Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Desligar eletrônicos na tomada com frequência gera problema?

Avalie este tópico:


Juniohead

Posts em destaque

Olá, galera.

É o seguinte, minha conta de energia sempre foi muito alta, R$ 270,00 em média, ao menos eu acho alto.

Então decidi fazer um teste de desligar todos os aparelhos da tomada pra ver se economizaria energia mesmo e realmente é uma economia boa até, média de R$ 50,00 o mês.

Enfim, gostei da economia e pra facilitar isso eu comprei filtros de linha da Clamper e coloquei em todos os cômodos da casa e sempre que deixo de usar algo, eu já desligo o filtro.

Eu já faco isso há quase um ano, e há cerca de 4 meses eu tive problema na tv LG de led do quarto, onde primeiro queimaram alguns leds, foi feito o reparo e pouco tempo depois o display dela entrou em curto ou coisa assim e teve que ser trocado. E ha 2 meses o problema foi na tv LG de led da sala, onde alguns leds/barras de led entraram em curto e foi feito o reparo.

 

Minha dúvida é se esses problemas podem estar ocorrendo devido a ficarem sendo ligados e desligados da tomada com frequência, alguém pode me confirmar isso?

Porque se for isso, já vou parar com a economia de energia que pelo possíveis problemas causados pode não ser tao econômica assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, CJ disse:

@Juniohead seu problema esta na marca: LG .

 

 

Eu pensei nisso, mas nao seria tao justo com a marca, pois as tvs nao sao lá de ultima geracao, elas tem em média 3 a 4 anos de uso, e MUITO uso diga-se de passagem.

Claro que também pode sim ser um problema genérico da marca, mas eu nao sou especialista da área e só fiquei encucado devido aos problemas comecarem a ocorrer logo em seguida a essa economia de energia.

 

4 minutos atrás, Daniel disse:

Acredito que o problema é desligar o filtro de linha com os aparelhos ainda ligados. 

 

Quando desligamos eletrônicos eles descarregam circuitos e capacitores para não haver sobrecarga na hora de religar.

 

Eu sempre desligo tudo no controle e depois desligo o filtro de linha.

Entao posso continuar fazendo isso que realmente não gera nenhum problema nos componentes eletrônicos da tv?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, CJ disse:

@Daniel pode ser a região pois aqui troco barra de leds de tv LG a toda hora, principalmente as maiores, 40/50 polegadas.

 

Também tenho uma TV LCD da LG e nunca deu defeito.

 

Cara, eu acredito que isso seja o mais provável.

Eu moro no Recife e a rede elétrica daqui é MUITO instável. Tem épocas que temos em média 2 quedas de energia por dia.

Mas salientando que quando as tvs deram problema, não ocorreu nenhuma queda de energia ou raio, até porque tava um calor dos infernos.

E por isso mesmo mandei fazer um ótimo aterramento e TUDO na casa é ligado a tomadas com aterramento. Além de usar filtros de linha de verdade.

Na sala mesmo eu uso até aquele multiproteção da clamper, onde ligo até o cabo coaxial da empresa NET, já pra evitar qualquer tipo de problema MESMO.

Mas ai quando acontecem essas coisas e queima um negocio aqui, outro ali, confesso que me desanima cuidar tanto da proteção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, CJ disse:

@Juniohead acredito que tenha sido azar as tvs terem dado defeito justamente na época em que você começou a desligar tudo. Fazendo dessa forma (desligando tudo pelo controle) pode continuar que não tem problema.

 

Obrigado pela resposta, amigo.

E agradeço a todos os outros pela ajuda também.

Pode encerrar o tópico. Continuarei fazendo minha economia elétrica então rs

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

O maior desgaste e consumo  de uma maquina é quando ela é ligada , seja ela elétrica, eletrônica ou mecânica.

Há muitos anos desligo totalmente meus equipamentos , exceto o micro ondas devido ao relógio e o modem, meu desktop nem a fonte de stand by fica ligada.

Há muitos anos atrás z notei que meu equipamento de TV a cabo esquentava muito mesmo desligado, usei o seu metodo de desligar o filtro de linha.

Nuca tive problema, agora então com a automação residencial, quando voce manda desligar a TV e corta a energia toda do equipamento.

Na sala (Philips) e no quarto da minha filha (LG) as TVs são de led e no meu quarto uma velha Semp LCD a lampada.  Já tive televisão queimada , mas não posso atribuir ao desligamento total.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manter os aparelhos desligados é, pelo contrário, uma forma de mantê-los muito mais afastados dos surtos e "ruídos" da rede elétrica.

 

Por outro lado, há quem saliente que manter os eletrônicos aquecidos, ligados ou no standby, seria melhor do que provocar stress térmico.

Editado: por alexandre-mbm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como disse o Alexandre, é tudo especulação.

 

Eu tenho dúzias de aparelhos ligados em filtros de linha que desligo todas as noites a anos e nunca tive problema. 

 

Agora veja bem, se suas tvs estão ligadas (com imagem aparecendo) e vc desliga o filtro de linha, isso sim com o tempo pode have algum problema pois vc está evitando a rotina de desligamento padrão delas. Agora simplesmente desligar o filtro de linha quando elas estão no stand by, duvido e muito que vc tenha qualquer problema

 

Outra coisa, são raros os aparelhos que cujo standby gera calor suficiente pra evitar um possível stress térmico. Pq isso gera um paradoxo. Se ele está quente o suficiente pra aquecer os demais componentes então o consumo de standby é alto (que péssimo design em?) então a melhor coisa que vc pode fazer é desligar esse aparelho da tomada pra gastar menos. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos, eu trabalho tercerizado para uma empresa Lan house de game... Em 5 anos nunca peguei um game de uso deles ou seja la sempre ta ligado sendo usado pelos frequentadores e a noite ficam todos na tomada. Isso explica que se evitar desliga da tomada prolonga a vida dos eletronicos. Acredito que seja por causa dos picos de tensao quando coloca na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...