Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Capacitor Eletrolítico

Avalie este tópico:


jms53

Posts em destaque

Em caso algum. Outro sim, por ventura se vc for um técnico atencioso e detalhista como eu tento ser, sempre testo os capacitores novos com multímetro identificando a polaridade pois como sabemos, tudo que compramos hoje em dia em comércios locais vem da china, salvo os made in brazil. Fique atento que em alguns capacitores vem com o invólucro de identificação da polaridade negativa fixado ao contrário. E isso o levará a perca de tempo, dinheiro, e até do serviço. Esse relato já me ocorreu em uma placa desktop. Com os capacitores originais dela, que tive q remover, pra achar um curto na linha do processador. E qdo resolvi, e resoldei de volta........um estouro. Removi todos novamente e testei por sorte apenas um estourou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jms53 em nenhuma situação, os capacitores eletrolíticos são polarizados, portanto deve se respeitar a polaridade deles, capacitores cerâmicos que não tem polaridade... já liguei capacitores em serie, ou seja juntar o negativo de um com o positivo do outro, e soldar o negativo e positivo que ficaram livres no respectivos pads na placa, mas isso somente quando não encontrava um capacitor de mesmo valor para substituir um defeituoso, então "juntava" 2 para chegar ao valor aproximado do capacitor ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Super Nova e @FDONATO,

 

Primeiramente gostaria de agradecê-los pela resposta, muito obrigado! Estou trabalhando na restauração de um rádio antigo (AC431 SEMPER) e me deparei com está situação, por isto fiz a pergunta. Pelos meus conhecimentos realmente o capacitor eletrolítico não pode ser ligado com polaridade invertida, mas neste caso, o capacitor está com o positivo ligado à massa, daí surgiu a dúvida. A título de curiosidade, estou enviando o esquema da fonte e a foto da ligação no aparelho. Vocês têm alguma ideia da explicação para isto? Mais uma vez, muito obrigado!

20181231_142912.jpg

20181231_142813.jpg

Editado: por jms53
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já reparou se no esquema a fonte é simétrica???

Se tem tensão Positiva e Negativa... Pois esta situação é comum nesses casos ainda mais em amplificadores!!!

 

Repare no trafo do esquema... Center tap para a referência GND.

 

Flw...

 

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia este artigo:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Note que no artigo, a referência é 0V e no seu esquema é GND... Seriam a mesma coisa... E ai as alimentações você tem a tensão positiva, negativa e referência...

 

Em um exemplo, pode-se ter +5V e -5V...  Com as referências para 0V ou GND (conforme a simbologia representada no esquema).

 

E se prefir pode ainda utilizar (somar ignorando o símbolo negativo) as duas tensões ( +5V e -5V), se tem 10V no total. Que poderia ser utilizado em outras  etapas do circuito.

 

Flw...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não está invertido : está filtrando uma tensão negativa.

 

Aqueles dois transistores ali estão fazendo a função de diodos: a base é o catodo e os outros pinos servem como anodo. 

 

Esse arranjo de ter o gnd positivo em relação ao vcc era comum em circuitos com transistores de germanio, que eram em sua maioria PNP

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...