Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise PC com problemas para rodar Windows 7

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal!

 

Tenho um PC aqui que quero deixar somente para trabalho, mas estou tendo problemas com ele. Esse pc eu peguei de um colega que tinha um dívida comigo, e como já estava precisando de um PC para deixar somente para trabalho acabei ficando com ele mesmo. Quando peguei o pc, o colega disse que estava funcionando perfeito, e nos testes que fiz, na hora realmente funcionou, e depois disso quase não usei ele, ai quando comecei usar por mais tempo para testes, ele dava erro durante o uso e reiniciava sozinho, e algumas vezes desligava, ele estava com o Windows 7 instalado, e quando ocorria o erro aparecia aquela tela azul do erro, e fiz diversos testes e sempre dava o erro, algumas vezes demorava mais tempo ligado e outras dentro de poucos minutos após ligado já dava o erro, até cheguei a verificar a setup para ver se estava tudo ok com temperaturas e etc, ai deixei de lado um tempo e depois voltei nele novamente, primeiramente fiz uma boa limpeza no pc, troquei pasta térmica, montei novamente ai o SO não quis nem inicializar, fiz algumas tentativas e somente uma o SO começou a inicializar, mas como já estava querendo formatar para fazer uma instalação limpa, não me importei muito com os erros ocorridos. Então inicialmente pensei em instalar o Windows XP Pro SP3, pois a máquina já é um pouco antiga e com o XP teria melhor desempenho, apesar de que ela cumpre os requisitos para rodar o 7, mas não consegui instalar de jeito nenhum o XP, tentei várias vezes e sempre travava na tela azul inicial de instalação, cheguei a deixar mais de 2 horas ligado e nada, então pensei que poderia ser problema no drive ou então no hd, e testei com live cd e live dvd do linux e rodou perfeito e fiz a instalação no hd e instalou perfeito também, só achei um pouco estranho que na hora de instalar não constava o nome do hd como de costume, mas funcionou normalmente. Ai voltei a testar com o XP novamente e cheguei a testar sem o hd mas travava na tela de instalação do mesmo jeito, testei o cd do XP em meu pc de uso normal e funcionou perfeito, então baixei o Win7 Ultimate SP1 mas aconteceu o mesmo do XP e não instala. Ai resolvi testar instalando o XP no hd desse pc no meu outro pc e instalou normal, ai voltei o hd para o pc que não estava instalando e o WinXP inicializou normal, testei umas duas vezes e tudo ok. Fiz o mesmo procedimento com o Win7 mas com ele o pc não inicializa, quando vai pra tela de inicialização do Windows ele reinicia e vai pra tela que o Windows desligou de forma incorreta, e se seleciono "iniciar normalmente" acontece o mesmo e fica nesse loopy, e se seleciono para reparar, ele não repara e desliga. Ai testei o hd no pc bom o Win7 inicializa normal. Com o ocorrido, o problema está no PC não no hd nem drive, mas somente com o Win7 que não inicializa, com o XP e Linux funciona normal.

 

Como disse o pc é um pouco antigo, mas deve rodar o 7, até porque estava com ele antes, só não lembro a versão.

 

Queria deixar o Win7 pelo fato de ser mais novo que o XP e também não é muito pesado, mas se ficar causando muito problema ai deixo o XP mesmo, que sei que vai dar menos problemas, o Vista fora de cogitação. 

 

 

Segue informações do PC:

placa-mãe gradiente, tenho que verificar o modelo

placa de vídeo on board

processador Pentium 4 3GHz

hd ide 160gb Seagate Barracuda

2 pentes de memória, 1 de 1GHz e outro de 512mb

 

O texto foi grande, mas é isso ai, gostaria de algumas dicas para resolver o problema do Win7.

 

 

Editado: por srgames
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testou as memorias? Esses três pentes juntos pode tá causando algum problema. Sobre o HD com o 7 não iniciar, tem que ver algo sobre tipo de satã na bios, "achi" e "ide". Mas faça o seguinte, coloque o HD pra instalar o win 7 em uma máquina boa, deixei que o setup expanda e instale os arquivos do Windows e após a primeira reinicialização não deixe o windows iniciar retire o hd e coloque na maquina em questão é veja se termina a instalação.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO esqueci de mencionar, já havia verificado as memórias também quando estava tentando instalar o XP, testei removendo uma por vez para ver se iria funcionar mas não resolveu, também passe borracha nos contatos como muitos fazem mas continuou do mesmo jeito. Sobre a bios, ainda não fiz nada. Sobre o HD, no momento ela está com Windows 7 instalado, vou fazer o procedimento de instalação que você disse, inclusive já havia visto esse procedimento em algum outro forum, mas nunca fiz, o HD deve ser removido logo após a primeira reinicialização? Posso deixar passar por todo o procedimento de instalação inicial? E deve ser somente removido do pc, ele pode continuar ligado?

