Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony PS2 / GH-023 / Sem imagem

Avalie este tópico:


Delano Lima de Carvalho

Posts em destaque

Olá, amigos da eletrônica!

 

Meu problema é com um Sony PlayStation 2. Ele estava guardado e deu saudade dele, resolvi tirar ele do armário e liguei-o, usei por alguns minutos, mas após a tentativa de reiniciar ele parou de dar imagem.

 

Pesquisei na internet o que poderia ser e a indicação é testar os fusíveis da placa. Não sou conhecedor da placa, mas nela tem as inscrições dos fusível PS1, PS2, PS3, ...., porém nem todos fica claro para mim qual é o componente, talvez por eu ser leigo.

 

Encontrei alguns que estava clara a indicação do componente, teste os PS12, PS11, PS13 e esse estavam com 11,82V em ambas extremidades, mas testei também o que me parece ser o PS8, que está com 11,82V em uma extremidade e na outra está com 0V, testei os componentes que ficam "depois" (do lado que está com 0V) dele e estão todos com 0V. Parece que o problema está neste fusível, não é? Alguém poderia me ajudar com a localização dos fusíveis dessa placa para que eu possa testá-los seguramente?

 

Consigo substituir este fusível com um ferro de solda normal ou teria obrigatoriamente que usar uma estação para fazer o serviço?

 

Se alguém tiver mais alguma indicação quanto a esse problema, por favor me dê o bizu.

 

Na imagem sinalizei o componente que acredito ser o PS8. Alguém confirma? Na extremidade apontada pela seta amarela está com 0V.

 

gCZNKtTkT-RRiuUXHsrCzvn6q9HWVQaJcmykHp_5

 

 

Desde já fico grato pela ajuda, pessoal.

 

Sucesso, boas festas e um excelente 2019 para todos nós!!!!

 

 

Editado: por Delano Lima de Carvalho
Imagem
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o fusível, você consegue sim com o ferro comum, mas use entre 30 e 45 w.
E use fluxo para a remoção.

Pra identificar mesmo só com o esquema, tente comprar um estragado pra remover o componente do mesmo lugar e fazer o teste, é o mais seguro que vc pode fazer sem entender muito,

Editado: por ItaloStanley
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

 

Pela minha inexperiência eu tava vacilando, retirei a fonte de cima da placa para olhar melhor e vi que todos os PS estão bem identificados com uma setinha apontando-os. Agora sim consegui fazer a medição em todos os PS e todos estão com tensões parecidas em ambos os lados.

 

Olhando no esquema da placa que achei há pouco, o componente da foto anterior me parece ser um capacitor e ele vai para o GND do Motor Driver (acredito que controle um motor do drive de DVD), sendo assim acredito que está correto o resultado da medição que eu falei na postagem anterior. Veja na imagem abaixo:

 

_Xr2mxbuNZrRLq8U4qhQMeu9-HjMSQ-xntKFMEas

 

Alguma sugestão do que posso fazer para encontrar o problema? Tanto o processador quando o chip Thunder Pro II estão esquentando, mas processador muito mais que o chip, claro.

 

Por favor, me deem uma força!!!

 

@ItaloStanley, vou tentar fazer isso sim, mas vou esperar para ver se alguém da mais alguma sugestão.... Vlw!!!

 

Obrigado!!!

Editado: por Delano Lima de Carvalho
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @LSL!

 

Vou desligar a alimentação do chip pra ver. Já testei todos os fusíveis e todos apresentaram tensão, parecem que estão conduzindo, mas se tiver alguma recomendação a fazer estou na escuta.

 

Darei retorno após desligar o chip.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL, ainda não tive como mexer no chip, mas segue as informações que você sugeriu:

 

1 - A gaveta abre e fecha normalmente.

2 - Quando ligo o console só percebo o cooler e um leve movimento no carrinho do drive de DVD, quando aperto reset a luz verde apaga e acende e mais uma vez o carrinho do drive de DVD faz um pequeno movimento.

3 - Drive de DVD não da sinal de vida mesmo quando coloco um disco, excelo pelo ajuste do carrinho quando reseta. O HDD Interno também não está dando sinal de vida.

 

 

Ahhh... sem audio também. Outra coisa que esqueci de falar que talvez indique algo é que com o cabo de video componente a TV apresenta tela azul e com cabo video composto a TV muda de tela azul para tela preta. 

 

Será que isso indica alguma coisa? 

Editado: por Delano Lima de Carvalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Delano Lima de Carvalho disse:

Olá, amigos da eletrônica!

 

Meu problema é com um Sony PlayStation 2. Ele estava guardado e deu saudade dele, resolvi tirar ele do armário e liguei-o, usei por alguns minutos, mas após a tentativa de reiniciar ele parou de dar imagem.

