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devolvido No Break Sinus II / 2400 VA / Curto

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XKing Infinityx

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Galera, reparei esse no-break há uns 3 meses atrás, porém o cliente relatou ter dado problema.

Como ta na garantia, vou ter que fazer o reparo, porém, dessa vez foi outro setor, podemos dizer assim...

Achei um diodo zener em curto que habilitava um dos relés, troquei, mas continua em curto quando conectado no trafo... a lâmpada acende

Bom, só marca curto quando conecto todos os terminais do trafo.

Fui colocando 1 por vez, e o que acontece é que tem 2 fios do trafo que quando conectados juntos marca curto, se eu colocar 1 e outro não, não marca.

Editado: por XKing Infinityx
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Buenas, 

 

Esse nobreak quando desligado deixa passar rede direto para o transformador (usa o contato NF do relé). Por ter um transformador grande, é normal uma lâmpada série Acender, se for de potência baixa. 

 

Se ligar ele sem rede, só com as baterias, o que acontece? 

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Em 22/12/2018 às 15:08, zazulak disse:

Buenas, 

 

Esse nobreak quando desligado deixa passar rede direto para o transformador (usa o contato NF do relé). Por ter um transformador grande, é normal uma lâmpada série Acender, se for de potência baixa. 

 

Se ligar ele sem rede, só com as baterias, o que acontece? 

As bateria chegaram até descarregar... vou ter que colocar pra carregar primeiro.

Bom, e sobre a tensão de 220 cair? é normal?

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22 minutos atrás, XKing Infinityx disse:

Mano aconteceu uma tragédia!

Eu acabei lavando a placa com alcool, e apagou as marcações que fiz em relação aos fios

puta merda!

E agora? Como vou saber onde cada fio estava?

Consegui ver na internet. 

Só que, como vou carregar essa bateria se o nobreak na rede ta em curto?

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6 minutos atrás, XKing Infinityx disse:

Consegui ver na internet. 

Só que, como vou carregar essa bateria se o nobreak na rede ta em curto?

Vamos testar o transformador então.. até porque se tiver em curto, talvez o cliente não aprove

 

Ele tem uma série de fios que vão ligados na placa proximo dos relés, com as cores preto, laranja, azul, lilás, cinza e marrom, correto?

Desligue todos os fios da placa, e coloque 110v (através de uma lampada série, ou pelo menos um fusível) entre cinza e marrom. Se a lampada acender forte ou estourar o fusível, o transformador está em curto.

  • Joinha 1
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44 minutos atrás, zazulak disse:

Vamos testar o transformador então.. até porque se tiver em curto, talvez o cliente não aprove

 

Ele tem uma série de fios que vão ligados na placa proximo dos relés, com as cores preto, laranja, azul, lilás, cinza e marrom, correto?

Desligue todos os fios da placa, e coloque 110v (através de uma lampada série, ou pelo menos um fusível) entre cinza e marrom. Se a lampada acender forte ou estourar o fusível, o transformador está em curto.

Bom... tem o fio amarelo também, ele e o roxo conectado ao mesmo tempo a lâmpada acende bem forte. Se eu desconectar um dos dois a lâmpada fica fraquinha. Resumindo, os dois juntos = curto

                                         os dois separados = lâmpada acende fraquinha ( acho que é o normal )

 

 

IMG_20181227_135312.jpg

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2 minutos atrás, XKing Infinityx disse:

Bom... tem o fio amarelo também, ele e o roxo conectado ao mesmo tempo a lâmpada acende bem forte. Se eu desconectar um dos dois a lâmpada fica fraquinha. Resumindo, os dois juntos = curto

                                         os dois separados = lâmpada acende fraquinha ( acho que é o normal )

 

 

IMG_20181227_135312.jpg

Sorry.. troquei laranja por azul. Pelo sintoma, um dos relés de estabilização está em curto.  Seguindo o as trilhas onde são ligados  esses tres fios (lilás, amarelo e laranja) você chega até eles. Experimente dar umas pauladas nos dois com o cabo da chave de fenda. Se o curto sumir, é trocar os dois e correr pro abraço.

  • Joinha 1
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Essa é a forma que os relés são ligados no transformador. O bem de cima é de seleção 110/220. Os dois de baixo são os de estabilização: um seleciona se a tensão vai entrar pelo amarelo ou pelo lilás, e o outro seleciona se vai sair pelo lilás ou pelo laranja. Por aí dá pra ter uma ideia de qual deles deve estar em curto. 

 

PS. Essa forma de ligação dos relés e cores de fios vale pra praticamente todos os SMS

20181227_162529.jpg

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1 hora atrás, zazulak disse:

Sorry.. troquei laranja por azul. Pelo sintoma, um dos relés de estabilização está em curto.  Seguindo o as trilhas onde são ligados  esses tres fios (lilás, amarelo e laranja) você chega até eles. Experimente dar umas pauladas nos dois com o cabo da chave de fenda. Se o curto sumir, é trocar os dois e correr pro abraço.

