Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung ml1860 / imprimindo página preta suspeito da fonte

Avalie este tópico:


Paulo Pimentel

Posts em destaque

@zazulak Como sugerido estou abrindo novo tópico sobre este problema de imprimir página em preto chapado.

 

No meu caso tinha uma sucata então troquei o LSU, limpei os contatos da direita que tocam no cartucho toner, troquei o cartucho toner e não resolveu.

Alguns comentários no fórum falam sobre a placa fonte então estou solicitando a alguém que resolveu este problema na placa fonte que nos oriente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Paulo Pimentel disse:

@zazulak Como sugerido estou abrindo novo tópico sobre este problema de imprimir página em preto chapado.

 

No meu caso tinha uma sucata então troquei o LSU, limpei os contatos da direita que tocam no cartucho toner, troquei o cartucho toner e não resolveu.

Alguns comentários no fórum falam sobre a placa fonte então estou solicitando a alguém que resolveu este problema na placa fonte que nos oriente.

 

 

Bate um foto com qualidade das duas faces da placa pra que possamos tentar identificar o(s) componente(s) que possam estar causando este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Pimentel seria bom tbm se tirasse uma foto da folha impressa, nos ajuda. Ela é inteira chapada? Tom bem preto? Vc trocou por outro toner novo? Pergunto porque esse cartucho de toner é muito comum o próprio cliente fazer a recarga. Outra pergunta, essa impressora sofreu algum reset para eliminar o chip? Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Diogo01] disse:

amigo testa trocar o laser coloca um novo q vc sabe q esta funcionando

Eu particularmente não lembro de ter pego um defeito desse e ter trocado a LSU pra resolver. Realmente a placa da fonte é responsável por gerar a alta tensão e acredito que a linha de pensamento deve ter início ali. Volte com a foto como já solicitado anteriormente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Rods disse:

@Paulo Pimentel acredito sinceramente que essa folha vai ser problema no PCR. Se ele não atuar, a impressão sai exatamente assim. Verifique o contato elétrico do mesmo, ou a sua tensão na placa fonte. Conseguiu o esquema dessa placa? Se postar junto com tópico tbm ajuda. Abs.

Não consegui o esquema dessa placa. Acho que a fonte está com problema na parte de alta porém não estou conseguindo identificar o componente com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

mande ela imprimir, e meça a tensão nesses 5 pontos de contato (pelo outro lado da placa, com ela no lugar, encostando o multímetro no parafuso) na escala de 1000vdc.

 

Ah, e como já falaram aí em cima, essa fonte tem que ser presa com TODOS os parafusos.. 

Screenshot_2018-12-17-14-28-31.png

Editado: por zazulak
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só consegui medir as tensões tirando o toner e fechando o sensor da tampa. 

Encontrei as seguintes tensões

1. -200v

2. -128v

3. -150v

4. -289v

 

Usei dois toner um que o cliente trouxe e disse ser novo porém não original, e o outro usado original

P_20181217_163530_1.jpg

Editado: por Paulo Pimentel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paulo Pimentel disse:

Só consegui medir as tensões tirando o toner e fechando o sensor da tampa. 

Encontrei as seguintes tensões

1. -200v

2. -128v

3. -150v

4. -289v

 

Usei dois toner um que o cliente trouxe e disse ser novo porém não original, e o outro usado original

P_20181217_163530_1.jpg

É, aparentemente tem coisa errada aí. Pelo menos uma das tensões teria que ser positiva. Todas estão baixas, mas isso pode ser por causa do multímetro. 

 

 

O processo não é igual em todas as impressoras, tipo, em umas o cilindro é aterrado, já em outras é polarizado com uma tensão. Na maioria das que medi as fontes de alta com ela funcionando, são duas tensões negativas e uma positiva que inverte para negativa quando termina de imprimir (na hora de limpar os restos de toner). Aí são 4 fontes de alta, sendo que duas delas tem a saída ligada em serie entre si, pra poder dar essa inversão de polaridade no final. Pela foto, essa 1860 só tem três fontes de alta. Não sei quem polariza quem porque também não achei o manual de serviço (só pra vender), e acho que ele não tem o esquema, porque o da 1660 também não tem. 

 

Esse é o circuito de uma hvps da ML2010, a mais semelhante que achei o esquema (também usa 74ls07 e lm324). 

Screenshot_2018-12-17-21-32-42.png

O circuito que gera a alta tensão em si é formado de dois subcircuitos básicos: um oscilador de bloqueio e um multiplicador de tensão com diodos e capacitores. O amplificador operacional do lm324 só está ali para regular a tensão da saída. 

