Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Receiver CCE SHC-5500 M - Interferência

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, estou analisando este aparelho que entrou com defeito no vinil, era o motor... Até ai tudo bem, ao realizar a revisão percebi um ruido na saída, são os 60hz, é quase imperceptível mas ao testar a saída para cada uma das entradas (Tape/Vinil/AM/FM/AUX) percebi que o Tape e o Vinil causavam um ruido maior ainda. Como o aparelho está a muitos anos sem revisão eu troquei todos os eletrolíticos. Desliguei a entrada dos AMPs e injetei um sinal em um dos canais e fui monitorando com o osciloscópio, fazendo alguns testes percebi que alem dos 60hz ao acionar algum dos motores (Tape ou Vinil) eles causam interferência.

Continuando com o diagnostico e verificando a alimentação 12v (que vai para os motores) percebi que a placa adicional que controla a iluminação estava desligada e as lampadas queimadas. Substitui as lampadas e religuei a placa. A interferência ficou maior ainda.

Como toda a alimentação é feita por apenas um transformador (múltiplas saídas), pressupus que os motores e as lampadas estavam causando a interferência dentro do trafo. Desliguei a alimentação 12v do trafo e alimentei com a fonte de bancada, os 60hz continuaram mas os retornos das lampadas e motores sumiram. 

Agora o mais interessante, voltei a alimentação 12v do trafo e alimentei os 30V com a fonte de bancada, em teoria, se os 12 estão causando interferência nos 30v então alimentando os 30v com a fonte de bancada eu removeria os 60hz e também a interferência dos motores e lampadas... a interferência continuou!

Outro fato interessante é que quando a entrada do AMP está sem sinal todos os ruídos somem, não achei o datasheet desse AMP, apenas do 1125HD que é diferente, acredito que quando não tem sinal na entrada ele corta a saída

 por isso o ruido some quando não estou injetando nenhum sinal.

 

Tenho 3 esquemas desse aparelho, SHC-5500 Serie M e SHC-5500 Serie D e mais um que não consigo identificar a serie... dos 3 esquemas nenhum é idêntico, usei uma parte de cada.

Eu poderia adicionar um outro trafo isolado do principal apenas para alimentar os 12v porem eu gostaria de manter o aparelho o mais original possível, por isso estou tentando eliminar essa interferência 

 

 

Recapitulando

Defeito: Ruido de 60hz da linha, dos motores e lampadas na saida do AMP.

O que foi trocado: Capacitores eletrolíticos.

O que está bom com certeza: Todo o circuito de áudio (para todas as entradas) até a entrada do AMP está com o áudio perfeito, AM e FM foram calibrados. 

O que está apresentando defeito: Saída do AMP, seja com o áudio do radio ou injetado.

 

Anexo:

No primeiro esquema é o circuito do AMP, praticamente é igual. E o trafo com as mesmas saídas.

No segundo é mostrado o circuito de iluminação (quadro verde) que está na placa principal, no meu caso ele está separado em outra placa menor. O Fio amarelo entra na placa principal e já divide para essa placa de iluminação e para o placa do Vinil (com diodo e capacitor) e ainda na placa principal a trilha segue para um diodo com um capacitor que serve para alimentar o circuito do deck, por isso o X vermelho (ali era um diodo e capacitor para alimentar tanto o deck quanto a iluminação).

 

Já estou ficando doido com um circuito tão fácil que parece não querer trabalhar como deveria.

 

Screenshot_4.png

Screenshot_5.png

Editado: por Daniel Alves Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Daniel Alves Costa disse:

Como o aparelho está a muitos anos sem revisão eu troquei todos os eletrolíticos.

Geralmente existem capacitores em paralelo com os motores para evitar estes ruídos.

Estes também foram trocados?

 

Revise toda a linha de alimentação dos motores/lâmpadas buscando possíveis pontos de solda fria (se esta linha não estiver devidamente aterrada, também pode gerar ruídos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele utiliza retificação de meia onda, então os 12v se dividem em 3: Placa iluminação, Placa Deck e Placa Vinil. Cada um tem seus respectivos diodos e capacitores para retificar... Experimentei até fazer a retificação completa logo na saída do trafo e não adiantou.

Sim, troquei todos os eletrolíticos sem exceção.

Sei da força contra eletromotriz nos motores e até tentei redimensionar os capacitores originais porem não adiantou e do mais, a placa das lampadas alem da meia retificação com diodo e capacitor ainda utiliza transistor para fazer a separação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, 

 

Você verificou se não está passando algum ruído nas linhas de alimentação reguladas por zener+transistor? Tipo o Q105, e possivelmente outros transistores que atuem como reguladores nas outras placas. 

 

Sei que isso não mantém muito a originalidade, mas algo que faço as vezes é substituir o transistor bipolar por um fet e em vez do zener uso um tl431 pra regular a tensão, e um divisor resisrivo da saída (source do fet) para o pino de controle do 431.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak  Agradeço a dica, amanha vou dar uma verifica nos zener. Dependendo de como for eu desativo os pares de zener+transistor e vou realizando a alimentação com a fonte de bancada para ver se o ruido some em algum ou multiplos...

Tambem vou desligar o trafo por completo e realizar um teste de carga nos enrolamentos para ver como ele se comporta, injeto até um sinal junto para ver se está passando pelo isolamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...