Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido PS4 Pro - placa NVA-001 - Liga sem imagem

Avalie este tópico:


Samuel Baldessar

Posts em destaque

Estou com este PS4 Pro que a princípio não ligava, notei que a fonte não liberava os 5 volts standby, utilizei uma adaptação para uma fonte atx e ligou porém sem led, apresenta 3 bips acelera o cooler e em seguida desliga. Na placa todos os fusíveis estão ok, as bobinas ok com exceção das do processador que fica em 0,03 ohms medindo com escala de 200 ohms, em questão as tensões encontrei 3,3v, 1,8v, 1,08v nas bobinas do processador e a tensão de 12v cai a 10v.

 

Algo que esqueci de mencionar é que este aparelho levou raio.

Editado: por Samuel Baldessar
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em questão a rede não há nenhum curto verifiquei que as linhas vão para o CXD90046GG, que creio que seja um ponte sul até não consegui informações sobre ele, mas nos componentes próximos a ele estão com impedância alta sem sinal de curto.

Em questão ao CI HDMI notei uma impedância em alguns dos capacitores em torno de 17,7Ohms seria este o valor padrão? É possível obter os valores de referência deste componente na placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Samuel Baldessar disse:

Em questão a rede não há nenhum curto verifiquei que as linhas vão para o CXD90046GG, que creio que seja um ponte sul até não consegui informações sobre ele, mas nos componentes próximos a ele estão com impedância alta sem sinal de curto.

Em questão ao CI HDMI notei uma impedância em alguns dos capacitores em torno de 17,7Ohms seria este o valor padrão? É possível obter os valores de referência deste componente na placa?

Coloque uma foto dos capacitores que verifico mais tarde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizando medições na placa notei que os valores estavam muito abaixo destes, então removi o CI HDMI porém o problema persiste com uma diferença, agora os LED estão acendendo o que antes não acontecia. Testado com uma adaptação de uma fonte ATX, ps4 liga acende os LED apresenta 3 bips curtos e desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente mais tarde, nesse caso as 2 do meio da foto terão resistência quase 0.

 

No que tenho anotado aqui o meu Pro tem  os valores:

  1. Em torno de 700 ohm(escala de resistência) e 300 (na escala de continuidade) na bobina próxima ao F5106, quadrado da parte de cima.
  2. Em torno de 12 ohm(escala de resistência) e 11 (na escala de continuidade) , provavelmente na do meio
  3. Em torno de 40 ohm(escala de resistência) e 48 (na escala de continuidade) na bobina de baixo.

Pode ser que eu tenha invertido os valores das bobina no meio da foto (peguei os valores de uma anotação que tenho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2019 às 10:27, Samuel Baldessar disse:

Realizando medições na placa notei que os valores estavam muito abaixo destes, então removi o CI HDMI porém o problema persiste com uma diferença, agora os LED estão acendendo o que antes não acontecia. Testado com uma adaptação de uma fonte ATX, ps4 liga acende os LED apresenta 3 bips curtos e desliga.

 

Se for depois de alguns segundos pode ser que a APU esteja esquentando e a placa desliga para evitar a queima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LSL disse:

Ao remover o CI HDMI os valores nos capacitores mudaram?

Sim mudaram os valores.

 

1 hora atrás, LSL disse:

Se for depois de alguns segundos pode ser que a APU esteja esquentando e a placa desliga para evitar a queima.

Realizei os testes na carcaça do ps4 com dissipador parafusado e cooler.

 

Quanto aos valores das bobinas ainda não tive tempo para testar, assim que possível verifico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samuel Baldessar disse:

Sim mudaram os valores.

 

Realizei os testes na carcaça do ps4 com dissipador parafusado e cooler.

 

Quanto aos valores das bobinas ainda não tive tempo para testar, assim que possível verifico.

 

Sobre as bobinas eu tb irei confirmar, os valores são aqueles, mas posso ter trocado os valores daquelas bobinas do meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um caso Similar , Panasonic estava em curto , junto a linha do Termistor da parte de baixo da placa.Também um diodo da linha do HDMi , mesmo após troca-los o console apenas fica com o Led Branco (Sincroniza controle) porém nada de imagem . 
Também console que deve ter sofrido descarga elétrica.

Em casos como esses que tomam raio amigo , pense no Chipset CXD já que muitos clientes utilizam Cabo de Rede , já resolvi vários casos que o CXD morria junto. No meu caso aqui o chip é o 90042GG aquele mais difícil encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante , na placa que tenho em bancada aqui NVA-001 ( Que está morta sem sinal ) Essas linhas não medem curto , tente trocar o CXD , arrumei muitos ps4 slim que eram ele porém o sintoma não era esse que menciona e sim o console sem resposta , sem ligar. 

Geralmente quando liga e desarma assim é curto na linha 12V  nos consoles que já trabalhei. Ps3 que costumava fazer isso quando havia curto no Panasonic ou Rede , já no ps4 não me recordo de casos assim. Vlw abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jokerbrazil Já fiz medições na linha de 12v (e as secundárias) utilizando o osciloscópio, já estava separando a placa para um futuro reballing da APU quando resolvi medir essas trilhas da parte de rede e percebi que 2 pares tinham curto.

