Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Como testar lampadas CCFL e o INVERTER

Avalie este tópico:


Silnei Araujo Da Silva

Posts em destaque

Muitas vezes, a nossa tv ou monitor LCD, apresentam a imagem muito escura ou até a tela completamente apagada. Neste caso, devemos testar as lâmpadas "CCFL" (as lâmpadas responsáveis pela iluminação das telas dos LCD's) e o "Inverter" (que é o responsável pela alimentação das lâmpadas "CCFL").

Como pode testar as lâmpadas CCFL (lâmpadas das telas de LCD) também conhecidas como "back-light".
Para fazer este teste, precisa do seguinte material:

Um inverter (convém ser um inverter retirado de um scaner descartado).
Uma fonte CC de 12V.
Uma lâmpada CCFL (pode ser a do scaner de onde retirou o inverter) para ter a certeza que o inverter está a funcionar e, também, para testar o inverter do aparelho que está com avaria.

Abaixo, estão algumas fotos de exemplos de como pode ser feito este teste. Veja com atenção.

Na foto abaixo, veja como fazer a ligação da fonte de 12V de corrente contínua ao inverter.Tenha cuidado com a polarização. Determine em primeiro lugar qual a entrada positiva (+) e a negativa (-) e só depois, faça a ligação.

 

Nesta outra foto, poder ver a ligação da saída do inverter à lâmpada CCFL.Neste caso, como se trata de uma tensão alterna, não precisa ter atenção à polaridade.

 

Na foto abaixo, a alimentação encontra-se ligada mas, como pode ver, a lâmpada não acende, sinal de que esta está queimada ou seja, avariada.

 

Nesta outra foto abaixo, também com a alimentação ligada.Pode ver que tudo está a funcionar em perfeitas condições uma vez que a lâmpada se encontra acesa.

 

Que fazer quando temos a tela do LCD apagada.

A avaria mais comum nos LCD's, é quando o circuito de vídeo está a funcionar mas, a tela está escura porque as lâmpadas não acendem. No entanto, não sabemos se o causador desta avaria é o "Inverter",ou a fonte de alimentação. Uma maneira fácil de sabermos quem é o causador desta avaria será:

Desligarmos as lâmpadas, depois, usando uma lâmpada que sabemos estar boa, vamos ligar numa saída do inverter, se ela também ficar apagada fazemos o seguinte:
A maior parte dos "Inverters", trabalham com 12V, 5V e dois sinais de control de brilho e on/off. No caso de pensarmos que o defeito está na fonte, basta que liguemos uma fonte de pc que tem saída de 12 e 5 Volts e os sinais enganam-se com uma fonte de 4V. Se o defeito continua, o que acontece muitas vezes, podemos ter uma avaria no "Inverter" ou nos transístores que alimentam o circuito "Royer" que é o responsável pelas lâmpadas acenderem. A alimentação deste circuito é feita com dois tipos de transístores, os transístores normais e os fet's. Ambos se conseguem comprar em lojas de componentes permitindo deste modo, que consigamos resolver os defeitos mais comuns nos LCD's. Se o defeito for numa lâmpada, trocamos esta por outra com a mesma medida podendo no entanto, colocar no lugar desta lâmpada, um coondensador de 100pF/3KV. Com menos uma lâmpada a iluminar a tela, talvez quase não se dê por isso.

anuncio espero que ajude

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...