Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV Plasma Samsung PL51F4000AGXZD não liga

Avalie este tópico:


Harvorax

Posts em destaque

Placa fonte funcional

na placa logica achei um componente que esta esquentando muito, mas como n tenho o esquema elétrico, não estou sabendo identificar ele.

o componente é esse 1G1H na foto ic806

20190111-182559-43.jpg

caef08dc-0765-419a-b8aa-5f385f217a99.jpg

c65eae3a-f6d3-4746-a81a-2c084491575e.jpg

 

grato

5c6363f1-ec4d-4d7f-b2d2-8d174a59291a.jpg

b235a949-022e-4b6a-9875-fa84dd38b24b.jpg

fe7ddfc6-0b16-408c-bd50-5b25f7021961.jpg

Editado: por Chagas Moura
letras maiúsculas no título
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2019 às 15:32, edward linux disse:

em geral o d209 por se trata de um regulador é normal o aquecimento de 30°c

na verdade esses 30 graus é da placa nao do componente, como ele é pequeno complica apontar certim nele.

mas ele esquenta de queimar o dado rapidamente. 

vou fazer a troca dele e depois falo oq deu obrigado pelas ajudas

fora da placa o seu comportamento estava estranho n era como transistor. as vezes é ele vamos ver

Editado: por Harvorax
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2019 às 19:48, rsystem disse:

Amigo nessa tv vc precisa jumpear o pson ao terra , e jumpear os pinos 3e4 na sinal ok. E veja se o senk não vai esquentar muito.

asd.jpg

 

fizemos o jumper pino 15 ps_on com gnd apareceu todas as tensões somente a tensão do pino 9 de 5.3 volts não apareceu 

mais alguma dica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harvorax vamos lá com esse teste vc verificou se deu imagem , as tensões vs e va subiram TB ? Se vc fez esse teste com todas placas conectadas verifique se não deu imagem , caso não tenha dado verifique se o processador na principal não está esquentando.

Editado: por rsystem
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2019 às 10:34, mr.rocha disse:

amigo vc ja fez o autogen?

senao fez faça pra verificar as outras placas

se a placa principal estiver ruim nao tem conserto ela queima o processador BGA, a menos que vc tenha equipamento especifico e outro processador pra trocar.

Colega, estou aprendendo a mexer em tv, obrigado pela dica eu n sabia da existência desse teste autogen, procurei na internet e vi como é o teste, porem n achei como faz esse jumper nessa tv em especifico. teria alguma dica de como achar ?

 

 

 

Editado: por Harvorax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2019 às 10:01, Lupeja13 disse:

Este componente é um regulador veja DATASHEET 1GH1 no google.com  e vera em pdf como funciona.

eu n dei conta de achar o datasheet desse componente no google o.0

me desculpe, mas pelas medições que fiz realmente mais parece um regulador q um transistor poderia postar o datasheet dele ? realmente n achei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Cì aí em questão é um regulador de 3v3 formato sot23 recebe 5v e sai 3v3...   uma plasma pl51f4000 me queimou 3 placas main da pl43 que cai na besteira de tentar testar nela...  as 3 funcionando na 43... testei uma  a uma na pl51 nem uma ligou e ouvi uma fumacinha em 1... depois fui ver as 3 queimaram este reg de 3v3 e 2 delas queimaram mais coisas,  uns CI qfn do outro lado da placa e mais coisas juntas... a fonte saia uma tensão fora de controle e queimava este regulador certamente o 5v disparou (não sei como)..  comprei uma fonte nova, mas acabei desistindo de continuar pois queimar 3 placas é demais o Regulador que serve no lugar tem no Ali e Mlivre, vai os links...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Harvorax disse:

@Fernando Teixeira

teria como testar isso?

sera q um reballing resolve ou o processador q foi pra caixa prego? 

 

Já consertei inúmeras tv's desse modelo e nunca peguei defeito no BGA por causa de solda fria (reballing), o processador pode até está em curto, mais uma coisa é certa o reballing não vai resolver.