 

Pesquisei na internet o que poderia ser e a indicação é testar os fusíveis da placa. Não sou conhecedor da placa, mas nela tem as inscrições dos fusível PS1, PS2, PS3, ...., porém nem todos fica claro para mim qual é o componente, talvez por eu ser leigo.

 

Encontrei alguns que estava clara a indicação do componente, teste os PS12, PS11, PS13 e esse estavam com 11,82V em ambas extremidades, mas testei também o que me parece ser o PS8, que está com 11,82V em uma extremidade e na outra está com 0V, testei os componentes que ficam "depois" (do lado que está com 0V) dele e estão todos com 0V. Parece que o problema está neste fusível, não é? Alguém poderia me ajudar com a localização dos fusíveis dessa placa para que eu possa testá-los seguramente?

 

Consigo substituir este fusível com um ferro de solda normal ou teria obrigatoriamente que usar uma estação para fazer o serviço?

 

Se alguém tiver mais alguma indicação quanto a esse problema, por favor me dê o bizu.

 

Na imagem sinalizei o componente que acredito ser o PS8. Alguém confirma? Na extremidade apontada pela seta amarela está com 0V.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Desde já fico grato pela ajuda, pessoal.

 

Sucesso, boas festas e um excelente 2019 para todos nós!!!!

 

 

 

Pelo que você relatou nos itens 1 e 2 indica que o setor do drive está ok, então nada me mexer na área da foto acima(que você postou no 1° comentário)

Pelo o que disse no item 3 o leitor pode estar com problemas também. Já sobre o HD não lembro se ele é acionado por padrão logo de início ou quando somente algum software/hardware for acessá-lo (Modchip, por exemplo). 

Perguntei se havia áudio pq se tivesse você abordaria somente o setor de vídeo, que é um CI dedicado, mas como não tem áudio possa ser que o PS2 nem esteja dando boot e isso pode ser causado pelo modchip. Remova pelo menos o fio dos 3.3v(lembro que no chio Matrix era aconselhável remover 3 fios para teste) e veja se o PS2 volta a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Delano Lima de Carvalho disse:

Outra coisa que esqueci de falar que talvez indique algo é que com o cabo de video componente a TV apresenta tela azul e com cabo video composto a TV muda de tela azul para tela preta. 

 

Será que isso indica alguma coisa? 

 

Nesse caso pode ser somente um comportamento do CI do vídeo indicando que está recebendo alimentação, mas sem receber nenhum sinal para processar e depois enviar para a TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL, dei um vacilo aqui e bem na hora de testar com o chip de desbloqueio desligado coloquei a fonte sem a placa de acrílico de proteção e aí já sabe né!!! Quando conectei o cabo de vídeo uma solda da parte debaixo da fonte fechou curto... com umas partes da placa mãe. resultado visual, torrou o cabo flex dos conectores de controles e  memory cards, queimou o TH1 e chamuscou um para perto do engate no cabo flex dos controles. Veja foto abaixo:

 

LZc5wzIZ2gguQMM4Zg9lpwAzCRh-3fqNsaq7Duld

 

Bom, não sei qual o nível de perdas que isso gerou, mas diante disso vou meter a cara e tentar trocar o TH1 para ver se volta a "vida" no estado de antes, porque agora quando ligo o console ele dá luz verde e volta pra vermelha.

 

Tenho uma placa GH-072-42, será que nela tem o componente pra substituir no TH1? Vou procurar a placa aqui para ver.

 

Vlw pela ajuda... Muito obrigado!

 

EDIT: Achei a placa GH-072 que tenho qui e nela não achei componente compatível, o mais parecido seria o TH4000, mas o componente não é o mesmo.

 

Tava dando uma olhada no datasheet dos miniSMDC e pensei que talvez o miniSMDC125 possa ir no lugar do miniSMDC100, será que dá certo? Ou será que encontro um termistor compatível em lojas de componentes eletrônicos?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

To achando que vou ter que dar atestado de óbito pra esse console e comprar outro, o que acha?

 

Editado: por Delano Lima de Carvalho
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Delano Lima de Carvalho Pô cara que chato...

Não descarte de cara a placa, faz o seguinte:
1- Verifique em cada lado do fusível queimado se há curto em relação ao GND;

2- Verifique qual o amperes deste fusível(vou lembrar de ver isso no manual de serviço) e caso não haja curto nas pontas coloque um novo fusível, se não achar do mesmo valor coloque um de valor inferior.

* Não consigo ver a imagem ampliada, acho que você não deu permissão de visualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL, pelo que pesquisei o componente queimado é um Termistor, pelo que li é um resistor que varia a resistência de acordo com a temperatura.

 

Olha o datasheet dele aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Fiz essa imagem com as informações elétricas dos dois componentes:

 

m4K8MOU-rIZD8EOO3U4qiS7d1_GtkZdHWAKmWNGe

 

Uma coisa que reparei é que tensão máxima do que foi aferado é de 8V e o que tenho disponível é 6V.

