Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Distro Gentoo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Nunca usei, só ouvi falar, quem conheço e sei que usa e pode falar melhor é o moderador Ablacon.

 

O que li e ouvi  a respeito é que não é dos mais fáceis para novatos no mundo Pinguim, entretanto o sistema é ajustado  de acordo com seu hardware proporcionando excelente desempenho e estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O Gentoo é excelente, mas exige conhecimento acima do básico em Linux e TAMBÉM bastante conhecimento do seu hardware, para que você consiga otimizá-lo da melhor forma.

 

Não é recomendado para quem está iniciando e pode fazer com que o usuário iniciante desista do Linux pela dificuldade. Mas, se o cara tiver tempo de ler e resolver os problemas que encontrar durante as compilações, pode ser uma excelente experiência em aprendizado.

 

Fato é que, uma vez configurado, sua vida fica tranquila, você tem a melhor opção de performance para seu hardware e nunca vai ter problemas com travamentos. Tenho máquinas rodando Gentoo a mais de 10 anos sem formatar, atualizo o kernel e os principais programas com frequência porque gosto de estar com tudo novo, mas isso não seria necessário se fosse uma estação de trabalho comum. É tipo instalou, usou, formatação de novo só quando for trocar de máquina.

 

Fica a dica: Quem usa Gentoo com frequência e está acostumado a compilar, configurar, modificar opções do kernel, instalar módulos, drivers, configurar flags, etc, resolve qualquer problema em qualquer outra distro sem precisar de ferramenta específica, usando só um terminal e o VI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...

Caro colega, Fuja dessa distribuição o Gentoo é  distribuição complicadissima e  do mesmo patamar do Slackware o sistema de montagem dos TarBalls é complexo até para experientes

Concordo com o colega acima, o nível de complexidade para utilização, configuração e manutenção é alto e requer conhecimento avançado em linux.

 

Queria uma opinião sobre o Gentoo, ela e muito dificil para novatos? dizem que e bem rapida por ser flexivel

Caso esteja procurando uma distribuição para iniciar nos sistema baseados no kernel do linux recomendo o Mint ou o Ubuntu. Caso esteja procurando uma distribuição "enxuta" e leve que te desafie a buscar conhecimentos avançados para realizar configurações , utilize o Arch.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde Claudio.

 

Meu amigo já lido com o linux a alguns anos, já utilizei varias distribuições, digamos que já não sou mais novato.

Já instalei o Slackware e não o achei muito complexo, o Arch, tentei instalar, mas cometi erros e a maquina em que tentava instalar era muito velha e acabei desistindo.

Com relação ao Gentoo tentei mais de uma vez instala-lo. algumas sem sucesso algum e as ultimas com sucesso parcial, pois a base do sistema rodava, mas somente em linha de comando pois, não conseguia instalar ambiente gráfico, pois para isto depende da edição exclusivamente de um arquivo que gerencia tudo isto. Neste arquivo tens que colocar as entradas corretas, para configura-lo perfeitamente, isto é o que o torna muito difícil. Não consegui por erro meu na busca da resposta certa, na internet, ou porque os tutorias e exemplos simplesmente eu acho incompletos. Eu admiro quem usa o Gentoo, pois consegui instala-lo, e isto para mim é umas das coisas mais difíceis do mundo linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Como foi dito anteriormente, o Gentoo é uma bela duma distro, porém exige MUITO de seu conhecimento

em hardware e software. Não é para leigos, nem para usuários que se dizem "avançados". É para pessoas que realmente sabem de Linux à fundo. Não basta apenas saber programar, compilar o kernel, configurar o make. É algo mais que isso! Entretanto, se você se considera realmente conhecedor, e com bastante tempo disponível, você terá provavelmente uma ótima surpresa ao ter essa distro em suas máquinas. Porém, lembre dos custos!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde,

 

Como os colegas mencionaram, é uma distribuição muito difícil de lidar, principalmente para iniciantes. O que eu achei mais difícil no gentoo foi a compilação do kernel, recomendo antes de compilar o sistema dá uma lida nesta página:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
escolhendo a arquitetura apropriada. O gentoo é uma ótima distribuição para quem quer aprender como funciona na prática, pq exige muito tempo, estudo, uma boa conexão com internet (rsrs) e um pouco de conhecimento básico sobre GNU/Linux.

 

Bons estudos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...