 

Se você reparar na placa dessa 1860, cada transformador da hvps tem perto dele um transistor. Se tiver osciloscópio, pode ver qual deles não está oscilando no momento que manda imprimir. Nós casos de impressão toda preta causada por defeito nas hvps, geralmente é a que polariza o rolo de carga (aquele que fica em contato com o toner) que não está funcionando. Veja se consegue identificar qual das hvps polariza esse rolo. 

 

Pra resumir, eu trocaria numa talagada só o lm324 e o 7407.. são baratos e fáceis de achar.  Se não resolver, aí sim partiria pra análise de cada uma das hvps. Resolvi um punhado de Samsung com esses defeitos trocando eles (quase sempre o lm324, vez ou outra 7407).

 

 

Editado: por zazulak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 17/12/2018 às 21:00, zazulak disse:

É, aparentemente tem coisa errada aí. Pelo menos uma das tensões teria que ser positiva. Todas estão baixas, mas isso pode ser por causa do multímetro. 

 

 

O processo não é igual em todas as impressoras, tipo, em umas o cilindro é aterrado, já em outras é polarizado com uma tensão. Na maioria das que medi as fontes de alta com ela funcionando, são duas tensões negativas e uma positiva que inverte para negativa quando termina de imprimir (na hora de limpar os restos de toner). Aí são 4 fontes de alta, sendo que duas delas tem a saída ligada em serie entre si, pra poder dar essa inversão de polaridade no final. Pela foto, essa 1860 só tem três fontes de alta. Não sei quem polariza quem porque também não achei o manual de serviço (só pra vender), e acho que ele não tem o esquema, porque o da 1660 também não tem. 

 

Esse é o circuito de uma hvps da ML2010, a mais semelhante que achei o esquema (também usa 74ls07 e lm324). 

Screenshot_2018-12-17-21-32-42.png

O circuito que gera a alta tensão em si é formado de dois subcircuitos básicos: um oscilador de bloqueio e um multiplicador de tensão com diodos e capacitores. O amplificador operacional do lm324 só está ali para regular a tensão da saída. 

 

Se você reparar na placa dessa 1860, cada transformador da hvps tem perto dele um transistor. Se tiver osciloscópio, pode ver qual deles não está oscilando no momento que manda imprimir. Nós casos de impressão toda preta causada por defeito nas hvps, geralmente é a que polariza o rolo de carga (aquele que fica em contato com o toner) que não está funcionando. Veja se consegue identificar qual das hvps polariza esse rolo. 

 

Pra resumir, eu trocaria numa talagada só o lm324 e o 7407.. são baratos e fáceis de achar.  Se não resolver, aí sim partiria pra análise de cada uma das hvps. Resolvi um punhado de Samsung com esses defeitos trocando eles (quase sempre o lm324, vez ou outra 7407).

 

 

Fiz a troca dos dois, lm324 e 7407, e agora está imprimindo página em branco??? Estou sem sabe o que fazer!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Paulo Pimentel disse:

Fiz a troca dos dois, lm324 e 7407, e agora está imprimindo página em branco??? Estou sem sabe o que fazer!!

Bom, pelo menos mudou o defeito. Quase certo que teve alguma barbeiragem aí.. Algum mau contato, corrimento de solda,  componente invertido, etc.. 

Meça as tensões nos pontos de contato de novo, pra ver qual delas mudou, aí dá pra comparar com as medidas anteriores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 03/01/2019 às 07:57, zazulak disse:

Bom, pelo menos mudou o defeito. Quase certo que teve alguma barbeiragem aí.. Algum mau contato, corrimento de solda,  componente invertido, etc.. 

Meça as tensões nos pontos de contato de novo, pra ver qual delas mudou, aí dá pra comparar com as medidas anteriores. 

Resolveu??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
9 minutos atrás, alecd_ale disse:

@Alexandre Grecco

Sim mesmo defeito e um a samsung ml-1860 a pagina ta escura e mostra algumas escrita por baixa do preto

 

Vamos lá!

 

Peguei um M2020 com o mesmo problema e uma das minha é um ML 1865 que também teve o mesmo problema!

 

Agora se eu disser onde foi o problema igual nas duas na M2020 e ML1865 vc vai duvidar

 

Todo cartucho laser (tonner) quando apresenta problema no cartucho nunca se desmonta a impressora de cara, antes de tudo tem um alvo que sempre dá problema em sua maioria!

 

Pode ser que o problema não seja na sua, mas todas as impressoras que pego com problema em cartucho em nenhuma até o momento desmontei qualquer impressora, exceto quando ela não tem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...