema.

O fusível / fusistor / bobina se comporta da mesma forma, conduz de um lado para o outro sem resistência ( exceto o fusistor que tem uma resistência maior ), com o multímetro, tem que medir entre 0 ~ 3 Ohms de uma lado para o outro, ele tem uma tolerância em relação à amperagem, se rompem, caso haja um curto, evitando perda total da placa.

Bom... segue alguns exemplos de fusíveis na imagem abaixo, porém existe muitos exemplos, não tem como te mandar todos, use a lógica, veja o diferencial deles para os outros componentes.

HTB11oNwSpXXXXbmXXXXq6xXFXXXI.jpg

Produto15495.grande.1f3939c2c1a663a14663201748d7545b.jpg

teve dois capacitor smd queimado, eu os removi e ainda continua em 100% e sem dar video o capacitor esta inteligado entre a pcb eu devo remover os de baixo tbm ou so os de cima que estao queimados ??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Rafael Sena disse:

teve dois capacitor smd queimado, eu os removi e ainda continua em 100% e sem dar video o capacitor esta inteligado entre a pcb eu devo remover os de baixo tbm ou so os de cima que estao queimados ??

 

Se você removeu e ainda está em curto, fica meio complicado agora, a verdadeira pegadinha do malandro, pois existe vários capacitores em paralelo, ou seja, se 1 entrar em curto, todos eles vão acusar curto, mas na verdade só tem 1 em curto.

Você pode injetar uma tensão baixa de 80mV ( 0.80v )  no polo positivo dessa trilha, reze para algo aquecer, se não, vai ter que retirar 1 por 1

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

@Rafael Sena amigo use fluxo na medida certo e com a estação de ar quente jogue calor nesse PWM e faça uma espécie de resolda nele com cuidado ok. Depois limpe para remover o fluxo e testa a placa.

 

Placa de video2.jpeg

opa amigo entao eu coloquei fluxo e coloquei a estacao de ar em 350^ com o ar em 5, coloquei o fluxo e mandei calor em volta do pwm e to esperando esfriar e fazer a limpeza e testar 

cheguei agora, e vou aos testes qualquer coisa retorno ok amigos 

e mais uma vez obirgado a todos por estarem me ajudando isso e muito bom e nos faz evoluir cada dia tanto como profissional e como pessoa obrigado 

 

 

voltei entao fiz o procedimento e continua com o cooler em 100% e nao gera video a placa mae bipa normal so nao gera video.

alguma dica a mais pois ja nao sei mais onde olhar.

Editado: por Rafael Sena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores que você disse que estavam em curto... testou eles fora da placa?

As vezes não é curto! Geralmente alguns capacitores marcam resistência baixa quando estão perto do chip set ( mais ou menos 10 ~ 20 ohms ), isso é normal! Só não pode estar abaixo de 6 ohms mais ou menos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, XKing Infinityx disse:

Os capacitores que você disse que estavam em curto... testou eles fora da placa?

As vezes não é curto! Geralmente alguns capacitores marcam resistência baixa quando estão perto do chip set ( mais ou menos 10 ~ 20 ohms ), isso é normal! Só não pode estar abaixo de 6 ohms mais ou menos.

testei king estao queimados, mais mesmo assim continuo sem video a placa em cooler 100% ja fiz todas as dicas aqui e nada 

no pwn eu baixei o esquema dele e na linha VCC esta com a tensao ok, ja nao sei onde ver mais,

lembrando que to aprendendo eletronica eu mexo muito com software mais quero muito aprender a conserta placas e com isso to usando essa pra chegar ao meu primeiro teste concluido mais ate agora nada 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Rafael Sena disse:

testei king estao queimados, mais mesmo assim continuo sem video a placa em cooler 100% ja fiz todas as dicas aqui e nada 

no pwn eu baixei o esquema dele e na linha VCC esta com a tensao ok, ja nao sei onde ver mais,

lembrando que to aprendendo eletronica eu mexo muito com software mais quero muito aprender a conserta placas e com isso to usando essa pra chegar ao meu primeiro teste concluido mais ate agora nada 

 

Bom, posso te dizer que você está começando com uma placa muito complexa, já que você disse que está aprendendo eletrônica.