Estou também com uma SAD-001 que não dá sinal de vida, entretanto ao fazer um pouco de pressão na região do CXD esta chega a ligar, um bom sinal de que o problema pode ser somente as esperas do CXD ou de algum componente próximo.

 

As placas são minhas, não de clientes, faço manutenção por hobby, sendo este o motivo por não fazer BGA no momento.

Editado: por LSL
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LSL disse:

@jokerbrazil Já fiz medições na linha de 12v (e as secundárias) utilizando o osciloscópio, já estava separando a placa para um futuro reballing da APU quando resolvi medir essas trilhas da parte de rede e percebi que 2 pares tinham curto.

Estou também com uma SAD-001 que não dá sinal de vida, entretanto ao fazer um pouco de pressão na região do CXD esta chega a ligar, um bom sinal de que o problema pode ser somente as esperas do CXD ou de algum componente próximo.

 

As placas são minhas, não de clientes, faço manutenção por hobby.


Muito bem , faça a remoção do CXD e confira se o curto vai sumir , caso tenha outro para reposição nos informe se resolveu o problema. 

Eu aqui infelizmente estou com o PRO NVB004 "Curto no panasonic e diodo" que após substituição de 2 chips confiáveis meus o console apenas segue com Luz Branca e continua sem video

E estava com outro PRO NVA-001 para comparação "Morto sem sinal de ligar" e este nem tive tempo de diagnosticar ainda pois estou com mais ou menos 70 consoles para orçamento . 
Assim que possível retorno para acompanhar o progresso nesse caso . Grande abraço.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cheguei a reparar . Mas imagino que sim , afinal o console inicializa o sistema "Sincroniza o controle sem fio" Isso é o que me intriga , como se o console estivesse todo OK mas não transmite a imagem .

Luz azul pulsando também é outro problema chato , já resolvi PS4 Slim Trocando CXD . Fica a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jokerbrazil Falei da saída óptica porque já peguei PS3 que ligava, acendia o led verde, o controle sincronizava mas não tinha imagem e não acendia a saída óptica e tinha 5v no conector HDMI.

O problema era um transistor que chaveava um sinal que era comum tanto no HDMI quando na saída óptica.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSL Perdão pela demora, verificando as bobinas que lhe falei a primeira de baixo próximo ao ci HDMI está com 2,8 k ohm e em continuidade 511 nela encontro 1.53v, já a do meio está com 16.5 ohm em continuidade 0,026 com 0.99v (esta que estou achando que possa estar com problema pois os valores são muito baixos) nesta antes dos mosfets tenho 1,797 em continuidade sendo antes dos mosfets a linha de 5V standby. A ultima abaixo do conector de 12V que vem da fonte, tenho 0,769 k ohm, 485 em continuidade e uma tensão de 1,55v.

 

Vou tentar remover os mosfets da bobina do meio para verificar se não estão em curto.

 

Verifiquei também as linha da rede que vão para o CXD como comentado acima, porém todas estão com valores altos e creio que não seja ele até porque ele liga e mantém um tempo ligado antes de desligar, apenas notei que a linha de 12V cai para 10V porém vou testar com outra fonte para garantir que não seja ela, estou usando uma fonte ATX 400W reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Samuel Baldessar disse:

@LSL Perdão pela demora, verificando as bobinas que lhe falei a primeira de baixo próximo ao ci HDMI está com 2,8 k ohm e em continuidade 511 nela encontro 1.53v, já a do meio está com 16.5 ohm em continuidade 0,026 com 0.99v (esta que estou achando que possa estar com problema pois os valores são muito baixos) nesta antes dos mosfets tenho 1,797 em continuidade sendo antes dos mosfets a linha de 5V standby. A ultima abaixo do conector de 12V que vem da fonte, tenho 0,769 k ohm, 485 em continuidade e uma tensão de 1,55v.

 

Vou tentar remover os mosfets da bobina do meio para verificar se não estão em curto.

 

Verifiquei também as linha da rede que vão para o CXD como comentado acima, porém todas estão com valores altos e creio que não seja ele até porque ele liga e mantém um tempo ligado antes de desligar, apenas notei que a linha de 12V cai para 10V porém vou testar com outra fonte para garantir que não seja ela, estou usando uma fonte ATX 400W reais.

 

 

Editado: por jokerbrazil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo lembre que a linha de 0.99v é auxiliar do APU , é um valor comum , no Ps4 slim também
Ja a outra linha 1.53V veja que ela é o VRM das memorias Ram , basta conferir a continuidade com os Capacitores Maiores próximo dos módulos d RAM notará que a continuidade bate lá. No caso do ps4 slim é 1.3~v. Imagino que os módulos do PRO sejam 1.5v caso alguém tiver a informação correta por favor confirme , mas posso verificar para vc assim que retomar a trabalhar no meu console com luz branca.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...