 

O que foi afetado é o miniSMDC100 e o que tenho na outra placa é o miniSMDC125, no datasheet tem a especificação deles.

 

* Acredito que agora já seja possível ampliar as imagens.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique os seguintes componentes, todos possuem um pino em comum:
TH001
PS014 (2A). Com o PS2 ligado deve ter 3.4v nele.
R496 (120 ohm)

R497 (120 ohm)

R498 (120 ohm)

 

Coloca uma nova foto para ver a parte chamuscada.

Pelo que vi o TH001 é conectado com o processador I/O e com o conector dos controles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Delano Lima de Carvalho disse:

@LSL, pelo que pesquisei o componente queimado é um Termistor, pelo que li é um resistor que varia a resistência de acordo com a temperatura.

 

Olha o datasheet dele aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Fiz essa imagem com as informações elétricas dos dois componentes:

 

 

Uma coisa que reparei é que tensão máxima do que foi aferado é de 8V e o que tenho disponível é 6V.

 

O que foi afetado é o miniSMDC100 e o que tenho na outra placa é o miniSMDC125, no datasheet tem a especificação deles.

 

* Acredito que agora já seja possível ampliar as imagens.

 

 

 

Creio que este datasheet está errado.

 

No manual de serviço diz ser um termistor POSITIVO, ou seja, se esquenta a resistência aumenta. No documento que enviou a medida que esquenta o valor vai diminuindo, ou seja, é negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, LSL disse:

 

Creio que este datasheet está errado.

 

No manual de serviço diz ser um termistor POSITIVO, ou seja, se esquenta a resistência aumenta. No documento que enviou a medida que esquenta o valor vai diminuindo, ou seja, é negativo.

 

Esquece o que falei acima pq agora vi que o que diminui é a corrente, então seguindo a Lei de Ohm, V = R*i, em uma mesma tensão se a corrente diminui a resistência aumenta de valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LSL disse:

 

Esquece o que falei acima pq agora vi que o que diminui é a corrente, então seguindo a Lei de Ohm, V = R*i, em uma mesma tensão se a corrente diminui a resistência aumenta de valor.

 

Exatamente o que eu tava verificando agora...

 

Para eu medir os resistores eu teria que soltá-los da placa, não é?

 

Pelo que entendi estão em paralelo e sendo cada um de 120 ohm a medição deveria dar 40 ohm por estarem na placa. Não é isso?

 

Medi os resitores e os três deram 1,5 ohm (na placa).

 

Como o PS2 está ligando e desligando em seguida fiz a medições de tensão nesse intervalo.

 

Medi a tensão no PS014 e de 4,12V (Pico) no lado dos resitores e 0,12V do outro lado.

 

Medi a resistência do PS014 e está dando 2.2 ohm diferente do PS011 que é igual está com 0 ohm.

 

Editado: por Delano Lima de Carvalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Delano Lima de Carvalho disse:

 

Exatamente o que eu tava verificando agora...

 

Para eu medir os resistores eu teria que soltá-los da placa, não é?

 

Pelo que entendi estão em paralelo e sendo cada um de 120 ohm a medição deveria dar 40 ohm por estarem na placa. Não é isso?

 

Medi os resitores e os três deram 1,5 ohm (na placa).

 

Como o PS2 está ligando e desligando em seguida fiz a medições de tensão nesse intervalo.

 

Medi a tensão no PS014 e de 4,12V (Pico) no lado dos resitores e 0,12V do outro lado.

 

Medi a resistência do PS014 e está dando 2.2 ohm diferente do PS011 que é igual está com 0 ohm.

 

 

O ideal é medir fora da placa, entretanto se for medir na placa o valor não deve ser maior que os 40 ohm(já que são 3 em paralelo), nessa mesma linha há alguns capacitores e pode ser o motivo da baixa resistência.

 

Se em um lado do PS14 dá 4.15v e no outro quase zero então o PS14 está danificado, verifique se o outro lado do PS14 está em curto com o GND. E porque dá 4.15v e não 3.4v?? Pode ser que o regulador esteja com problema ou é só a falta de consumo devido o TH001 e o PS14 danificados.

Captura de tela de 2018-12-13 22-30-08.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL, então, na escala de diodo deixo uma ponteira na carcaça/GND e medindo o PS014 no lado dos resistores ta dando 3 ohm e no outro lado ta dando 1 ohm, isso indica que ele ta aberto, não é?

 

Você trabalha com esse tipo de manutenção? Você é de onde?

