Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Acer 5750 - LA-6901P - Analise do Circuito Charger

Avalie este tópico:


Gilson Macedo

Posts em destaque

Estou com uma placa na bancada (LA-6901p) que apresenta o seguinte: pino 7 adp_i tem 6mv com a placa desligada e apresenta 180mv com a placa ligada. Creio que mesmo sendo 6mv já é algo que o sio tem que interpretar para entender um carregador conectado.

 

Quem tiver mais informações sobre isso seria bom compartilhar.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por K0rTy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Estou com uma placa na bancada (6901p) que apresenta o seguinte: pino 7 adp_i tem 6mv com a placa desligada e apresenta 180mv com a placa ligada. Creio que mesmo sendo 6mv já é algo que o sio tem que interpretar para entender um carregador conectado. Quem tiver mais informações sobre isso seria bom compartilhar.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Hoje eu tava com um Lenovo que só liga com o carregador dele original. Vi que ele tem o pino central que vai para o sio com apter_in vou procurar se tem alguma forma de descobrir essa voltagem ou corrente. Vou estudar mais sobre isso, pois não entendo muito do assunto. Esse modelo do Lenovo já peguei dois que não ligam na fonte de bancada, a placa liga e desliga.

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo vou me atraver a falar.....kkk.

Eu interpretei assim: O pino 7 ICM, nada mais é do que um gerenciador. Baseado no google tradutor, vide abaixo:

ICM é a saída atual do adaptador. A saída deste pino produz uma tensão proporcional à corrente do adaptador. Agora observe a figura extraída do datasheet, no ACLIM q define a corrente limite, e temos os sensores de corrente CSIP e CSIN. A predefinição de configuração do pino 7 ICM segundo o datasheet é entre -0,3v  a +0,3v, o q nos mostra q a tensão encontrada por vc está dentro do parâmetro. Não sou nenhum expert ou nerd, mas eu também gosto de aprender sobre o circuíto, e não somente resolver. E com vcs tenho acrescentado muita coisa. Morria de medo de uma placa, kkkkkkkkkk

Fiquem a vontade para explanar, complementar,, criticar, questionar, dúvidas assim, são sempre bem vindas.

ISL6251AHAZ.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também achei que 6mv estaria dentro do esperado, e que 0v poderia indicar a ausência de um carregador. Obrigado pela colaboração, pois entendo que vários pontos de vista podem se juntar e acabar por elucidar uma questão. Entender cada pino de um pwm não é tarefa fácil, mas esse entendimento é o que nos leva a consertar ou não uma placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o diagrama a tensão que deveríamos ter no pino ICM é a diferença entre as tensões antes e depois do shunt x 19.9.

Então se temos uma tensão de 19V passando por um shunt de 0.02R e supondo que o circuito da placa tenha ai uns 50R, teríamos uma corrente de 19V / 50R =  0.38A circulando pelo shunt.
Então a queda de tensão ao passar pelo shunt seria de 0.38A x 0.02R = 0.0076V
Sendo assim 0.0076V x 19.9G = 0,15124.

A lógica é essa. ;D 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, dei uma averiguada melhor no datasheet do componente pois me surgiram algumas dúvidas trocando umas mensagens com o @Gilson Macedo

 

Este cálculo: (Vicm = 19.9 x (Vcsip-Vcsin)) que a gente vê no final da tabela da página 5 serve pra calcular a tensão aproximada de saída do ICM levando em conta a variação de tensão do carregador 

19.9 x (19v - 18.974)

19.9 x 0.026

0.5174V

O valor de Vcsin 18.974 foi calculado com base na corrente de 1.3A que o Gilson leu na placa. 

 

Segundo o datasheet:

 

Current Measurement: Use ICM to monitor the input current being sensed across CSIP and CSIN.

The output voltage range is 0 to 2.5V. The voltage of ICM is proportional to the voltage drop across CSIP and CSIN, and is given by Equation 9, where IINPUT is the DC current drawn from the AC adapter. ICM has ±3% accuracy. A low pass filter connected to ICM output is used to filter the switching noise.

 

Medição de Corrente: Use o ICM para monitorar a corrente de entrada que está sendo detectada pelo CSIP e pelo CSIN.

A faixa de tensão de saída é de 0 a 2,5V.