Já testei os relés, estão bons.

Estes relés são de 6 terminais, RT1 2430.

Do fio amarelo pro roxo ta marcando 0.3 Ohms

rele-24v-30a-1c-original-sms-rt1-2430-2-pecas-D_NQ_NP_230021-MLB20684536184_042016-O.jpg

Editado: por XKing Infinityx
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3 horas atrás, zazulak disse:

Então.. Faça aquele teste que eu sugeri: desligar todos os fios do transformador e injetar 110 entre o cinza e o marrom. Se estiver em curto, pode declarar o óbito do transformador 

 

PS. O fusível de entrada estava aberto quando o nobreak chegou pra você? 

Quando você disse entre o cinza e o marrom, seria pegar o cinza e o marrom coloca-los no respectivos lugares? 

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14 horas atrás, zazulak disse:

Não, é desconectar TODOS os fios que interligam transformador e placa, ligar um fio no cinza, outro no marrom, e ligar numa tomada de 110, com uma lâmpada em série. 

ah entendi kkkk

No caso, a rede aqui e 220v, mas tenho um transformador.

Vou ligar o transformador na lâmpada em série. 

Jajá volto para postar.

 

Fiz o teste... A luz acendeu fraquinha... normal né?

Editado: por XKing Infinityx
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  • 2 semanas depois...

Opa! O que poderia estar dando consumo na lâmpada era o carregador do nobreak, ou algum tap fechado errado, provavelmente do seletor de tensão. Como o transformador é grande, não queimaria de cara, mas geralmente dá pra ouvir ele vibrar. O que reforça a teoria do tap é o que foi dito no começo do tópico, esse zener que tu falou, não serve pra habilitar o relé, serve para proteger o transistor chaveador. Não deixa a tensão reversa, que aparece quando se desliga o relé (ou qualquer bobina), passar de um ponto seguro. Antigamente só se usava um diodo comum, até que descobriram que dava pra usar essa tensão reversa (a back EMF) pra inverter o campo da bobina e ajudar desatracar o relé, que as vezes ficava colado. Confere os chaveadores dos relés se estão todos Ok, o do zener que queimou pode estar baleado.

  • Joinha 1
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5 horas atrás, Halysson disse:

Opa! O que poderia estar dando consumo na lâmpada era o carregador do nobreak, ou algum tap fechado errado, provavelmente do seletor de tensão. Como o transformador é grande, não queimaria de cara, mas geralmente dá pra ouvir ele vibrar. O que reforça a teoria do tap é o que foi dito no começo do tópico, esse zener que tu falou, não serve pra habilitar o relé, serve para proteger o transistor chaveador. Não deixa a tensão reversa, que aparece quando se desliga o relé (ou qualquer bobina), passar de um ponto seguro. Antigamente só se usava um diodo comum, até que descobriram que dava pra usar essa tensão reversa (a back EMF) pra inverter o campo da bobina e ajudar desatracar o relé, que as vezes ficava colado. Confere os chaveadores dos relés se estão todos Ok, o do zener que queimou pode estar baleado.

Verifiquei o transistor, está normal!

O relé não parece de oscilar.

Quando faço um jump do C pro E, o relé para e o speak continua...

depois fui fazer isso de novo o varistor queimou... aff

Sinceramente já tou quase desistindo.

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É o do seletor mesmo? Já peguei desses relés grandes oscilando, modelo parecido, que a culpa era do próprio relé, contatos danificados. Troquei, resolveu.
Se é o do seletor, ele não deveria chavear se a tua rede é 220 volts, já que desarmado ele está fechando os contatos para essa tensão. Quando atraca, a rede é 110 volts. Funciona como uma chave seletora de tensão comum, só que acionada pelo micro. Pode ser por esse motivo que o varistor queimou, jogando 220 volts no enrolamento de 110 volts a tensão nos taps sobe também. Como essa tensão subiu e os relés estavam sendo forçados a fechar, o nobreak não desligou a saída (ou não conseguiu a tempo) e o varistor queimou.
Talvez o nobreak tá com problemas pra ler a rede corretamente, entrada ou saída. Tenta trocar o LM324 responsável por isso, não lembro se tem um só ou dois nesse modelo teu. Se tem dois, tenta identificar o certo. (Ou troca os dois)
Verifica também a rede de resistores/capacitores desses dois pontos de leitura.
Outra coisa, mais acima tu disse que apagou sem querer as marcações que fez na placa pra saber onde conectar o trafo. Se observar na placa, a SMS costuma marcar as cores na serigrafia, no lado dos componentes, não precisa marcar nada.

  • Joinha 1
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