Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Opinião dos técnicos

Avalie este tópico:


Ranes Matos

Posts em destaque

Sei que aqui não é o lugar certo, peço desculpas

 

 

 

Oi amigos técnicos, é uma opinião minha, não sou contra em ajudar!!

vcs não acha que nós deveríamos ajudar quem trabalha em eletrônica são realmente técnico? eu ainda não sei a opinião de vcs

vejo muitos estão consertando a sua tv em casa, aqui onde eu moro, eles abre a tv em casa eles mesmo estão tentando consertar, eles estão vindo com as placas dizendo eu vi no youtube que é essa peça aqui tá com defeito.

isso é ruim pra nós, se caso isso for gerar polêmica? pode retirar obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso da seguinte forma. Com a maldita inclusão digital, é relativamente possível qualquer usuário na internet ter acesso a conhecimentos técnicos específicos, pode ser ver no YouTube por exemplo, muitos vídeos tutoriais não só sobre eletrônica, como para qualquer área. Penso que nós técnicos, devemos nos especializar cada dia mais em consertos específicos que demanda muito conhecimento, e muita das vezes equipamentos e ferramentas específicas, que o usuário comum não conseguiram resolver, um exemplo o reball. Tenho um conhecido que tem uma eletrônica de TV que o carro-chefe é a troca de LED, o cara não tem um gravador de Eprom, mal tem uma estação de ar quente, ou seja basicamente só faz isso, troca uma capacitor ou outro componente que esteja em curto e etc... bem o básico mesmo. Coisas que o usuário comum consegue fazer assistindo tutorial no YouTube, então quando os negócios começaram ir mal por ter pouco serviço, a culpa não vai ser dos "técnicos de youtube" e sim do próprio técnico que não se especializou em determinada área ou não expande seus conhecimentos. 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Se você quiser consertar seu equipamento gratuitamente e pedir ajuda não vejo errado
2-Se você quer consertar seu equipamento e aprender o ofício e pedir ajuda eu não vejo errado
3-Se você é um técnico e precisa de ajuda para consertar uma equipe, não vejo isso errado.


Se você entra de tempos em tempos apenas para roubar informações, a longo prazo o único prejudicado é ele mesmo, a informação é livre, o conhecimento não é.

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente certas profissões estão ficando banalizadas...youtube possui muito vídeo com conteúdo muito útil, inclusive na área eletrônica feito por pessoas com conhecimento técnico para os criar...pessoas que estudam e dedicam seu tempo para ajudar de forma mais lúcida para quem assiste e que realmente aprender...

 

o problema são os que pensam que tudo e qualquer conserto de aparelho é simplesmente fácil...que com o uso do secador de cabelo, é possível consertar uma tv...que assar as placa no forno o notebook voltou a funcionar e dar vídeo, etc...

 muitos nao se dão mais o valor do técnico...basta assistir a vídeos do youtube e pronto....

por isto ja imprimi esta tabela kkk

tabela.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu sou muito curioso, quando algo estraga gosto de saber porque estragou e gosto de saber como arrumar.

Independente de ser um eletrônico, eletrodoméstico, eu digo no geral. Sou quem eu sou porque sou curioso, a curiosidade é algo natural do seu humano. 

Obvio que existe o bom senso. Se o motor do meu carro esta batendo biela levo a um profissional. 

Mas nada impede um advogado ou um dentista consertar sua propria TV por exemplo. As vezes consertando a TV ele acabe gostando do ramo da eletrônica e acabe por trocar de profissão? O que quero dizer é que nao devemos julgar. 

 

Se alguém tem uma dúvida, dentro do meu conhecimento eu ajudo, pois é dando que se recebe. 

 

Aqui nao atendemos no balcao, se o cliente quer damos entrada no sistema e passamos orçamento. Se a placa esta toda remendada nem perdemos tempo e devolvemos sem analizar. Quem perde nesse caso é o cliente pois vai ter que comprar um aparelho novo. Por isso digo, existe o bom senso, se eu nao estou apto a realizar tal serviço levo a um profissional!

 

- 'ahh mas dai eu fico sem serviço pois os clientes consertam em casa mesmo....'

Essa historia sempre existiu e sempre vai existir em todas áreas. 

 

O que faz vc ter serviço é a qualidade do seu serviço e seu atendimento. Faça bem feito, se profissionalize em sua profissão que terá reconhecimento dos clientes. 

Deixo aqui minha opinião. 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que precisamos ser bem equilibrados com isso. Realmente por causa da inclusão digital e de como a informação está chegando em dada um de nós de uma maneira muito mais rápida que épocas atrás, muitos clientes querem se aventurar no conserto de seus equipamentos.

 

Aqui na oficina as vezes aparece esse pessoal, mas tomamos a liberdade de dizer que não trabalhamos dessa forma. Que não cobramos pelo orçamento mas que para o nosso conserto e nossa garantia, precisamos fazer o orçamento "certinho".

 

Muitas vezes os clientes deixam, outros levam mais acabam voltando pior; nesses casos em geral passamos o orçamento de uma placa nova. 

 

Essas aventuras e tipico do ser humano. Quem nunca se aventurou em consertar o carro mesmo não tendo experiencia alguma, ou problemas com encanamento em casa,  pintura, a elétrica de uma casa muitos fazem isso por acharem ter informação ou conhecimento suficiente para realizar tal tarefa.

 

Alguém de vocês falou sobre se concentrar em reparos mais especializados. Eu concordo..

Esse crescimento é normal é assim que a sociedade evolui. Não pode ser parado. Temos muita matéria em português na nossa área, temos muito mais em inglês e em outros idiomas. Nós temos que nos especializar em reparos mais lucrativos e que nos der mais retorno, acompanhar o progresso é importante na nossa área. 

