Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida a respeito de EEPROM.

Avalie este tópico:


diogotecnico

Posts em destaque

Pessoal, tudo bem. Sou novato aqui no fórum e tenho algumas dúvidas relacionadas a bios. Desculpem se foi questões demais. Estou precisando mesmo esclarecer esses pontos.

 

Recentemente adquiri 2 regravadores de eeprom aqui. Um ezp2013 e o ch341a. Comprei também um adaptador 24 mil, um 25 mil e um clip estilo jacaré para gravar sem dessoldar a eeprom.

 

Já consegui umas 3 gravações realizadas com sucesso. Mas fiquei meio confuso com algumas coisas, por exemplo. 

 

1- Fiz a regravação de bios de um notebook HP, o mesmo voltou a dar imagem, entra no sistema, já fiz stress e tá tudo certo, mas no post ao ligar o note, ele dá um aviso como se não tivesse encontrando o serial do equipamento e essas informações estivessem zeradas. Mesmo assim funciona tudo ok. Como eu poderia resolver isso?

2- Como sei qual eeprom utilizar para substituir uma eeprom com defeito em casos de não ter uma igual? Basta ver a capacidade? Se sim, essa regra sempre é válida ou tem exceções? Por exemplo, tentei substituir uma "cFeon" por uma "gigadevice" ambas de mesma capacidade, mas não deu certo. 

3- Existe uma tabela de eeproms equivalentes? Para consultar qual eeprom posso substituir por qual, por exemplo?

4- Para saber se uma eeprom está boa, basta usar o auto detect do regravador? Tipo, se meu regravador reconhecer marca e modelo, já é certeza que esse eeprom está perfeito? Que posso reutilizá-lo.

5- Já testei o clip jacaré "estou chamando assim pois não sei o nome certo", em dezenas de eeproms diferentes e não consigo fazer funcionar, não reconhece nada. Já testei eeprom boa de certeza e não reconheceu. Esses clips são ruins mesmo, tem algum segredo para usar, ou será que o meu está com defeito?

 

Agradeço imensamente se puderem me ajudar, sou novato nessa área. Já trabalho com informática há 12 anos mas só agora botei pra me aprofundar nessa parte específica. Essa ajuda será de grande valia para mim. 

Desde já peço desculpas se estou pedindo demais. Pensei em juntar tudo e postar junto para ficar mais organizado e não sair poluindo de postagens no fórum. 

 

Editado: por diogotecnico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, diogotecnico disse:

Fiz a regravação de bios de um notebook HP, o mesmo voltou a dar imagem, entra no sistema, já fiz stress e tá tudo certo, mas no post ao ligar o note, ele dá um aviso como se não tivesse encontrando o serial do equipamento e essas informações estivessem zeradas. Mesmo assim funciona tudo ok. Como eu poderia resolver isso?

Nesse caso, teria que editar a bios inserindo o serial do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, SDTech disse:

Nesse caso, teria que editar a bios inserindo o serial do equipamento.

 

Saberia me dizer se já tem algum tópico aqui no fórum ensinando tal procedimento. Isso é exclusividade dos hps? Se eu tivesse baixado a bios exatamente correta, isso ainda assim aconteceria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, diogotecnico disse:

4- Para saber se uma eeprom está boa, basta usar o auto detect do regravador? Tipo, se meu regravador reconhecer marca e modelo, já é certeza que esse eeprom está perfeito? Que posso reutilizá-lo.

não, é preciso ver se ocorre o reconhecimento e também se ocorre falha na efetuação do backup e gravação.

3 minutos atrás, diogotecnico disse:

 

Saberia me dizer se já tem algum tópico aqui no fórum ensinando tal procedimento. Isso é exclusividade dos hps? Se eu tivesse baixado a bios exatamente correta, isso ainda assim aconteceria?

cada equipamento tem sua id, então a única forma é editando a bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
24 minutos atrás, diogotecnico disse:

 

Saberia me dizer se já tem algum tópico aqui no fórum ensinando tal procedimento. Isso é exclusividade dos hps? Se eu tivesse baixado a bios exatamente correta, isso ainda assim aconteceria?

 

Utilizando a busca do fórum pode encontrar muitos tópicos sobre o assunto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@diogotecnico , seu tópico foi movido para a área correta -> Assuntos Diversos

 

Como disse o Daniel, no Fórum temos inúmeros tópicos sobre esse assunto, basta uma breve pesquisa q todas sua dúvidas serão esclarecidas, por exemplo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...