 

Difícil ter alguém com a boa vontade de ajudar como você ta fazendo. Obrigado mesmo pela orientação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Delano Lima de Carvalho Para ver os resistores é na escala ohm. Para ver o fusível utilize a de continuidade(diodo). Para ver se o fusível está bom basta colocar a ponteira em cada lado do fusível, para ver se tem curto deixe uma ponteira no GND é a outra nos trechos onde acha que tem curto.

 

Sou de Fortaleza e atualmente só com os aparelhos da minha coleção, antes trabalhei com manutenção, agora trabalho com programação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LSL disse:

@Delano Lima de Carvalho Para ver os resistores é na escala ohm. Para ver o fusível utilize a de continuidade(diodo). Para ver se o fusível está bom basta colocar a ponteira em cada lado do fusível, para ver se tem curto deixe uma ponteira no GND é a outra nos trechos onde acha que tem curto.

 

Sou de Fortaleza e atualmente só com os aparelhos da minha coleção, antes trabalhei com manutenção, agora trabalho com programação

@LSL, assim mesmo que faço. Para verificar se o PS014 está em curto com o GND usei a escala de diodo, uma ponteira na carcaça da porta de vídeo e a outra no lado dos resistores deu 003 e o outro lado deu 001 (esse valor encontro também ao unir as pontas de prova).

 Com uma ponteira em cada lado do fusível dá 003 também.

 

Eu acredito que o esperado seria dar 001 em todos esses casos, pois o 003 significa que tem uma resistência no PS014, não é isso?

No caso teria que trocar ele e o TH001 pra começar.

 

A nível de comparação fiz a mesma medição no PS011, que deu 755 em relação ao GND em ambos os lados e na contiguidade do componente deu 001.

 

Estive em Fortaleza no final de novembro, a família de minha esposa mora aí. Sou de Macaé-RJ. Gosto de programação também.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Delano Lima de Carvalho disse:

@LSL, assim mesmo que faço. Para verificar se o PS014 está em curto com o GND usei a escala de diodo, uma ponteira na carcaça da porta de vídeo e a outra no lado dos resistores deu 003 e o outro lado deu 001 (esse valor encontro também ao unir as pontas de prova).

 Com uma ponteira em cada lado do fusível dá 003 também.

 

Eu acredito que o esperado seria dar 001 em todos esses casos, pois o 003 significa que tem uma resistência no PS014, não é isso?

No caso teria que trocar ele e o TH001 pra começar.

 

A nível de comparação fiz a mesma medição no PS011, que deu 755 em relação ao GND em ambos os lados e na contiguidade do componente deu 001.

 

Estive em Fortaleza no final de novembro, a família de minha esposa mora aí. Sou de Macaé-RJ. Gosto de programação também.

Um dos lados está em curto com o GND, então faz o seguinte remove o PS014  ou o TH001 e realiza o teste novamente, se o valor da medição com o GND continuar o mesmo aí você remove o outro. Desse modo estamos isolando quem está em curto e quem não está.

Se possível coloca uma foto com o lado em curto com o GND

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL, mas sendo ele um fusível, estando ele íntegro, ambos os lados deveriam estar em curto com o GND. Como não é o que está acontecendo parece que ele está aberto.

 

Vou tentar remover o TH001 a princípio e ver o que acontece, afinal ele ta vem avariado e vou informando aqui. Como não trabalho com isso eu só tenho como fazer com ferro de solda, vou procurar o meu que não estoui encontrando, caso contrário vou comprar outro. Um de 40w está ok ou melhor menos potência pra esses componentes SMD?

 

Eu mudei a para pública as fotos que postei anteriormente, você conseguiu visualiza-las?

 

Vou fazer umas fotos no detalhe dos locais avariados e insiro aqui.

 

Vlw!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Delano Lima de Carvalho O recomendável é o de 30w, mas o de 40w dá para trabalhar sim(eu uso um de 40), só ter cuidado de não estourar as trilhas devido o maior aquecimento que ele gera.

Para ter uma análise melhor remova o fusível e faça as medições.

Aquele chamuscado perto do conector dos controles é o que preocupa, mas realize antes a análise nessa parte do TH001

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, LSL disse:

@Delano Lima de Carvalho O recomendável é o de 30w, mas o de 40w dá para trabalhar sim(eu uso um de 40), só ter cuidado de não estourar as trilhas devido o maior aquecimento que ele gera.

Para ter uma análise melhor remova o fusível e faça as medições.

Aquele chamuscado perto do conector dos controles é o que preocupa, mas realize antes a análise nessa parte do TH001

 

@LSL, farei isso então...

 

Segue link do álbum com as fotos que estou fazendo para esse tópico:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Aquele chamuscado perto do conector fiquei assustado com ele porque quando olhei achei que tinha um componente ali que evaporou (kkkk), mas olhando no esquema não tem componente. To com medo das trilhas ali e aquele 102 do lado. O flat torrou, pegou fogo mesmo, a via que fica bem no meio. Vamos ver o que vai dar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...