Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony Vaio SVE151J11X / DAOHK5MB6F0 / Não liga, morto

Avalie este tópico:


schao.gs

Posts em destaque

Pessoal,

 

Chegou esse notebook aqui, completamente morto, não liga nenhum led e não dá nenhum sinal, veio de outra assistência e tem componentes faltando.

 

Não tenho 3v, nem 5v.

 

Estou com a "pulga atrás da orelha" em torno do PU102 (ele aquece), não tenho 5v no VCC. E o Pino 7 está em curto (linha 6237LDO5), já removi diversos componentes que estavam aquecendo nessa linha e continua em curto.

 

Alguma dica ou sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, CJ disse:

@schao.gs acredito ser muito. Nesses casos, quando não se sabe a tensão na linha de alimentação, costumo começar com 1 volts e subindo até uns 2,5 volts, dependendo do estagio.

 

Esta medindo curto direto no meter, 0 ohms?

 

Estou medindo curto no BIP

 

12 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Se não tem nem 5 e nem 3v, por que não começa verificando as tensões de alimentação do pwm e vendo se tem algum curto em algum pino? 

 

Eita, agora eu fiquei mais perdido ainda, o PU102 não é o PWM?

 

Eu acredito que é algum curto em volta dele que está matando essas tensões ou até mesmo ele em curto, como eu poderia ter certeza disso?

Editado: por schao.gs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@schao.gs você deve tomar cuidado ao medir na escala de bip do meter, ja que grande parte das linhas de alimentação de notebooks são de voltagem baixas, consequentemente as resistências delas são bem baixas também, as vezes, perto dos 0 ohms, como 1 ou 2 ohms.

Posta o link do esquema que esta utilizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, CJ disse:

@schao.gs você deve tomar cuidado ao medir na escala de bip do meter, ja que grande parte das linhas de alimentação de notebooks são de voltagem baixas, consequentemente as resistências delas são bem baixas também, as vezes, perto dos 0 ohms, como 1 ou 2 ohms.

Posta o link do esquema que esta utilizando.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, CJ disse:

Remova a PU102 e veja se o curto some.

 

Sei que não é o propósito do tópico, mas só uma dica por favor, qual a temperatura média e ar que você usa para remover esse tipo de CI?

 

Eu geralmente uso 375 graus e ar no 3,5. Mas demora muito, tem CIs que chega a levar 10 minutos pra remover...

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@schao.gs ajuste de temperatura e vazão de ar é bem complicado dar dicas, pois varia de uma estação para outra. O correto seria você praticar em sucatas e achar o ponto dos ajustes da estação.

 

Você pode começar com o ajuste de ar no meio e a temperatura entre 370 a 400 graus. Lembrando que se deve fazer movimentos circulares em cima do chip e com o  bocal e não permanecer parado.

 

Da uma olhada no you tube tem milhares de vídeos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, CJ disse:

@schao.gs ajuste de temperatura e vazão de ar é bem complicado dar dicas, pois varia de uma estação para outra. O correto seria você praticar em sucatas e achar o ponto dos ajustes da estação.

 

Você pode começar com o ajuste de ar no meio e a temperatura entre 370 a 400 graus. Lembrando que se deve fazer movimentos circulares em cima do chip e com o  bocal e não permanecer parado.

 

Da uma olhada no you tube tem milhares de vídeos.

 

Certo, mas realmente deve ter algo errado, pois os componentes não soltam sem forçar e se forçar normalmente arranco alguma trilha, estou testando nesse exato momento em sucatas. Me indicaram usar Fluxo AMTech 223, mas não vi utilidade, visto que o ar da estação "joga ele longe nos primeiros segundos"!

 

Algum outro produto que eu deva aplicar para facilitar a remoção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@schao.gs não se deve forçar a retirada pois pode arrancar pads ou trilhas.

 

O uso do fluxo é muito importante na retirada e se deve colocar uma quantidade generosa. Aqui utilizo o best Alpha 390, mas ja trabalhei com vários e todos funcionam.

 

Praticando você pega o jeito.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, CJ disse:

@schao.gs não se deve forçar a retirada pois pode arrancar pads ou trilhas.

 

O uso do fluxo é muito importante na retirada e se deve colocar uma quantidade generosa. Aqui utilizo o best Alpha 390, mas ja trabalhei com vários e todos funcionam.

 

Praticando você pega o jeito.

 

Depois de certa luta e com o auxílio do ferro de solda, consegui remover o CI sem danificar nada, a placa ficou intacta! :)

 

Os Pinos 7, 18, 19 e 20 acusavam curto e não acusam mais. Apenas os pinos 8, 21, 22 acusavam curto, que no meu entendimento e segundo o esquema, está correto!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...