Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Stilo XCI3650 / S14BW01 / U30 esquentando

Avalie este tópico:


charliton

Posts em destaque

7 minutos atrás, Zoom1966 disse:

@charliton 

Mas você conferiu se gerou os 5V?

na primeira vez, ele esquentou rápido demais aí eu desliguei. Depois eu olhei e ele não apareceu os 5v não, mas o U74 já tinha começa a fazer barulho. Será que a corrente foi alta e queimou ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá a todos, analisando esse esquema vemos que o u30 é em outras palavras nada mais que um regulador de tensão onde entra 19v e sai os 5v para habilitar os CI que geram os 5v e 3v, ou seja, o u30 também precisa ser habilitado(onde o sinal chega no pino 3) para que ele faça sua função que é habilitar os outros ci, se ao apertar o botão power e o ci não estiver gerando os 5v de saida para os outros ci então o problema é ele. Aqui no fórum tem umas teorias de experiencias, nas quais testei uma delas, que é fazer um divisor de tensão com dois resistores um de  330k e outro de 120k na qual não obtive sucesso, então estou providenciando o material para fazer uma outra experiencia que é usando um mosfet canal P e um regulador 7805 para simular a função que o nosso problemático ci u30 (L556) faz, então é isso, futuramente postarei mais. Fiquem todos com Deus !

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Eu fiz, por minha conta, uma experiência com um circuito alternativo para substituir esse regulador GS7138S5-ADJ-R dessa placa. Como não encontrei para substituição, resolvi assumir o risco e, com a ajuda de um amigo que tem longa experiência e muito mais conhecimento que eu, montamos essa alternativa. Os componentes, pequenos e fáceis de achar, cabem nas proximidades.

 

Usei:

- um mosfet canal N 30V, IRF8707, mas qualquer um com as mesmas características deve servir.

- um regulador de tensão 78L05, SOT-89.

 

O esquema de conexão e foto de como ficou:

Alternativa GS7138.jpg

Circuito alternativo GS7138.jpg

 

Utilizei um fio grosso para ligar o dreno do mosfet e o GND do regulador para obter um mínimo de sustentação para a "gambiarra". E antes de montar, protegi a placa com um pedaço de fita Kapton. Para abrir um pouco de espaço para soldar o fio que liga o VIN ao dreno do mosfet, remanejei o capacitor de cerâmica C125 para o espaço entre C346 e C348. O pino 4 do U30 (FB) não é utilizado.

 

No meu caso, funcionou corretamente e voltei a ter o +5VA_EN. Porém, o U74 (APW8713, igual ao U73 que aparece na foto) não está OK. A tensão que tenho na saída dele está por volta de 0,6V. Ou seja, depois de resolver o U30, enrosquei no U74... 

 

MUITO IMPORTANTE: Esse regulador de tensão 78L05 foi utilizado porque a saída de tensão do GS7138 ESTÁ AJUSTADA PARA 5V, através dos resistores próprios. Lembrem-se disso, caso queiram aproveitar essa ideia em alguma outra placa que use o mesmo GS7138, mas ajustado para outra tensão de saída. Nesse caso, use o 78Lxx com saída apropriada para o caso!!!

 

Espero que minhas experiências ajudem algum colega!

 

Abraços a todos!

Editado: por Zoom1966
Complementação
  • Joinha 21
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@moura.leal 

Observei melhor a foto que você postou e gostaria de apontar um detalhe que me chamou a atenção.

sugiro caprichar na isolação entre os terminais do regulador de tensão que você usou, pois caso façam contato você terá 19V onde deveria ter 5V, ok? Como se trata de um notebook, com o uso e a vibração, pode acontecer. Nunca duvide na Lei de Murphy! kkkkkk

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

para de consertar essas porcarias, alem deles dificultarem nosso serviço, e um note barato que não vale apena conserta , conselho, avisa o cliente para nunca mais comprar essa tralha pois eles são safados colocam a maquina barata para pessoas que não tem condições de comprar, ai dura um ano e blau  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 03/09/2019 às 19:56, moura.leal disse:

Comigo deu certo, apenas usei um  L78W05 no lugar do o 78L05. apesar de um pequeno aquecimento no L78W05 funcionou perfeitamente.

 

Ajudou bastante,

 

Valeu

IMG_20190903_134519.jpg

 

Boa noite.

 

Gostaria de agradecer a comunidade especialmente ao Zoom1966  e moura.leal pela postagem. 

Fiz o procedimento aqui com o 7805L e IRFZ44n deu super certo.

 

Vallew. abraço.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2019 às 21:34, Zoom1966 disse:

Olá pessoal!

Eu fiz, por minha conta, uma experiência com um circuito alternativo para substituir esse regulador GS7138S5-ADJ-R dessa placa. Como não encontrei para substituição, resolvi assumir o risco e, com a ajuda de um amigo que tem longa experiência e muito mais conhecimento que eu, montamos essa alternativa. Os componentes, pequenos e fáceis de achar, cabem nas proximidades.

 

Usei:

- um mosfet canal N 30V, IRF8707, mas qualquer um com as mesmas características deve servir.

- um regulador de tensão 78L05, SOT-89.

 

O esquema de conexão e foto de como ficou:

Alternativa GS7138.jpg

Circuito alternativo GS7138.jpg

 

Utilizei um fio grosso para ligar o dreno do mosfet e o GND do regulador para obter um mínimo de sustentação para a "gambiarra". E antes de montar, protegi a placa com um pedaço de fita Kapton. Para abrir um pouco de espaço para soldar o fio que liga o VIN ao dreno do mosfet, remanejei o capacitor de cerâmica C125 para o espaço entre C346 e C348. O pino 4 do U30 (FB) não é utilizado.