 

Gosto da maneira de como o fórum trabalha nesse assunto não é perfeito e nem tem como ser perfeito. Não tem como englobar cada situação do dia dia. 

 

Mas as regras visam incentivar o retorno, a participação, o movimento de informação e conhecimento que acaba ajudando a cada um aqui desde que participe também. Ajudar técnicos é importante porque acabamos nos ajudando no processo.

Mas não temos o mesmo tempo pra ajudar um prospectivo cliente a consertar seu próprio equipamento, pelo menos eu não tenho.

 

Se você chegou até aqui parabéns, espero que tenha colocado meu ponto de vista.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos.

 

Se não dermos oportunidade aos novatos neste ramo, estaremos desistimulando seu aprendizado. A 35 anos atrás, eu não entendia nada de eletrônica e para entrar na casa de meu sogro, tive que aprender. Se nesta época não tivesse alguém disposto a me ajudar eu estaria solteiro até hoje kkkk.

Tenho vários vídeos no Youtube e minha intenção e compartilhar conhecimento. Não tenho problema algum em ajudar quem precisa.

Para vcs terem idéia, o piso de minha casa estourou e chamei um profissional para um orçamento. Me pediram 3.000, para colocar o piso em uma área de 40m² sem retirar a argamassa velha. Como não tinha esta grana, entrei no Youtube e ví uns vídeos de recolocação de pisos e eu mesmo fiz o serviço, retirando toda a argamassa velha e recolocando todo o piso. Já se passaram dois anos e ate agora tudo certo.

Então quer dizer, por eu ser amador neste ramo de piso, não poderei tentar ou aprender ?

 

 

IMG_0759.jpeg

IMG_2316.jpeg

  • Joinha 7
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se temos conhecimento temos a obrigação de dividi-lo, pois não somos eternos mas nossas memórias quando passadas a diante podem ser sim.

faz muitos anos que trabalho na área de informática, faço videos ao vivo de consertos na minha página do Facebook e meus clientes nunca deixaram de procurar.

Além disso temos um grupo de técnicos aqui da cidade além de ajudar quando precisam muitos acabam me trazendo concertos em eletrônicas que não fazem ou que até dei uma dica

mas não se animaram a fazer.

Não podemos ser detentores de um poder tão grande que é o conhecimento e guarda-los apenas para nós!!!!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho evitado polemicas, em certos assuntos não consigo ser delicado com as palavras, não queiram saber, isso tem me trazido muitos problemas por eu sempre achar que devo opinar, pois bem, vamos lá!

  Eu não sabia absolutamente nada de eletrônica(Sempre trabalhei com Sistemas e Servidores), aprendi o básico com meu irmão, me aperfeiçoei aqui em muitas áreas sempre tendo meu irmão como mentor e me aventurei a reparar certas coisas que ninguém reparava e me dei muito bem, graças a sempre encontrar pessoas dispostas a doar seu tempo e ajudar.

  Feita introdução pra oque o nobre colega@Ranes Matos saiba um pouco como vim parar aqui, vamos a sua duvida e minha opinião!

 

  Todos que trabalham com manutenção já passaram pelo mesmo problema, independente o campo que atua, oque acontece é que o ser humano é curioso por natureza,  hora ou outra vai fuçar naquilo que não toca a ele, as vezes com pouco de sorte concerta, as vezes com uma boa ajuda concerta, as vezes com o melhor professor do mundo desiste e leva pra quem sabe ou chuta, joga no lixo e compra novo.

Agora, nessa questão do fórum a ser aberto  pra que quaisquer possam pedir ajuda, o filtro é de que está lendo o tópico, se o cara não tem base nenhuma(nem uma vela com prego estanho kkkk), manda ele procurar um profissional e pronto.

Me diga quem de nós mortais, que tenha a minima condição de arrumar qualquer coisa em casa, sem precisar pagar (mesmo não competindo a sua alçada) não o faria, não o faz? 

Um excelente exemplo que nosso colega @Paulo Noce  deu, quando não cabe no nosso bolso, somos capazes de fazer, por que não? 

Pois então, uma forcinha de que tem o conhecimento nessas horas é bem vinda não? Catamos opiniões aqui, um pouco lá, no Deus da internet chamado Google, no Semi-Deus chamado Youtube!
 Quem são esses fazendo isso? SIM!

 

Somos nós sendo eles!

 

Criticamos quando acontece na nossa área, mais não nos fazemos uma autocritica quando invadimos o espaço do outro profissional. Por unicamente estes motivos eu não critico quem os faz, ainda incentivo, ensino, conhecimento só tem valor quando é passado a diante, não sou uma ilha. Não tenho medo de concorrência, não tenho medo de perder cliente, quanto mais conhecimento demostrar, mais valorizado serei. O ser humano vale pelo que sabe, não pelo que não sabe(essa frase ficou ruim kkkkkkkk)

 

Ainda vou mais longe...acredito que tudo que vc faz de bem, volta em dobro a vc, então ajude e nunca precisará pedir ajuda, ensine e nunca precisará ser ensinado! 

Sou a prova, que por sempre estar disposto ajudar, muitas vezes nem precisei pedir ajuda, do nada aparece, tudo se resolve, não foi fácil trilhar esse caminho, mais oque trouxe até aqui foi a humildade pra aprender e pra ensinar. Ainda que tenhamos um caminho longo, passamos a vida aprendendo e morremos sem saber nada!
A sabedoria todos tem o conhecimento apenas alguns.

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...