Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido nobreak nhs / expert online s 10000 / Não liga

Avalie este tópico:


sistemacompleto

Posts em destaque

Bom dia, Pessoal 

 

Estou com esse nobreak da nhs 10 KVA, não consegui resolver, mesmo com o esquema dele não consigo identificar o que esta em curto, o problema ocorre quando tento ligar ele, ele acaba queimando os diodos d7,d8,d9,d10 e também o resistor R4 da placa PRLSBP, esse nobreak é composto por duas placas, minha duvida é com relação a um componente especifico que não consegui entender o funcionamento, e aparentemente esta em curto, o componente seria o U6 e U7, eu olhei o datasheet dele mas não consegui entender qual a função dele, minha duvida é ele pode apresentar curto entre o terminal 7 e 8 desse componente segundo o esquema ? no esquema consta com "IN" e "OUT" .

 

Segue em anexo parte do esquema das duas placas, na outra placa que seria a EXOL também tem o mesmo componente e também da mesma forma apresenta curto nesses dois terminais.

 

Link esquema eletrico:  

 

 

 

PRLSBP.png

U1 PLACA EXOL.png

U6 E U7.png

Editado: por sistemacompleto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, 

 

Os componentes que você se refere são os ACS785 né? Eles são sensores de corrente de efeito Hall. É normal ele medir curto entre as duas "orelhas" (in e out), até porque elas são uma única barra metálica que entra por um lado e sai pelo outro. Dentro ele tem um circuito que sente a intensidade do campo magnético gerado pela "barra", proporcional à corrente que circula nela. É muito difícil um desses pifar, e mesmo que pifasse, não seria a causa da queima dos diodo (com eles inoperantes se perde algumas indicações no painel, como potência consumida, fator de potência, etc.. mas o nobreak não deixa de ligar). 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os componentes que você disse que queimam são parte do carregador. Como está o banco de baterias desse nobreak? Pode ter alguma em curto. 

 

PS. Cuidado com a procedência desses diodos 30h120.. Tem alguns falsificados no mercado que é colocar, ligar e estourar. Na falta deles, pode usar algum com características inferiores (eles são para 1200v, mas a tensão que trabalham não chega a um terço disso), como o FES16JT. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas, 

 

Os componentes que você se refere são os ACS785 né? Eles são sensores de corrente de efeito Hall. É normal ele medir curto entre as duas "orelhas" (in e out), até porque elas são uma única barra metálica que entra por um lado e sai pelo outro. Dentro ele tem um circuito que sente a intensidade do campo magnético gerado pela "barra", proporcional à corrente que circula nela. É muito difícil um desses pifar, e mesmo que pifasse, não seria a causa da queima dos diodo (com eles inoperantes se perde algumas indicações no painel, como potência consumida, fator de potência, etc.. mas o nobreak não deixa de ligar). 

Buenas, certo entendi, acabei não abrindo ele e pelo datasheet não tinha entendido o funcionamento dele, obrigado pela explicação, agora consegui entender o funcionamento dele, o que poderia estar ocasionando a queima desse resistor e dos diodos será ? outra coisa comprei novos os diodos e o resistor direto do fabricante.

13 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Alterado, acabei não prestando atenção na hora de abrir o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, zazulak disse:

Os componentes que você disse que queimam são parte do carregador. Como está o banco de baterias desse nobreak? Pode ter alguma em curto. 

 

PS. Cuidado com a procedência desses diodos 30h120.. Tem alguns falsificados no mercado que é colocar, ligar e estourar. Na falta deles, pode usar algum com características inferiores (eles são para 1200v, mas a tensão que trabalham não chega a um terço disso), como o FES16JT. 

  Fiz o teste das baterias, são 16, e estão todas ok, os diodos comprei direto da nhs o original deles, preferi não arriscar mandar vir da internet. o estranho é que o estouro é sempre no mesmo lugar. Estou ainda analisando esta área pra ver se aparece algum componente em curto. Qualquer coisa vou postando aqui os resultados. Obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 26/12/2018 às 20:13, zazulak disse:

Bom, se os diodos estouram já ao ligar, a única explicação lógica seria ou o R1 aberto (1k smd), defeito no processador, ou o indutor L1 em curto. Se tiver um indutimetro, veja quantos uH está medindo o indutor. 

