Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Duvida acerca de capacitor - Acoplador de sinal dc ou não?

Avalie este tópico:


IoniCCC

Posts em destaque

Olá, boa noite. Estou com um esquema na bancada, mas já havia observado isso em vários outros esquemas, e sempre tive essa dúvida. Olhando em livros, não vi nada que pudesse me esclarecer sobre esta questão.

 

Afinal, o que é esse capacitor ligado em paralelo, e as vezes em série com um determinado sinal..?

 

No print abaixo, há o PC26 e o PC16. Observem que ambos não são ligados a uma referência específica. Gostaria de entender a função de ambos no circuito. Seria de imensa ajuda. Desde já agradeço.

 

image.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No esquema em questão, se você pegar o datasheet do PU4 terá a descrição dos pinos 1 e 2 dele. Onde poderemos perceber que: PC30 atua como filtro de ruídos da linha positiva; PC28 atua como filtro de ruídos da linha negativa e PC26 atua como filtro de ruídos diferencial. Ou seja, os três capacitores formam um conjunto de filtragem eliminando ruídos que porventura existam nas linhas monitoradas pelos referidos pinos do BQ24725.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas esse PC16 constitui uma configuração que eu nunca vi antes. E ainda tem o fato de que o pino 4, ACDRV, ainda emite uma tensão positiva na outra saída do resistor ligado a ele. Ou seja, não há um "ground" no circuito para servir de referência. Esta foi a minha dúvida, na realidade.

Editado: por IoniCCC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png

pode ser q ele protege o ACDRV e o CMSRC do PU4, contra um pico reverso gerado na troca do ac in para a bateria.

fazendo um loop infinito ate acabar com a tensao de corrente reversa gerada, isso acontece muito em circuitos q tem bobinas, gerando assim um pico do dobro da tensao aplicada anteriormente, esse loop serve como proteçao para tal.

desculpe as vezes posso esta enganado estou meio enferrujado 

Editado: por Harvorax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harvorax PR42 não existe no circuito. Divisor resistivo formado por PR39 e PR40 mais PQ8 é que atuam como proteção de curto na bateria ou polarização invertida da mesma.@IoniCCC PC16 também atua como filtro diferencial protegendo o pino 4 do PU4 contra interferências ou picos que originem-se do negativo e passem para o positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se olhar o datasheet do CI 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 da pra ve q esse PC16 se refere no datasheet de C16 

 

Fs = 750kHz, IADPT = 2.048A, ICHRG = 1.984A, ILIM = 2.54A, VCHRG = 4.200V, 12W adapter and 1S2P battery pack Use 0Ω for better current sensing accuracy, use 10Ω/7.5Ω resistor for reversely battery connection protection. See application information about negative output voltage protection for hard shorts on battery to ground or battery reversely connection. The total Csys is the lump sum of system capacitance. It is not required by charger IC. Use Din for reverse input protection. See application information about reverse input voltage protection. When using a different Q1 and Q2 that have a lower VGS(TH), a 500-kΩ resistor in parallel with C16 is required.

 

google tradutor

 

 

Fs = 750kHz, IADPT = 2.048A, ICHRG = 1.984A, ILIM = 2.54A, VCHRG = 4.200V, adaptador de 12W e bateria 1S2P Use 0Ω para uma melhor precisão de detecção de corrente, use um resistor de 10Ω / 7.5Ω para proteção reversa da conexão da bateria. Vejo informações de aplicação sobre proteção de tensão negativa de saída para curtos-circuitos na bateria para o terra ou bateria reversamente conexão. O total de Csys é a soma total da capacitância do sistema. Não é necessário pelo carregador IC. Use Din para entrada reversa protecção. Veja informações da aplicação sobre proteção de tensão de entrada reversa. Ao usar um diferente Q1 e Q2 que ter um VGS (TH) mais baixo, um resistor de 500 kΩ em paralelo com o C16 é necessário.

 

No datasheet do pu4 se intende q faz parte de proteção de retorno. sendo reverso ou bateria.

agora por questao de custo nem toda placa vai ter esse circuito de proteção acredito eu.

hehehe socorro trem complicado só =p

mas pelo q eu vi o esquema elétrico seguiu a risca oq o datasheet manda, mesmo nao usando o procedimento de segurança de loop.

 

Editado: por Harvorax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...