Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Problema no módulo DVP12SC Estação ZHUOMAO - ZM-r5860c

Avalie este tópico:


Paulo Noce

Posts em destaque

Boa noite,

Estou com uma Estação de retrabalho ZHUOMAO - ZM-R5860C com problema no módulo PLC DVP-12SC.

Após um problema na rede elétrica a mesma liga, mas não inicializa.

Alimentação 24V e 12V ok

Módulo PLC DVP-12SC -

Led Power - Aceso

Led RUN - Apagado

Led ERROR - Piscando.

Pesquisando este erro RUN apagado, é ausência de programa no PLC.

Chaveando um dos réles, consigo gerar os 24v para o painel, onde consigo visualizar os comandos para criar os perfis. A função start não funciona, pois esta ligado a este módulo com problema.

Tenho uma outra estação exatamente igual a esta. Será que consigo copiar o programa deste módulo PLC da máquina boa para esta que esta com problema. Sei que a comunicação é via serial 232 ou RS-485, mas não conheço o processo para copiar este programa.

Quando ocorreu este problema, a bateria interna deste PLC estava com 1e apresentando a mensagem de BatLow. Troquei por uma nova, o led BatLow apagou, mas a estação continua a não inicializar.

Vídeo e imagens da estação.

 

IMG_2520.jpg

IMG_2521.jpg

IMG_2517.jpg

IMG_2516.jpg

IMG_2519.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@coelectron Boa tarde,

Exatamente, o led RUN está apagado e o led ERROR piscando.

Estou com dois programas da delta WPLSoft e ISPSoft que fazem esta comunicação e o próprio projeto para o PLC.

Estou aguardando chegar o conversor USB/RS485 e estou vendo um outro RS232/USB compatível com estes módulos da Delta.

 

Captura de tela 2017-09-10 13.32.29.png

Captura de tela 2017-09-10 13.33.29.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, não sei se chegaste a confirmar que a porta de comunicação para este modelo é a rs485, pelo que li a respeito do modulo SC em alguns documentos sobre o aparelho deu a entender que a porta de programação era a rs232.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Pelo que entendi do funcionamento da máquina e do módulo, ele é programado toda vez que você da aplicar em um perfil, se é que estou correto, a primeira coisa a verificar seria a integridade do cabo que interliga os dois, bem como conectores de ambos os módulos, mas imagino que já tenhas feito isso. Se eu estiver correto e o cabo estiver ok, algum dos dois módulos seja o touch ou o plc deve estar com a interface de comunicação queimada. 

O melhor material que encontrei sobre o assunto foi esse ai, cheguei a baixar alguns programas pra testar e ver se existia meio de fazer back-up e upload para o plc mas já fizeste isso também. hueahueauheauh

Teremos que esperar chegar os conversores pra dar andamento nisso ;D 

Abraço.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Boa noite,

Obrigado pelo retorno e também por buscar este material para me ajudar.

Este tópico é interessante, não só para eu conseguir consertar esta estação e ter mais uma para o dia a dia, como também, para que todos os colegas entendam como é o funcionamento destas estações de retrabalho.

Tenho duas máquinas exatamente iguais. Quando a primeira queimou, quiz comprar uma igual caso necessitasse peças de reposição num futuro. Como a primeiro praticamente durou 6 anos, não foi problema na máquina e sim numa variação de tensão na rede elétrica. 

Na realidade foi este o motivo ou bateria cmos zerada. Ao abrir a máquina a primeira vez, após queimar o módulo ligava e aparecia o LED ERROR piscando e Bateria LOW aceso.

Troquei a bateria de 3.8V, apagou o led de Bateria Low, mas o led error continuo.

Abri o módulo DVP e verifiquei que existe uma memória tsop32, onde creio que fique gravado as informações que precisamos. Como a bateria zerou, pode ter apagado todas as informações do módulo.

Hoje comprei o cabo USB/serial 232 da Delta. No meio da semana devera chegar.

Vamos lá...

56 minutos atrás, Neo disse:

Pelo que entendi do funcionamento da máquina e do módulo, ele é programado toda vez que você da aplicar em um perfil, se é que estou correto, a primeira coisa a verificar seria a integridade do cabo que interliga os dois, bem como conectores de ambos os módulos, mas imagino que já tenhas feito isso. Se eu estiver correto e o cabo estiver ok, algum dos dois módulos seja o touch ou o plc deve estar com a interface de comunicação queimada. 

Quando ocorreu este problema da máquina ligar e não acionar o touch, a primeira coisa que procurei, foi a alimentação de 24v que alimenta. Percebi que ao ligar, não tinha esta tensão no touch.

Seguindo a alimentação do touch, fui perceber que o primeiro relé,  olhando a foto é o primeiro da direita para esquerda, retirei este relé e liguei direto, fechando os 24V. Obs...Troquei o relé também...