 

Tira uma foto da placa de vídeo completa e marca com um circulo em qual local da placa o componente está, estou com duas tv's lá na loja que consertei hoje pela manhã e já estão em teste. Abro ela e verifico qual tensão trabalha esse componente e passo para você. Depois que te passar o valor você pode até tirar o componente e alimentar com uma fonte externa regulável e "procurar" quem está fazendo ele super aquecer.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Datasheet dele muito provavelmente é esse.

Editado: por paulovdmt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, paulovdmt disse:

 

Já consertei inúmeras tv's desse modelo e nunca peguei defeito no BGA por causa de solda fria (reballing), o processador pode até está em curto, mais uma coisa é certa o reballing não vai resolver.

 

Tira uma foto da placa de vídeo completa e marca com um circulo em qual local da placa o componente está, estou com duas tv's lá na loja que consertei hoje pela manhã e já estão em teste. Abro ela e verifico qual tensão trabalha esse componente e passo para você. Depois que te passar o valor você pode até tirar o componente e alimentar com uma fonte externa regulável e "procurar" quem está fazendo ele super aquecer.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Datasheet dele muito provavelmente é esse.

2.jpg1.jpg

ponto 1 tenho entrada de energia 5v

ponto 2 é GND

ponto 3 tenho 5 ohms de resistência para o terra

 

Esse datasheet que vc me enviou n bate com a entrada de energia e no caso coloquei como 1 na foto ja no datasheet q vc me enviou seria o gnd

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2019 às 22:18, paulovdmt disse:

 

Já consertei inúmeras tv's desse modelo e nunca peguei defeito no BGA por causa de solda fria (reballing), o processador pode até está em curto, mais uma coisa é certa o reballing não vai resolver.

 

Tira uma foto da placa de vídeo completa e marca com um circulo em qual local da placa o componente está, estou com duas tv's lá na loja que consertei hoje pela manhã e já estão em teste. Abro ela e verifico qual tensão trabalha esse componente e passo para você. Depois que te passar o valor você pode até tirar o componente e alimentar com uma fonte externa regulável e "procurar" quem está fazendo ele super aquecer.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Datasheet dele muito provavelmente é esse.

 

Amigo, pois eu já sou o inverso. De acordo com meu sistema da Samsung, ASMO, já atendi 75 PLXXF4000/4500 que usam o Senk13(processador) e 39 aparelhos foram justamente BGA.

 

Uns não aguentavam ligados, outros não ligavam, mas grande maioria era o próprio BGA.

 

Os que não eram, a fonte não acionava os 12v.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, SansuiAT disse:

 

Amigo, pois eu já sou o inverso. De acordo com meu sistema da Samsung, ASMO, já atendi 75 PLXXF4000/4500 que usam o Senk13(processador) e 39 aparelhos foram justamente BGA.

 

Uns não aguentavam ligados, outros não ligavam, mas grande maioria era o próprio BGA.

 

Os que não eram, a fonte não acionava os 12v.

 

Como nosso país é muito grande e o clima varia muito de região para região, realmente pode acontecer. 

 

Mais mesmo assim não justifica o componente está esquentando muito, a não ser como disse o amigo que o próprio processador esteja em curto. O chaveador hdmi pode está danificado também, que é dentro do próprio processador e etc.

 

Não consegui abrir a tv hoje para verificar a tensão que o regulador trabalha, mais muito provavelmente deve ser de 3,3v.

 

Passei o dia com 4 sony da linha XBR de 65" e 55" nas bancadas, mais amanhã vou fazer a aferição e dou retorno para ajudar o amigo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, hoje consegui pegar as informações para te passar.

 

Se você tiver uma fonte ajustável, pode fazer o seguinte, ajusta ela para 3v e limita a corrente em 1A. Alimenta direto nos 3,3v do transistor e vê quem vai esquentar excessivamente, por exemplo o micro e etc.

 

Veja que na minha fonte com a placa principal boa o consumo é mínimo.

 

Lembrando que esse teste com a fonte externa você vai fazer com o aparelho fora da tomada, ok.

 

 

PL51F4000.jpg

PL51F4000-1.jpg

Editado: por paulovdmt
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...