Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte 110/220V -> 12V Netpool - Sem saída 12V

Avalie este tópico:


enioii

Posts em destaque

Olá, estou verificando uma fonte bivolt de piscina que deveria fornecer 12V para os leds.

 

Já dei uma verificada geral na placa, visualmente nada está estourado! Existem 2 CI's que nao consigo identificar quais são.

Alguém teria o esquema elétrico dessa fonte? Alguma dica? Sou eletronico, trabalho com automotivo mas nesse caso de fonte não tenho experiencia.

 

Ele estava funcionando intermitentemente, quando se dava umas porradinhas na caixa funcionava, aparentando um mal contato, mas ao abrir a placa não encontrei nada parecido com filamentos quebrados ou algo parecido.

 

Já fiz uma pré-medição em alguns componentes e aparentam estar OK, aceito sugestões de verificações!

20190104_153614.jpg

20190104_153620.jpg

20190104_153627.jpg

20190104_153642.jpg

20190104_153646.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@enioii comece verificando a etapa do primario se chega tensao no capacitor de 400v

veja o mosfet que esta no dissipador (proximo ao capacitor de 400v) se está chaveando corretamente e também o resistor de partida que faz parte dessa etapa.Sugiro que refaça toda a solda dessa placa pois é comum solda fria. 

Boa sorte 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shrimp_Green disse:

@enioii comece verificando a etapa do primario se chega tensao no capacitor de 400v

veja o mosfet que esta no dissipador (proximo ao capacitor de 400v) se está chaveando corretamente e também o resistor de partida que faz parte dessa etapa.Sugiro que refaça toda a solda dessa placa pois é comum solda fria. 

Boa sorte 

 opa...vou dar essa verificada sim....valeu..posto aqui o resultado depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

     Esses modelos de fontes não é complicado a manutenção , a maioria tem um pwm   IC  UC3843 fazendo a oscilação no gate do mosfet .  Confira se no pino 7 tem por volta de uns  13v , se estiver abaixo de 8v trocar o CI.

  Confira também se o diodo retificador da saída da fonte não está em curto e o resto siga os passos dos colegas acima.

 

Boa sorte.

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

 

Fui checando os componentes da placa e fazendo algumas medições, encontrei tensão em torno de 67V na entrada do trafo, testei o MOSFET de 4 pinos e aparenta estar OK! Refiz algumas soldas e ficou pendente agora medir o lado do secundário de trafo do circuito, alguma sugestão?

medição entrada trafo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema postado acima não corresponde ao da tua placa, mas dá pra ter uma ideia. Medir a tensão dessa forma, no primário, também não te ajuda muito, já que o FET tá chaveando em frequência alta, além de que se a tua rede é 220 volts deveria ter perto de 310 volts DC no trafo (se o PWM está chaveando o FET, dá pra medir algo próximo). Se for 110 volts, cerca de 155 volts DC. O PC817 faz parte do feedback, da regulagem da fonte. Esse FET de 4 pinos é o teu PWM, os dois estão no mesmo encapsulamento.
Qualquer desses componentes citados anteriormente podem fazer a fonte parar de funcionar, mas nenhum cria mau contato interno, apenas nas soldas.
Pela descrição inicial, de bater na caixa e ela funcionar, deve ser mau contato mesmo, se não nas soldas, alguma trilha rompida próximo a solda, difícil de ver. Não me parece ser defeito de componente, a não ser o transformador que pode ter mau contato interno, nas conexões com os terminais entre enrolamento e carretel, talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, 

 

Esse seu pwm, a julgar pela pinagem, é fabricado pela Fairchild, muito provavelmente um KA1M0565 ou similar. Nesse caso, sugiro trocar o capacitor que filtra o vcc dele (pino 3), e checar o resistor de partida (vai do pino 3 ao positivo do capacitor principal). 

 

Depois, ligue a fonte e veja se aparece alguma tensão no pino 3 em relação ao negativo do capacitor principal, que também é ligado ao pino 1. Se a tensão não aparecer, veja se não há um zener em curto nessa linha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa galera, 

 

Vou fazer as checagens sugeridas e ontem até desconfiei do transformador...

5 pinos no primário e 4 pinos no secundário, removi ele da placa e testei a continuidade parecia ok...

Primário as duas bobinas separadas e secundário as 4 saídas dando continuidade entre si, essa continuidade entre si é normal? os 4 pinos do secundário dando continuidade?

 

Vou verificar os itens sugeridos também...obrigado pela ajuda!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lado primário, uma bobina só é o primário, a outra é auxiliar pra alimentar o CI PWM. Em alguns casos a auxiliar é utilizada pra regular a fonte também, mas é raro, essa tua não utiliza essa forma. É normal medir continuidade sim, valores baixos tanto no primário quando secundário, trafo de fonte chaveada tem pouquíssimas espirras.
Também é difícil esses trafos entrarem em curto, mas não dá pra anular a hipótese, talvez as espirras vibrando acabaram fechando curto e com algumas batidinhas elas separam, pode acontecer em trafos mal montados.

Faz o seguinte, tenta ligar ela aberta. Com uma ponteira de plástico, vai cutucando os componentes um a um ao mesmo tempo que mantém o multímetro na saída dela. Vê se ao bater em algum deles, ela liga ou desliga.
Novamente, dado o defeito, acho bem difícil ser componente com falha, mas nada é impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um detalhe que eu não estava fazendo e que parece influenciar no disparo da fonte.

 

Eu estava tentando fazer as medições sem carga no final da fonte....oquanto isso influencia na análise da fonte?

Vou colocar uma lâmpada na saída pra simular uma carga! e fazer as medições!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, enioii disse:

Existe um detalhe que eu não estava fazendo e que parece influenciar no disparo da fonte.

 

Eu estava tentando fazer as medições sem carga no final da fonte....oquanto isso influencia na análise da fonte?

Vou colocar uma lâmpada na saída pra simular uma carga! e fazer as medições!

Se a fonte não foi bem projetada ela pode ficar "soluçando", partindo e cortando, mas mesmo assim teria que ter tensão na saída. 

 

Tem tensão no pino 3 do chaveador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 10 meses depois...

Olá. Tenho este equipamento. Gostaria de saber como faço pra configurar o controle remoto dele. Me disseram pra aterrar o PROG. É isso mesmo? Qual frequência de controle devo usar? 433?

Ahhh, como solução para está fonte, quando a minha parou, substitui por um carregador da NOKIA e está funcionando tranquilo. Porém o controle afoguei e tive que comprar outro. Aguardo ajuda para configurar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...