Então nesse período tirei uns dias de ferias, por isso a demora em responder. Realmente desconfiei do processador, ai como não tinha pra troca pedi uma placa nova na fabrica, porem ao ligar ocorreu o mesmo problema, queimou novamente o resistor, não chegou a estourar os diodos, mas o resistor de 5W estourou (R4), estou tentando conferir na outra placa se acho alguma coisa em curto, o que percebi na outra placa (EXOL) é o capacitor C4 que esquentou de não conseguir colocar a mão em cima dele, eu troquei todos os IRGP4063D, para desencargo mas a principio o problema persiste, já arrumei duas vezes aquele resistor na 5W na placa e ligando ele volta a estourar. Se tiver alguma dica agradeço aos amigos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O C4 esquentando na placa principal nos dá uma pista: ou ele próprio está em curto, ou está sendo submetido a tensão negativa. Seria bom conferir a ligação do + e - da saída do carregador aos pontos de + e - das baterias na placa principal. Como esse nobreak tem um monte de fios interligando as placas (e mais ainda se tiver o transformador isolador opcional), é fácil inverter um deles por descuido. Já perdi uma tarde inteira em cima de um desses de 6kva porque ele esteve em outra assistência e veio com um fio ligado errado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

      aparentemente os cabos estão ok, para desencargo solicitei ao pessoal da nhs a ligação dos fios para conferir antes, o capacitor C4 vou trocar, ele esta dando alteração mesmo, será que antes de ligar ele faço algum outro teste ? vou aguardar o pessoal passar a ligação dele pra conferir mas pelas fotos que tirei antes de desmontar esta ligado correto, mas pra desencargo vou aguardar eles me responderem para não fazer nada errado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde, 

 

Então conferi todas as ligações, troquei o C4, realmente ele esta alterado, e depois disso fiz um novo teste e no ligar nas baterias ele não queimou mais nada porém não ligou também, conferi já os itens básicos dele, como cabos e ligações, fuzileis, troquei o processador, disjuntor, chave de liga e desliga. Não encontrei na placa os 12V nem os 5V, que tem em alguns lugares, somente tem a tensão das baterias. Só pra mim entender, quem gera os 12V e os 24V nessas duas placas, pois ja testei o 7805 que tem na placa e também nem chega tensão nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

bom dia...
estou com um nobreak da mesma marca e modelo desse que você estava reparando(nhs expert on line s 10kva), você conseguiu resolve-ló?
No meu caso ele não esta detectando rede, na bateria funciona normal, descobri que ele tem uma plaquinha(Fonte Aux(2R1), que gera uma tensão para os relês e para o regulador de +5V não esta funcionando, mas ainda não consegui repará-lá.
Se poder me auxiliar de alguma forma, sou muito agradecido.
Atenciosamente,
joão Filho
 

nhs fonte(aux 2R1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 22/02/2019 às 16:01, sistemacompleto disse:

Boa tarde, 

 

Então conferi todas as ligações, troquei o C4, realmente ele esta alterado, e depois disso fiz um novo teste e no ligar nas baterias ele não queimou mais nada porém não ligou também, conferi já os itens básicos dele, como cabos e ligações, fuzileis, troquei o processador, disjuntor, chave de liga e desliga. Não encontrei na placa os 12V nem os 5V, que tem em alguns lugares, somente tem a tensão das baterias. Só pra mim entender, quem gera os 12V e os 24V nessas duas placas, pois ja testei o 7805 que tem na placa e também nem chega tensão nele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um comentário estou analisando aqui um Expert 10Kva e vi seu artigo ja de 2018. Voce mencionou 16 Baterias ai fiquei pensando aqui na queima do R4 pois este carregador se for de 20 Baterias a tensão dele ´no mínimo vai ser 275 Volts e voce colocando banco de 16 baterias vai dar proximos de 216 Volts. Tenho a impressão que este modelo utiliza 20 Baterias que é o meu caso. Veja meu topico sobre o meu defeito.

Editado: por JAIRO JARBAS DE FREITAS LO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...