Com alimentação no touch ao ligar a máquina, acendeu e me apareceu todas as funções para se criar um perfil. Tudo que tinha já programado, foi zerado. Programando novamente algum perfil o único botão que não acessa é o start. 

Como este touch é ligado via rs232 ao PLC DVP12SC, tudo que vc fizer de programação no touch, ele é gravado no DVP. O módulo estando com o problema de não estar em funcionamento ( RUN ), o que fizer no touch não irá passar para o próximo passo.

Veja este vídeo abaixo, onde ao ligar somente com os 24v ele acende o led RUN. Abaixo do vídeo, tem alguns comentários.

Abaixo um PDF mostrando seu funcionamento e mensagens de erro.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@coelectron Obrigado por se interessar na ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo @coelectron

Vídeo abaixo, ensinando como ligar um PLC do zero. Com este vídeo, já da para seguir com o multímetro os pontos de ligação na estação de retrabalho. O funcionamento, pode ser tanto manual como via software que é o meu caso. Irei ver mais algumas aulas e entender bem seu funcionamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@coelectron Boa noite.

O teste que fiz, foi com a rs232 e as entradas e saídas desligadas. Em qualquer modo RUN ou STOP fica apagado.

Conforme PDF que postei acima, isto indica que é falta de software no PLC. Com estes vídeos acima, já da para entender bem seu funcionamento.

O primeiro passo que irei fazer é chegando o cabo delta RS232, colocar nesta máquina com problema e puxar o programa. Se existir alguma coisa de programação gravada, irei tentar dar o RUN pelo programa. Caso não de certo, irei montar um conforme o vídeo e jogar para o PLC e ver se ativa o RUN. Se tudo der certo, puxo o programa da máquina boa e instalo nesta com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo @coelectron Boa tarde,

Verificando com o multímetro, cheguei ao ponto de start da linha de 24v ao touch. O relé responsável por este acionamento é o segundo da direita para esquerda. Medindo a bobina deste relé, chega 24v nos dois pontos. 

Seguindo um dos pontos, ele sai do Y1 do DVP-12SC. Retirei este fio do módulo e liguei direto no GND.

A estação ligou e acendeu o touch com todas as informações para configurar o perfil.

Creio que o problema esteja realmente neste módulo DVP e aguardando o cabo USB/RS232 para testes.

 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@notebookgr boa noite,  o melhor e poder leer o programa dentro del PLC e ver que linha nao se está ejecutando, asim voce vai poder tener un analisis, tambem pode ser que tenha algum dano no propio módulo, e o PLC fica em stop

eu acho difícil escrever em portugués perdao. Perdao. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎10‎/‎09‎/‎2017 às 22:51, notebookgr disse:

@coelectron Boa noite.

O teste que fiz, foi com a rs232 e as entradas e saídas desligadas. Em qualquer modo RUN ou STOP fica apagado.

Conforme PDF que postei acima, isto indica que é falta de software no PLC. Com estes vídeos acima, já da para entender bem seu funcionamento.

O primeiro passo que irei fazer é chegando o cabo delta RS232, colocar nesta máquina com problema e puxar o programa. Se existir alguma coisa de programação gravada, irei tentar dar o RUN pelo programa. Caso não de certo, irei montar um conforme o vídeo e jogar para o PLC e ver se ativa o RUN. Se tudo der certo, puxo o programa da máquina boa e instalo nesta com problema.

Ok Esta bem certo e isto mesmo tem que verificar o que aconteceu pois o programa do plc esta apagado ou corrompido verifica como ele permanece no PLC e verifica o circuito pois ele cometeu erro ou esta danificado ate mesmo a memoria pode estar comprometida já tive que trocar de outros modelos de PLC ( CLP ) não esqueça que ele e um computador baseado num microprocessador que desempenha funções de controle que não tem HD onde estaria o problema ?????? entendeu

 

Abraços e boa sorte  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Chegou o cabo rs232 original da Delta. Primeiro passo foi puxar o programa do PLC. A informação é que não existe programa. Enviei um programa que fiz e o módulo DVP ativou. O próximo passo e salvar o programa da outra máquina e jogar para esta com problema.

 

IMG_2531.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Captura de tela 2017-09-14 17.02.56.png

Esta foto mostra e x2 y10 y11 e botão ou contato  e que y10 e y11 e bobina 

vendo assim para  min x2 e um contato qualquer ??????

y10 e y11 são contados das suas boninas tipo bonina energizado o contato y10 vai sustentar ela ate final em algum ponto ela vai se desligar mais não esta aqui ................

entendeu

veja a foto abaixo

 

 

IMG_2531.jpg

 

Veja o conector In X2 tem um fio nele o que e..............................

veja o conector out Y10 e y11 o que e....................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...