Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Aspire 4720Z / DA0z01MB6F1 REV:F e DA0z01PB6F0 REV:F/ Notebook não liga

Avalie este tópico:


Delano Lima de Carvalho

Posts em destaque

Olá, amigos da eletrônica!

 

Meu problema é com um notebook Acer Aspire 4720Z, modelo Z01 placa mãe DA0z01MB6F1 REV:F e placa de alimentação DA0z01PB6F0 REV:F. O notebook de repente parou de ligar. Quando conecto a fonte o LED dela fica piscando e o notebook não da sinal de vida. Desmontei o note e estou com a placa mãe e a plaquina de alimentação conectadas e notei que o PQ20 está esquentando bastante (não sei se é normal).

 

Seguindo a recomendação do @tecgess em um outro tópico, com a placa de alimentação desconectada da placa mãe e conectada a fonte, medi tensão no conector seguindo o esquema elétrico da placa mãe e não tenho tensão nos pinos 24, 26 e 28 (+5V_S5 ) e 32 (USBP0+), 34 (USBP0-), 38 (USBP1+) e 40 (USBP1-).

 

Segue imagem parte do esquema que pega o conector:

tecgess_2675.jpg 

 

Alguém sabe dizer onde pode estar o problema? Será que é o PQ20?

 

@wjinformatica, fiz esse novo tópico por tua recomendação. Espero que esteja de acordo. Se tiver alguma recomendação será de grande ajuda.

 

Conto com a ajuda dos senhores, por gentileza.

 

Obrigado!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica, fiz as medições que me pediu e todos bipam, tanto com o GND quanto entre eles, mas esse PQ20 que você me sugeriu medir é o da placa mãe, porém o que me refiro é o da placa de alimentação.

 

Na imagem abaixo o PQ20 é o componente preto mais a esquerda e no centro da placa (próximo ao furo do parafuso no centro), ele está esquentando bastante quando conecto esta placa a placa mãe.

 

IMG_20141015_104258832.jpg

 

Aqui está o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
dele, pelo que li no outro tópico ele se trata do Mosfet SUD45P03-15. Não consegui o esquema dessa placa de alimentação para ter certeza, mas acho que tem na área restrita desse forum.

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica, fiz os teste nesse MOSFET PQ20 e os resultados foram o seguinte:

Não conduz GD nem GS ☑️;

Conduz do DS ☑️;

Não conduz SD ☑️;

Não conduz SD após tocar com ponteira positiva no Gate❌.

 

EDIT: Também não conduz SD após tocar com ponteira negativa no Gate❌.

 

OBS.: O teste foi feito com o componente na placa.

 

Será que esse resultado confirma que o problema está nesse componente?

Esse teste pode ser feito com o componente na placa?

 

 

Editado: por Delano Lima de Carvalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, wjinformatica disse:

A condução desse Mosfet pode ser por ele estar armado.

Faça o seguinte retire ele da placa e veja se conduz SD novamente

 

@wjinformatica, na verdade eu acredito que ele não esteja armando. Ele não está conduzindo SD tanto com positivo, quanto com negativo no Gate. Como ele é um canal P V(D-S) ele deveria conduzir SD quando tivesse negativo no Gate, não é isso?

 

Estou aprendendo o funcionamento de MOSFETs agora.

 

Vou retirar ele da placa para ver se ele apresenta funcionamento normal.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

Ainda não pude retirar o MOSFET para ver como fica, mas vim acrescentar mais coisas que observei aqui. Com a placa de alimentação conectada somente na fonte, no mosfet PQ20 medi 18,68V tanto no Drain quanto no Source e 8,6V no Gate.

 

Fazendo a mesma medição quando a placa de alimentação conectada a placa mãe, a tensão cai para menos de 1V. Nessa condição a tensão na bobina também cai.

 

EDIT:

 

Amigos,

 

Por acaso alguém tem como verificar no esquema da placa DA0z01PB6F0 REV:F qual é o componente PQ20?

 

Eu havia lido em um outro tópico que se trata do Mosfet SUD45P03-15, mas olhando no esquema da placa mãe reparei que esse é o PQ9, que fica logo depois do conector entre as duas placas e vai para a bateria.

 

Portanto acredito que o PQ20 possa ser um componente diferente. Se alguém puder verificar ou disponibilizar o esquema para eu verificar e tirar essa dúvida poderei fazer os testes corretos no componente.

 

Editado: por Delano Lima de Carvalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...