Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Duvida sobre capacitor SMD

Avalie este tópico:


micxnet

Posts em destaque

Ola Pessoal! Estou procurando em minhas sucatas, um capacitor smd para reparar um Acer Aspire F5-573.

 

Assim que pego uma placa, procuro o esquema e verifico se tem algum capacitor com a especificação desejada...

 

No meu caso é um Capacitor SMD de 10u/25V.

 

Minha duvida é o seguinte, 0,01uf/25v é a mesma medida de um 10u/25v?

 

Pesquisei sobre o assunto mas só encontrei material para sobre associação com uf, nf e pf.

 

 

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, micxnet disse:

Obrigado Pelo toque @curtolo ! Nao precisa ser outro igual em relação a capacitância? Mas e a tensão?Tenho q obedecer pelo menos os 25v?

 

E qto a duvida sobre ser a mesma medida no caso apresentado a cima, sabe me dizer?

Boa noite! Contextualizando o tratamento do fabricante com a nomenclatura dos capacitores, sabendo que o "uF" se refere a micro farad, respectivamente, eu entendo que "U" se refere a micro e como sabemos que a unidade do capacitor é medida em Farad, concluo que, neste caso, não existe diferença entre "U" e "uF".

 

Apesar de saber que os capacitores servem também como filtro, no meu entendimento é preciso que você obedeça todas as especificações. Por falta de peça, acredito que você pode variar um pouco a diferença da capacitância, mas que obrigatoriamente deve obedecer a tensão que no esquema é exigido, neste caso os 25v.

Editado: por JMarcosBrito
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

1uF = 1000nF

0.1uF = 100nF = PC291

0.01uF = 10nF = C15 , C18 e PC292
0.001uF = 1nF

2,2nF ou 2nF2= 2200pf  = PC276


Deve sempre respeitar a tensão, conforme os colegas acima responderam.


Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2019 às 22:34, micxnet disse:

Obrigado Pelo toque @curtolo ! Nao precisa ser outro igual em relação a capacitância? Mas e a tensão?Tenho q obedecer pelo menos os 25v?

 

E qto a duvida sobre ser a mesma medida no caso apresentado a cima, sabe me dizer?

É só achar um de mesmo tamanho e cor amigo. 

Esses capacitores de filtro apenas filtram ruídos para sair tensão mais limpa e continua  possível. Como ele é um capacitor bem pequeno não precisa seguir a risca e perder tanto tempo com um problema desses.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nagkiller, entao o Capacitor q eu estava em duvidas na verdade possui a capacitância de 10nF! Obrigado pelo esclarecimento @nagkiller !

 

@curtolo, por se tratar de um capacitor de filtro, só de retira-lo da placa, a maquina passou a funcionar, obrigado pelo toque! Achei mais prudente (Pensando a longo prazo), substituir exatamente pelo mesmo valor.  Qto a cor que mencionou, vou ficar mais atento a esse detalhe, mas existe cores diferentes para capacitores smd nao polarizado ou era só um toque para nao correr o risco de me confundir e correr o risco de troca-lo por uma bobina? 😄

 

@JMarcosBrito Recado Dado! Consegui exatamente o mesmo capacitor..Inclusive do mesmo tamanho para deixar exatamente como veio de fabrica!Obrigado!

 

@wjinformatica Estava "encucado" qto a diferença no valor do capacitor, pois a maquina não estava carregando a bateria...Depois de ter encontrado e ter feito a troca do capacitor, reparei em uma chave (SW4) que é acionada ao fecharmos a maquina. Acredito q era por conta da falta do acionamento dessa chave que a bateria nao estava sendo carregada. A seguir o trecho do esquema onde podemos ver o SW4.

 

 

 

 

sw4.jpg

Editado: por micxnet
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet apanhei muito, no início, para esse notebook 

Eu não tinha muito conhecimento de esquema e essa chave nao tinha aborracchinha na carcaça que faz o contato e a bateria não carregava. É pega ratão mesmo. 

Mas vivendo e prendendo sempre, aqui é um ótimo lugar para aprender se realmente tiver interesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...