Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida a respeito de EEPROM.

Avalie este tópico:


diogotecnico

Posts em destaque

Pessoal, tudo bem. Sou novato aqui no fórum e tenho algumas dúvidas relacionadas a bios. Desculpem se foi questões demais. Estou precisando mesmo esclarecer esses pontos.

 

Recentemente adquiri 2 regravadores de eeprom aqui. Um ezp2013 e o ch341a. Comprei também um adaptador 24 mil, um 25 mil e um clip estilo jacaré para gravar sem dessoldar a eeprom.

 

Já consegui umas 3 gravações realizadas com sucesso. Mas fiquei meio confuso com algumas coisas, por exemplo. 

 

1- Fiz a regravação de bios de um notebook HP, o mesmo voltou a dar imagem, entra no sistema, já fiz stress e tá tudo certo, mas no post ao ligar o note, ele dá um aviso como se não tivesse encontrando o serial do equipamento e essas informações estivessem zeradas. Mesmo assim funciona tudo ok. Como eu poderia resolver isso?

2- Como sei qual eeprom utilizar para substituir uma eeprom com defeito em casos de não ter uma igual? Basta ver a capacidade? Se sim, essa regra sempre é válida ou tem exceções? Por exemplo, tentei substituir uma "cFeon" por uma "gigadevice" ambas de mesma capacidade, mas não deu certo. 

3- Existe uma tabela de eeproms equivalentes? Para consultar qual eeprom posso substituir por qual, por exemplo?

4- Para saber se uma eeprom está boa, basta usar o auto detect do regravador? Tipo, se meu regravador reconhecer marca e modelo, já é certeza que esse eeprom está perfeito? Que posso reutilizá-lo.

5- Já testei o clip jacaré "estou chamando assim pois não sei o nome certo", em dezenas de eeproms diferentes e não consigo fazer funcionar, não reconhece nada. Já testei eeprom boa de certeza e não reconheceu. Esses clips são ruins mesmo, tem algum segredo para usar, ou será que o meu está com defeito?