 

No meu caso, funcionou corretamente e voltei a ter o +5VA_EN. Porém, o U74 (APW8713, igual ao U73 que aparece na foto) não está OK. A tensão que tenho na saída dele está por volta de 0,6V. Ou seja, depois de resolver o U30, enrosquei no U74... 

 

MUITO IMPORTANTE: Esse regulador de tensão 78L05 foi utilizado porque a saída de tensão do GS7138 ESTÁ AJUSTADA PARA 5V, através dos resistores próprios. Lembrem-se disso, caso queiram aproveitar essa ideia em alguma outra placa que use o mesmo GS7138, mas ajustado para outra tensão de saída. Nesse caso, use o 78Lxx com saída apropriada para o caso!!!

 

Espero que minhas experiências ajudem algum colega!

 

Abraços a todos!

@Zoom1966Eu posso susbstituir o 78L05 por um AMS1117? o AMS trabalha com uma corrente proxima de 1A

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Túlio Bastos disse:

@Zoom1966Eu posso susbstituir o 78L05 por um AMS1117? o AMS trabalha com uma corrente proxima de 1A

Você não precisa de 1A. Essa tensão é só para gerar um sinal que ativa outras partes do circuito. Mas, caso não tenha outro e obedecendo a saída de 5V, não vejo porque não usar.

Essa placa é uma dor de cabeça enorme!

Boa sorte, @Túlio Bastos !

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
8 horas atrás, Detrox disse:

@Zoom1966 Bom dia. será que pode usar o ams1117 de 5v ?

 

Olá Detrox! 

Acredito que se ele for SAÍDA FIXA de 5V, deve servir amigo. Mas observe bem a pinagem de entrada/saída/gnd desse AMS1117. Não sei se as posições são as mesmas, ok?

Abraço e boa sorte!!

Editado: por Zoom1966
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 13/03/2019 às 20:34, Zoom1966 disse:

Olá pessoal!

Eu fiz, por minha conta, uma experiência com um circuito alternativo para substituir esse regulador GS7138S5-ADJ-R dessa placa. Como não encontrei para substituição, resolvi assumir o risco e, com a ajuda de um amigo que tem longa experiência e muito mais conhecimento que eu, montamos essa alternativa. Os componentes, pequenos e fáceis de achar, cabem nas proximidades.

 

Usei:

- um mosfet canal N 30V, IRF8707, mas qualquer um com as mesmas características deve servir.

- um regulador de tensão 78L05, SOT-89.

 

O esquema de conexão e foto de como ficou:

Alternativa GS7138.jpg

Circuito alternativo GS7138.jpg

 

Utilizei um fio grosso para ligar o dreno do mosfet e o GND do regulador para obter um mínimo de sustentação para a "gambiarra". E antes de montar, protegi a placa com um pedaço de fita Kapton. Para abrir um pouco de espaço para soldar o fio que liga o VIN ao dreno do mosfet, remanejei o capacitor de cerâmica C125 para o espaço entre C346 e C348. O pino 4 do U30 (FB) não é utilizado.

 

No meu caso, funcionou corretamente e voltei a ter o +5VA_EN. Porém, o U74 (APW8713, igual ao U73 que aparece na foto) não está OK. A tensão que tenho na saída dele está por volta de 0,6V. Ou seja, depois de resolver o U30, enrosquei no U74... 

 

MUITO IMPORTANTE: Esse regulador de tensão 78L05 foi utilizado porque a saída de tensão do GS7138 ESTÁ AJUSTADA PARA 5V, através dos resistores próprios. Lembrem-se disso, caso queiram aproveitar essa ideia em alguma outra placa que use o mesmo GS7138, mas ajustado para outra tensão de saída. Nesse caso, use o 78Lxx com saída apropriada para o caso!!!

 

Espero que minhas experiências ajudem algum colega!

 

Abraços a todos!

 

Excelente sua modificação, foi de muita ajuda pra mim que precisava resolver rápido o defeito desse note...Eu só fez uma pequena modificação, que foi a remoção do resistor R2218. É que a saída do regulador de 5V esta ligado ao terra pelos resistores R2218 e R2219, originalmente esses resistores formavam um divisor de tensão e através do monitoramento dessa tensão o regulador original mantinha a saída em 5V constantes, como esse regulador já não esta mais na placa a única coisa que esses resistores estão fazendo agora é aterrar a saída de 5V do regulador e fazendo drenar uma pequena corrente (0,2mA pra ser bem exato) por ali, ta certo que é bem pequena mas mesmo assim não é necessário essa corrente ser drenada ali, so esta servindo pra fazer esquentar um pouco mais o regulador, removendo esse R2218 ja corta essa corrente e ele já trabalha um pouco mais frio. Mas sua solução foi excelente, parabéns e muito obrigado.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde pessoal estou com esse notebook fiz a troca do componente original pelo regulador K7805, porem o notebook só liga com carregado conectado se tiver só com a bateria ele não liga, depois de ligado posso retirar o carregador que ele fica funcionando apenas na bateria, porém se eu desligo só na bateria ele não liga, pra ligar tenho que conectar novamente o carregador, algumas vezes mesmo com carregador aperto power ele liga não da video ai depois de uns 5 segundos desliga, ai aperto power novamente ai ele liga e da video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...