Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Epson LX-350 / Não Liga

Avalie este tópico:


rydhk

Posts em destaque

Olá Galera, sou novo na eletrônica estou com uma duvida em uma impressora Epson LX-350, ela simplesmente não liga , a minha duvida e se o problema está na Placa fonte ou na Placa lógica, fiz algumas medições e achei as seguintes voltagens na placa da fonte, segue as imagens abaixo;

Obs: A placa lógica estava bastante oxidada os terminais dos circuitos muito oxidado, A placa da fonte também mas bem pouco.

20181229_082336.jpg

20181229_082126.jpg

20181229_082135.jpg

IMG_20181229_085649.jpg

IMG_20181229_085643.jpg

Editado: por Alberto Rosa
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Alberto Rosa 

Fiz os testes, Terminal ok,  fusível ok, Capacitor ok, Ponte Retf. ok, Trasistor ok, já testei a placa do power esta ok também.

Na saída final para alimentar a placa logica tenho 40v como vê na imagem abaixo; tenho dúvida nessa saída final se realmente é essa voltagem e quanto aos outros terminais que apresentam 0v se está certo.

20181229_082336.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não achei o manual de serviço desse modelo mas veja se esse te ajuda:

Pelo que vi, nessa placa, temos que encontrar 5v. Ainda é possível que a lógica habilite algum sinal de retorno mas ... não saberia te confirmar.

Vamos ver se algum colega com maior experiência nessas impressoras consegue nos dar uma mão.

 

 

image.png

Editado: por Alberto Rosa
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

     Se você achou 40v no capacitor de saída é porque ela está chaveando ,portanto esqueça a fonte.

Parta pros driver do motor na placa lógica  que com certeza um deles está em curto matando a placa.

   Na foto abaixo você verá os 2 driver , um pro motor do carro (X) e outro pro motor do papel(Y).

Retire eles e ligue a impressora  , se ela ligar ,que com certeza vai basta substituir.

   Se for ele eu digo onde você encontra .

Boa sorte.

placa lógica lx350.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas,

 

Essa fonte quando se liga tem que ter:

a) +40V na saída

b) +5V (stanby) para a placa lógica.

 

Só depois de esses +5V, fazem arrancar a parte 2 da fonte comutada para dar os +5V para o resto.

 

Assim, se ao ligar (só a fonte), tem que encontrar os +40V e +5V e o outro pino a 0V

 

Se não tem esses +5V verifique se no PINO 6 do circuito integrado encontra os 40V

As seguir verifique se tem saída pelo pino 2 de +5V. (no seu caso não deve ter)

- Se não tem verifique a capacidade do electrolítico 470uF (ver esquema do colega Alberto Rosa)

 

Os esquemas são idênticos

 

Bom trabalho, 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera fiz vários testes na placa fonte e Placa logica mas não cheguei a conclui-los com as dicas que vocês me passaram pois o cliente acabou por ter que levar devido a "pressa"  infelizmente acontece, na fonte acredito que seria mesmo o problema no controlado dos 5v, a placa logica queimou vários componentes inclusive os controladores driver que o amigo @João Henrique comentou. Agradeço a todos pelas dicas @Alberto Rosa  @amtc @João Henrique

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...