Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Farol de neblina / Ligação elétrica correta

Avalie este tópico:


R2-D2

Posts em destaque

Saudação amigos. 

Não conheço muito elétrica de carro por isso venho recorrer a vcs. 

Vou instalar farol de neblina e surgiu uma dúvida de como fazer a ligação; 

 

Utilizarei relé auxiliar e um botão para acionamento das lampadas mas quero que elas acionem só quando a meia luz estiver ligada (as famosas pingos) ou entao quando o farol estiver ligado. 

 

A dúvida é a seguinte, posso ligar a bobina do relé em paralelo com o pingo ou NAO é recomendado? Pois dessa forma o rele só iria energizar ao ligar a meia luz, ao meu ver funcionaria mas tenho dúvida se teria corrente suficiente para deixar o rele funcionando por horas sem nenhum problema? Precisaria diodo de proteção?

Existe outra forma de fazer essa ligação? Obrigado

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Buenas,

 

para economizar fio, o melhor é que o relé fique perto dos faróis que ele vai acionar.

 

O relé tem 4 pinos numerados. O 30 você liga direto no positivo da bateria através de um fio grosso (pode pôr um fusível no caminho), e o 87 vai para os faróis de neblina, tambem com fio grosso. Na  prática, pode inverter o 30 com 87, mas é melhor manter o padrão pra facilitar uma possível manutenção futura.

 

O 85 você aterra na carroceria. E do 86 você passa um fio (esse pode ser fino.. 0,75mm dá e sobra) até o painel, liga na chave que você vai pôr, e o outro lado da chave liga no primeiro estágio da chave dos faróis. 

 

Fazendo isso, os faróis de neblina só vâo acender quando a chave deles estiver ligada E a chave dos faróis estiver ligada, tanto na posição sinaleira como farol. E não precisará se preocupar em sobrecarregar a fiação original porque a corrente pros faróis virá direto da bateria. 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeita a explicação nobre.

 

14 horas atrás, zazulak disse:

E não precisará se preocupar em sobrecarregar a fiação original porque a corrente pros faróis virá direto da bateria. 

Realmente a grande dúvida era sobrecarregar a fiação original da meia luz (os pingos) ao ligar a bobina do rele junto e deixar funcionando por horas.

Mas levando em consideração que o rele precisa em media 500mA para acionar a bobina, eu acredito que nao iria atrapalhar essa linha da meia luz já que a mesma deve suportar até 15A pois deve haver um fusivel de proteção nesse setor aí. 

Confesso que rodei a internet toda pois estava com essa dúvida. Não achei ninguem dizendo claramente que não havia problemas ao fazer essa ligação.

A dúvida foi esclarecida. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...