Jump to content
Harvorax

em análise TV Plasma Samsung PL51F4000AGXZD não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Placa fonte funcional

na placa logica achei um componente que esta esquentando muito, mas como n tenho o esquema elétrico, não estou sabendo identificar ele.

o componente é esse 1G1H na foto ic806

20190111-182559-43.jpg

caef08dc-0765-419a-b8aa-5f385f217a99.jpg

c65eae3a-f6d3-4746-a81a-2c084491575e.jpg

grato

5c6363f1-ec4d-4d7f-b2d2-8d174a59291a.jpg

b235a949-022e-4b6a-9875-fa84dd38b24b.jpg

fe7ddfc6-0b16-408c-bd50-5b25f7021961.jpg

Edited by Chagas Moura
letras maiúsculas no título

4 horas atrás, edward linux disse:

em geral o d209 por se trata de um regulador é normal o aquecimento de 30°c

Acredito que ele está falando do ic806 q é um transistor npn ok .

Amigo nessa tv vc precisa jumpear o pson ao terra , e jumpear os pinos 3e4 na sinal ok. E veja se o senk não vai esquentar muito.

Em 12/01/2019 às 15:32, edward linux disse:

em geral o d209 por se trata de um regulador é normal o aquecimento de 30°c

na verdade esses 30 graus é da placa nao do componente, como ele é pequeno complica apontar certim nele.

mas ele esquenta de queimar o dado rapidamente. 

vou fazer a troca dele e depois falo oq deu obrigado pelas ajudas

fora da placa o seu comportamento estava estranho n era como transistor. as vezes é ele vamos ver

Edited by Harvorax

sera que não consigo o esquema elétrico dessa placa logica ?

alguém sabe o que seria esse kda A9 na posição D209_lo

Em 12/01/2019 às 19:48, rsystem disse:

Amigo nessa tv vc precisa jumpear o pson ao terra , e jumpear os pinos 3e4 na sinal ok. E veja se o senk não vai esquentar muito.

asd.jpg

fizemos o jumper pino 15 ps_on com gnd apareceu todas as tensões somente a tensão do pino 9 de 5.3 volts não apareceu 

mais alguma dica ?

@Harvorax vamos lá com esse teste vc verificou se deu imagem , as tensões vs e va subiram TB ? Se vc fez esse teste com todas placas conectadas verifique se não deu imagem , caso não tenha dado verifique se o processador na principal não está esquentando.

Edited by rsystem
  • Like 1

amigo vc ja fez o autogen?

senao fez faça pra verificar as outras placas

se a placa principal estiver ruim nao tem conserto ela queima o processador BGA, a menos que vc tenha equipamento especifico e outro processador pra trocar.

• Like 1

Este componente é um regulador veja DATASHEET 1GH1 no google.com  e vera em pdf como funciona.

• Like 1

Em 16/01/2019 às 10:34, mr.rocha disse:

amigo vc ja fez o autogen?

senao fez faça pra verificar as outras placas

se a placa principal estiver ruim nao tem conserto ela queima o processador BGA, a menos que vc tenha equipamento especifico e outro processador pra trocar.

Colega, estou aprendendo a mexer em tv, obrigado pela dica eu n sabia da existência desse teste autogen, procurei na internet e vi como é o teste, porem n achei como faz esse jumper nessa tv em especifico. teria alguma dica de como achar ?

Edited by Harvorax

Em 17/01/2019 às 10:01, Lupeja13 disse:

Este componente é um regulador veja DATASHEET 1GH1 no google.com  e vera em pdf como funciona.

eu n dei conta de achar o datasheet desse componente no google o.0

me desculpe, mas pelas medições que fiz realmente mais parece um regulador q um transistor poderia postar o datasheet dele ? realmente n achei...

Eu começaria verificando possíveis capacitores em smd próximo ao referido componente, costumo pegar baste capacitor em curto ou alterado nessas placas.

o Cì aí em questão é um regulador de 3v3 formato sot23 recebe 5v e sai 3v3...   uma plasma pl51f4000 me queimou 3 placas main da pl43 que cai na besteira de tentar testar nela...  as 3 funcionando na 43... testei uma  a uma na pl51 nem uma ligou e ouvi uma fumacinha em 1... depois fui ver as 3 queimaram este reg de 3v3 e 2 delas queimaram mais coisas,  uns CI qfn do outro lado da placa e mais coisas juntas... a fonte saia uma tensão fora de controle e queimava este regulador certamente o 5v disparou (não sei como)..  comprei uma fonte nova, mas acabei desistindo de continuar pois queimar 3 placas é demais o Regulador que serve no lugar tem no Ali e Mlivre, vai os links...