 

Obrigado pela ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça a instalação normalmente, logo após selecionar o disco pra instalar o Windows ele vai mudar para aquela parte "copiando arquivos..." com uma porcentagem até chegar 100% depois disso ele vai reiniciar pela primeira vez, ai tu nao deixa reiniciar, simplesmente quando ele apagar a tela, tu tira o cabo de força pra desligar completamente, e então retira o HD e coloca na maquina em questão, ele vai iniciar e continuar a instalação dos recurso e etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO Fiz tudo que você recomendou mas mesmo assim o pc não quis instalar o Windows 7. Fiz o procedimento de começar a instalação no pc bom e depois terminar no pc em questão, mas ele não terminava, quando ia para a tela inicial quando o logo do Windows vai se formar ai ele reiniciava novamente antes mesmo de formar o logo e ficava no loopy, tentei várias vezes e nada, em algumas tentativas ele passava pela tela inicial do logo do Windows mas travava no passo seguinte para concluir a instalação. Fiz também várias alterações na bios e várias tentativas mas não resolveu. Detalhe que nesse pc não encontrei a opção AHCI na bios, somente IDE e RAID. Depois de várias tentativas sem sucesso decidi reinstalar novamente o Windows XP e deixar por enquanto, apesar de ser mais antigo, será somente para trabalho mesmo, provavelmente nem internet deixarei, tenho meu pc pessoal que uso e tenho também um Notebook da minha irmã que deixarei para internet, estava usando esse Notebook para trabalho, mas ele está precisando de um upgrade (é muito lento). Então por enquanto vou deixar com WinXP Professional mesmo, depois de instalado deixei o pc ligado por horas para testes e não desligou nem reiniciou. Só preciso comprar uma TV monitor para deixar nesse PC para ocupar menos espaço, porque ele está com um monitor crt e ele também não está muito bom.

 

Obrigado por sua ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2019 às 19:42, srgames disse:

@FDONATO Fiz tudo que você recomendou mas mesmo assim o pc não quis instalar o Windows 7. Fiz o procedimento de começar a instalação no pc bom e depois terminar no pc em questão, mas ele não terminava, quando ia para a tela inicial quando o logo do Windows vai se formar ai ele reiniciava novamente antes mesmo de formar o logo e ficava no loopy, tentei várias vezes e nada, em algumas tentativas ele passava pela tela inicial do logo do Windows mas travava no passo seguinte para concluir a instalação. Fiz também várias alterações na bios e várias tentativas mas não resolveu. Detalhe que nesse pc não encontrei a opção AHCI na bios, somente IDE e RAID. Depois de várias tentativas sem sucesso decidi reinstalar novamente o Windows XP e deixar por enquanto, apesar de ser mais antigo, será somente para trabalho mesmo, provavelmente nem internet deixarei, tenho meu pc pessoal que uso e tenho também um Notebook da minha irmã que deixarei para internet, estava usando esse Notebook para trabalho, mas ele está precisando de um upgrade (é muito lento). Então por enquanto vou deixar com WinXP Professional mesmo, depois de instalado deixei o pc ligado por horas para testes e não desligou nem reiniciou. Só preciso comprar uma TV monitor para deixar nesse PC para ocupar menos espaço, porque ele está com um monitor crt e ele também não está muito bom.

 

Obrigado por sua ajuda!

Boa tarde!  Vou deixar algumas orientações para que no momento em que você decidir mudar o SO do seu computador, você possa ter êxito.

 

1º Verifique a alimentação de sua placa (Tensão e Tolerância de cada tensão encontrada na fonte ATX; tensão do estabilizador ou nobreak; tensão da tomada onde o computador está conectado; aterramento na tomada ou na residência)

2º Verifique a integridade dos componentes da placa mãe, memória RAM e fonte ATX.

3º Faça teste de memória RAM com o GoldMemory; HD com o HD Tuner; Estresse do sistema com algum software capaz desta função. Sugiro o EVEREST ou AIDA, o mesmo possui teste de instabilidade.

4º Após seguir esses procedimentos e não conseguir êxito na instalação do sistema pretendido, poste aqui os procedimentos que você fez anteriormente.

 

Boa sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2019 às 15:15, Rods disse:

@srgames o seu problema esta no HD, mesmo rodando o XP normal, o problema vai estar nele, troque-o que ira conseguir instalar o win7, boa sorte!

sobre instalar o W7 pensei em ser o HD, mas como o XP funcionou normal deixei ele, mas mesmo sem o HD conectado ambos XP e 7 não instalava nesse PC, somente utilizando outro PC que o XP instalou.

 

@JMarcosBrito Obrigado pelas dicas, dos testes mencionados fiz o teste de memória com o Memtest86 pelo Hiren's boot, e inclusive testei as memórias isoladamente como mencionado acima, os demais testes acabei não fazendo, e acabei deixando o XP mesmo, mas assim que possível irei fazer os testes com o HD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Na minha opinião,  por tudo que já li, o problema pode ser

1" Verifique as memórias RAM, se as frequências são todas iguais uma das outras, coloque sempre pentes de memórias de mesma marca e de mesmo tipo, assim, uma de 1Gg, 667 e outra igual, isto vai dar 2 Ghz 667 total, evite colocar memórias diferentes , como uma de 1Ghz 667 e outra de 500 Meg 667 , pois isto pode fazer dar este defeito, já passei por isto, e também,  o processador do PC, neste caso e um Pentin 4 , o ideal tem que ser um de 3 Ghz , pois do contrário vai ser um cansar, vc colocar o W7 , E o HD , no teu caso funciona no XP, mas pode ñ funcionar no W7, porque está ruim, mas no XP , vai funcionar. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...