A tensão do ICM é proporcional à queda de tensão no CSIP e no CSIN, e é dada pela Equação 9, em que IINPUT é a corrente CC proveniente do adaptador AC.

O ICM tem uma precisão de ± 3%. Um filtro de baixa passagem conectado à saída ICM é usado para filtrar o ruído de comutação.

 

Equação 9: ICM 19.9 x IINPUT x R2

 

19.9G x 1.3A x 0.02R = 0.5174V

 

R2 é mostrado no exemplo da página 17 e está na tabela da página 16 e bate com o valor no esquema da placa la-6901p, 20 miliohm = 0.02R.

Sendo assim a tensão nesse pino varia de 0 a 2.5V 

E -0.3 a +0.3 é a variação típica para uma queda de tensão de 100mv quando o componente está a 25°C. 

Então quanto menor for a queda de tensão sobre o shunt mais variação teremos neste pino, e quanto maior for a temperatura ambiente também.

 

Sendo assim pegas o meu resultado de 0.5174 e tiras dele o valor que o Gilson leu na prática 0.180V e vais ver a variação real que está ocorrendo de acordo com a escala e com a temperatura: 0,3374 ficou praticamente dentro da variação esperada, levando em conta que a variação típica é de: mais ou menos 0.3V à mais ou menos 0.5V segundo informação no final da tabela da página 5 procure por: ICM Output Accuracy caso queira verificar.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo @wjinformatica @Neo @K0rTy 

 

Concordo com o Neo, é um circuito de amplificador diferencial de limite e proteção de corrente do sistema, tanto com somente a fonte conectada quanto com a fonte + carga para bateria principal.

 

Com certeza ele desativa a fonte da placa mãe se identificar alguma fuga ou sobrecarga de corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nesse lenovo g40-70 que estou aqui sem carregador o pino central tem 3,3v e com o carregador tem 0,89.

 

dai testei com a fonte de bancada e com ela se mantém 3,3v no pino central indicando que não tem carregador conectado.

pino central na fonte não tem nenhuma tensão. 

estou tentando entender issoimage.png

 

image.png

image.png

image.png

 nesse notebook precisamos ter essa identificação no pino do meio 

ele vai a nível lógico baixo indicando que temos uma fonte conectada

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica Tem HP que precisa de alguma tensão no pino central, eu mesmo já coloquei um resistor de 220 k ligando pino central ao Vin e deu certo.

 

Neste seu caso seria o resistor para terra seria = 3,3 - 0,89 = R . 0,050   R = 48

 

Eu testaria um resistor de 100 R para começar pino central para terra

 

Pode-se fazer teste com multímetro para saber a corrente que passa entre pino central e o terra para derrubar 3,3 v  para 0,89 v

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2018 às 02:41, SDTech disse:

@Gilson Macedo vou me atraver a falar.....kkk.

Eu interpretei assim: O pino 7 ICM, nada mais é do que um gerenciador. Baseado no google tradutor, vide abaixo:

ICM é a saída atual do adaptador. A saída deste pino produz uma tensão proporcional à corrente do adaptador. Agora observe a figura extraída do datasheet, no ACLIM q define a corrente limite, e temos os sensores de corrente CSIP e CSIN. A predefinição de configuração do pino 7 ICM segundo o datasheet é entre -0,3v  a +0,3v, o q nos mostra q a tensão encontrada por vc está dentro do parâmetro. Não sou nenhum expert ou nerd, mas eu também gosto de aprender sobre o circuíto, e não somente resolver. E com vcs tenho acrescentado muita coisa. Morria de medo de uma placa, kkkkkkkkkk

Fiquem a vontade para explanar, complementar,, criticar, questionar, dúvidas assim, são sempre bem vindas.

ISL6251AHAZ.png

Está correto na sua resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/12/2018 às 08:24, Neo disse:

Se não estou enganado nos Lenovo de pino retangular, vai um resistor de 560R do pino central para o terra. 

A única explicação é está mesmo @Neo ou seja só irá ligar com o carregador original ou um que usa o mesma configuração. A única forma do pino central ser alterado é por meio desse resistor presente na fonte do equipamento.

Foi o que entendi na imagem do circuito que indentifica a fonte na placa.

Editado: por cilaalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...