Vai por mim, comece devagar, estude eletrônica básica, o funcionamento dos componentes, tensões etc...

Você tinha me perguntado como identificar o fusível, isso mostra que ainda não está pronto para manusear uma placa de vídeo com perfil tão complicado como essa...

Eu mesmo comecei consertando fonte de alimentação ( fonte de notebook e pc ), conhecendo os transístores, diodos, resistores, fúsiveis, bobinas etc...

Como eles reagem, como usa-los, quando estão bons ou ruins...

Depois disso, tudo que aprender vai se enquadrar à qualquer circuito eletrônico, diferenciando apenas a arquitetura da placa.

O que quero dizer é que não existe porção mágica para consertar um aparelho eletrônico, existe a lógica e conhecimento, ou seja, essa placa de vídeo pode ter dezenas de possibilidades de ser "algo",

Como por exemplo : Solda Fria, Chip set queimado, componentes em curto, componentes aberto, circuito integrado ineficiente, trilha rompida, capacitores em fuga, valores alterados... em fim...

Resumindo, foque em estudar eletrônica 100%, quando fizer isso, vai ver essa placa com outros olhos, facilitando a análise e a manutenção.

Boa sorte amigo!

 

 

 

Editado: por XKing Infinityx
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, XKing Infinityx disse:

Bom, posso te dizer que você está começando com uma placa muito complexa, já que você disse que está aprendendo eletrônica.

Vai por mim, comece devagar, estude eletrônica básica, o funcionamento dos componentes, tensões etc...

Você tinha me perguntado como identificar o fusível, isso mostra que ainda não está pronto para manusear uma placa de vídeo com perfil tão complicado como essa...

Eu mesmo comecei consertando fonte de alimentação ( fonte de notebook e pc ), conhecendo os transístores, diodos, resistores, fúsiveis, bobinas etc...

Como eles reagem, como usa-los, quando estão bons ou ruins...

Depois disso, tudo que aprender vai se enquadrar à qualquer circuito eletrônico, diferenciando apenas a arquitetura da placa.

O que quero dizer é que não existe porção mágica para consertar um aparelho eletrônico, existe a lógica e conhecimento, ou seja, essa placa de vídeo pode ter dezenas de possibilidades de ser "algo",

Como por exemplo : Solda Fria, Chip set queimado, componentes em curto, componentes aberto, circuito integrado ineficiente, trilha rompida, capacitores em fuga, valores alterados... em fim...

Resumindo, foque em estudar eletrônica 100%, quando fizer isso, vai ver essa placa com outros olhos, facilitando a análise e a manutenção.

Boa sorte amigo!

 

 

 

voce pode me indicar algum material de estudo breve estarei sendo vip aqui no forum, algum livro que vc me indique algum curso bacana estou muito grato e eu preciso estuar mais e mais vlw obrigado fico no aguardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Rafael Sena disse:

voce pode me indicar algum material de estudo breve estarei sendo vip aqui no forum, algum livro que vc me indique algum curso bacana estou muito grato e eu preciso estuar mais e mais vlw obrigado fico no aguardo

 

Existe cursos de eletrônica básica grátis no youtube, depois você aprender você vai saber o que fazer e onde procurar os cursos superiores!

Abraço!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

 estou com um problema parecido porem esta plca liga e da imagem porem fica dando problemas na imagem e dificuldade de liga tem que ficar reiniciando o pc varias vezes ate que ela liga eu ganhei essa placa e tipo quando ela liga eu jogo noirmalmente mais tem dias que ela nem liga ao abrir vi que m capacitor perto da entrada HDMI estava muito mal soldado e  que tinha um capacitor perto da conexao que vai na placa o C157 esta faltando alguem sebe dizer onde acho o esquema eletrico dela para poder trocar pelos mesmo de origem

 

20201201_175121.jpg

20210402_221411.jpg

20210402_221419.jpg

20210403_113039.jpg

20210403_113045.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...