Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte portátil com saída 12V e 5V

Avalie este tópico:


DanielRPC

Posts em destaque

Boa tarde, pessoal. Uma dúvida que quero sanar com os mais experientes: Tenho um kit que uso para ligar HD externo, e nele tem uma fonte que tem saída de 12V e 5V, no entanto a mesma liga mas não entrega a corrente necessária para fazer o HD funicionar(para solucionar pego uma fonte de PC). Não consigo achar uma fonte que tenha estas saídas e com uma corrente de no mínimo de 2A. Estou pensando em compras uma fonte de 3A a 5A e pegar a linha de 12V e puxar uma derivação e daí conseguir os 5V também na saída. Só que não posso usar um regulador de tensão classe 78XX ou 79XX pois eles não suportam estas correntes. O que vocês poderiam me dar de dica(s) para fazer esta adaptação  ?  Posso usar outro componente tipo um zener nesta derivação ? ... enfim preciso de algo estável sem o risco de passar dos 5V para não queimar o HD. Desde já agradeço. Obrigado. Foto da fonte com defeito.

20181119_142522.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zazulak, obrigado pela sua resposta. Encontrei sim no ML,  vou analisar sobre o que vc me perguntou, com referência ao conserto da fonte. De acordo com sua experiência, qual o componente(s), nesta fonte, que poderia estar com defeito ocasionando uma baixa corrente na saída ?... dá uma dica aí....  Obrigado.

Meu conhecimento é intermediário em eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2019 às 20:50, zazulak disse:

Pode usar um daqueles módulos dcdc com lm2596 que tem a venda no mercadolivre. 

 

Não é mais fácil consertar a fonte original do que fazer outra? 

zazulak, obrigado pela sua resposta. Encontrei sim no ML,  vou analisar sobre o que vc me perguntou, com referência ao conserto da fonte. De acordo com sua experiência, qual o componente(s), nesta fonte, que poderia estar com defeito ocasionando uma baixa corrente na saída ?... dá uma dica aí....  Obrigado.

Meu conhecimento é intermediário em eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas:

 

Se a fonte não está a funcionar bem, abre a mesma e verifica os condensadores electrolítico na saída.

Um disco duro não necessita de tanta corrente como indica (2A).

 

Se quer usar uma fonte de PC, basta ligar o conector com VERMELHO/PRETO/PRETO/AMARELO que tem que funcionar.

(atenção que as fontes de PC podem necessitar é de mais carga na saída para funcionar)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, amtc disse:

Boas:

 

Se a fonte não está a funcionar bem, abre a mesma e verifica os condensadores electrolítico na saída.

Um disco duro não necessita de tanta corrente como indica (2A).

 

Se quer usar uma fonte de PC, basta ligar o conector com VERMELHO/PRETO/PRETO/AMARELO que tem que funcionar.

(atenção que as fontes de PC podem necessitar é de mais carga na saída para funcionar)

Valeu pela dica, amtc. Vou verificar os capacitores. Com respeito a fonte de PC, já estou usando para suprir minha necessidade. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, DanielRPC disse:

zazulak, obrigado pela sua resposta. Encontrei sim no ML,  vou analisar sobre o que vc me perguntou, com referência ao conserto da fonte. De acordo com sua experiência, qual o componente(s), nesta fonte, que poderia estar com defeito ocasionando uma baixa corrente na saída ?... dá uma dica aí....  Obrigado.

Meu conhecimento é intermediário em eletrônica.

Bom, pelo que sei dessa fonte, ela é baseada num circuito auto oscilante com transistores. A primeira coisa que eu faria seria trocar os capacitores das saídas de 5 e 12v, um pequeno que tem no primário, e reduzir o valor do resistor que tem ligado ao source do fet (é um de 0r33, pode baixar pra 0r22). 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, zazulak disse:

Bom, pelo que sei dessa fonte, ela é baseada num circuito auto oscilante com transistores. A primeira coisa que eu faria seria trocar os capacitores das saídas de 5 e 12v, um pequeno que tem no primário, e reduzir o valor do resistor que tem ligado ao source do fet (é um de 0r33, pode baixar pra 0r22). 

Valeu pela dica zazulak, por isso é bom conversar com quem entende... vou abrir ela e fazer essas verificações. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2019 às 13:22, DanielRPC disse:

Valeu pela dica zazulak, por isso é bom conversar com quem entende... vou abrir ela e fazer essas verificações. Muito obrigado.

Obrigado pelas dicas. Resolvi o problema da seguinte forma: Troquei o capacitor do primário 22mf400V e 01 capacitor do secundário 470mf16V, os dois estavam com a capacitância totalmente alteradas,  agora ela está funciando corretamente... ela dá de esquentar um pouco mas nada demais. Valeu.😉

Editado: por DanielRPC
Adicionar informação.
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...