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

• Like 1

@Fernando Teixeira

6 horas atrás, Fernando Teixeira disse:

@Harvorax Processador esta em curto  por isso esse regulacor aquece tanto

teria como testar isso?

sera q um reballing resolve ou o processador q foi pra caixa prego? 

2 horas atrás, Harvorax disse:

@Fernando Teixeira

teria como testar isso?

sera q um reballing resolve ou o processador q foi pra caixa prego? 

Já consertei inúmeras tv's desse modelo e nunca peguei defeito no BGA por causa de solda fria (reballing), o processador pode até está em curto, mais uma coisa é certa o reballing não vai resolver.

Tira uma foto da placa de vídeo completa e marca com um circulo em qual local da placa o componente está, estou com duas tv's lá na loja que consertei hoje pela manhã e já estão em teste. Abro ela e verifico qual tensão trabalha esse componente e passo para você. Depois que te passar o valor você pode até tirar o componente e alimentar com uma fonte externa regulável e "procurar" quem está fazendo ele super aquecer.

Datasheet dele muito provavelmente é esse.

Edited by paulovdmt

18 horas atrás, paulovdmt disse:

Já consertei inúmeras tv's desse modelo e nunca peguei defeito no BGA por causa de solda fria (reballing), o processador pode até está em curto, mais uma coisa é certa o reballing não vai resolver.

Tira uma foto da placa de vídeo completa e marca com um circulo em qual local da placa o componente está, estou com duas tv's lá na loja que consertei hoje pela manhã e já estão em teste. Abro ela e verifico qual tensão trabalha esse componente e passo para você. Depois que te passar o valor você pode até tirar o componente e alimentar com uma fonte externa regulável e "procurar" quem está fazendo ele super aquecer.

2.jpg1.jpg

ponto 1 tenho entrada de energia 5v

ponto 2 é GND

ponto 3 tenho 5 ohms de resistência para o terra

Esse datasheet que vc me enviou n bate com a entrada de energia e no caso coloquei como 1 na foto ja no datasheet q vc me enviou seria o gnd

Em 21/01/2019 às 22:18, paulovdmt disse:

Amigo, pois eu já sou o inverso. De acordo com meu sistema da Samsung, ASMO, já atendi 75 PLXXF4000/4500 que usam o Senk13(processador) e 39 aparelhos foram justamente BGA.

Uns não aguentavam ligados, outros não ligavam, mas grande maioria era o próprio BGA.

Os que não eram, a fonte não acionava os 12v.

• Like 2

5 horas atrás, SansuiAT disse:

Amigo, pois eu já sou o inverso. De acordo com meu sistema da Samsung, ASMO, já atendi 75 PLXXF4000/4500 que usam o Senk13(processador) e 39 aparelhos foram justamente BGA.

Uns não aguentavam ligados, outros não ligavam, mas grande maioria era o próprio BGA.

Os que não eram, a fonte não acionava os 12v.

Como nosso país é muito grande e o clima varia muito de região para região, realmente pode acontecer. 

Mais mesmo assim não justifica o componente está esquentando muito, a não ser como disse o amigo que o próprio processador esteja em curto. O chaveador hdmi pode está danificado também, que é dentro do próprio processador e etc.

Não consegui abrir a tv hoje para verificar a tensão que o regulador trabalha, mais muito provavelmente deve ser de 3,3v.

Passei o dia com 4 sony da linha XBR de 65" e 55" nas bancadas, mais amanhã vou fazer a aferição e dou retorno para ajudar o amigo.

obrigado a todos vou aguardar, e amanha dou os joinhas pelos conselhos dos colegas, obrigado

só não dou hoje pois a cota já foi hehehe, mas é isso ai estou aprendendo com a experiencia de vocês obrigado

Boa tarde, hoje consegui pegar as informações para te passar.

Se você tiver uma fonte ajustável, pode fazer o seguinte, ajusta ela para 3v e limita a corrente em 1A. Alimenta direto nos 3,3v do transistor e vê quem vai esquentar excessivamente, por exemplo o micro e etc.

Veja que na minha fonte com a placa principal boa o consumo é mínimo.

Lembrando que esse teste com a fonte externa você vai fazer com o aparelho fora da tomada, ok.

PL51F4000.jpg

PL51F4000-1.jpg

Edited by paulovdmt
  • Like 1