Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Testes da tecnologia 5G na zona rural do Sul de MG terão novas etapas em 2019

Avalie este tópico:


andreotti

Posts em destaque

Foco do Inatel será nos testes em escolas de área rural de Santa Rita do Sapucaí (MG).
 

No fim de um ano importante no desenvolvimento da tecnologia 5G, com o primeiro teste aplicado em Brasília, os pesquisadores do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG), já miram as ações para 2019. O principal foco será o teste do funcionamento em áreas remotas, com unidades em escolas da zona rural da região.

Os testes preliminares na zona rural começaram em novembro e já apresentaram resultados de alcance na cobertura. “Estamos trabalhando em um raio de até 50 km do local onde está instalada a estação”, explica o professor e coordenador de pesquisas do Inatel, Luciano Leonel Mendes.

O que será feito em 2019 são testes nas escolas para mostrar a integração com a Internet das Coisas (IoT) , que é a conexão a aparelhos e objetos. “Queremos mostrar como isso pode ser usado no monitoramento de uma plantação, por exemplo. Então, temos essa ação de integração das pessoas desconectadas à era da informação”.
 

O foco do Inatel em 2019 é apresentar uma proposta técnica que viabilize o alcance da tecnologia a áreas remotas. “Existem duas frentes aqui no instituto. Estamos fazendo a pesquisa de uma forma mais ampla, alinhada às frentes desenvolvidas no exterior. O objetivo é crescer e chegar a uma capacidade 100 vezes maior do que a gente tem hoje com o 4G”.

A segunda frente, segundo Luciano, é justamente o desenvolvimento de uma proposta que inclua um novo cenário no 5G, voltado às áreas remotas.

“A maior preocupação aqui é vislumbrar um cenário com acesso à internet de fato em qualquer lugar. E não só nos grandes centros, como temos hoje. Hoje, saímos um pouquinho da cidade e já perdemos o sinal”, afirma.

O instituto, atualmente, lidera as ações no acesso em áreas remotas no Brasil. “Temos, além desse modem, para testes na zona rural, um projeto fomentado pelo Brasil e pela Europa. Aqui no Brasil nós temos seis participantes, o Inatel e mais cinco. Estas instituições trabalham em conjunto pra fazer com que essa rede 5G pra áreas remotas ganhe espaço na discussão internacional sobre o assunto”.
 

Quando vou conseguir usar o 5G?

 

Para o coordenador de pesquisas do Inatel, em 2019, os primeiros projetos comerciais vão começar a ser apresentados, principalmente na Europa, Ásia e Estados Unidos. "O Brasil não está muito atrás. Nós vamos começar a ver os pilotos em 2020. O discurso geral é de manter o passo com países europeus, Estados Unidos, Coreia e Japão".

O principal foco da primeira etapa da internet 5G será a tecnologia voltada à experiência do usuário, na imersão no mundo digital.

"Será possível ter uma experiência de realidade virtual, ou realidade aumentada, acesso a arquivos de mídia de alta densidade num tempo recorde. Vamos ter imagens em 4K, 8K no celular", prevê Luciano.

A partir do momento que os projetos forem apresentados, o pesquisador avalia que a chegada ao público deve ser rápida. "Essa questão da integração com a internet das coisas será em ondas. A gente está vivendo agora a primeira onda, que é uma tecnologia de 4,5G. Isso já vai permitir maior interação do usuário com seu sistema a sua volta, como ar condicionado, televisão à distância, tudo sobre sua rede móvel. Já é o início".

 

FONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2018/12/27/testes-da-tecnologia-5g-terao-novas-etapas-no-sul-de-mg-em-2019-diz-pesquisador.ghtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...