Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Nobreak SMS / Powervision NG UpV2200 Bi / Liga e desliga

Avalie este tópico:


Sergio Penido

Posts em destaque

Olá a todos. tenho na bancada esse sms powervision. Ele já passou por outras assistências e diagnosticaram como "sem defeito". Na verdade o problema dele é que quando ele fica na tomada por um tempo, seja ligado ou desligado ele aquece,  e depois de quente ele liga, faz a verificação inicial e depois desliga. Deixando esfriar, ele liga normal. Eu conferi os fets  estão normais. Além do trafo, únicos componentes que notei que aquecem bastante são 2 relês do ajuste de tensão do trafo (RTI-1230 e RTI-2430). Eles aquecem muito. Alguém tem experiência com esse modelo e pode me dar uma luz?

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele liga sem estar conectado na tomada ?

Com equipamento desligado sem rede elétrica e baterias conectadas meça a tensão no coletor e base dos BCs que acionam os reles. Coletor = Vbat e base=0v, pode ser que tenha algum Tz com fuga.

Ao conectarmos um no break SMS na tomada ele energiza a placa para o funcionamento do carregador de bateria

O RtI-1230 é um relé de 12v ligado na bateria (24v), é o rele de entrada. Para aciona-lo o processador envia pulsos fazendo que o valor médio na bobina seja 12v, este acionamento ocorre no modo bateria. os outros reles (TRI2430) são do estabilizador, seleção da tensão de entrada (110 ou 220) e saída.

Se o relé esta esquentando muito , o defeito provavelmente é dele.

Ao  ligar na chave e com rede presente o equipamento faz um auto teste, verificando entre outras coisas,  o acionamento dos reles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, joao lima RV disse:

Ele liga sem estar conectado na tomada ?

Com equipamento desligado sem rede elétrica e baterias conectadas meça a tensão no coletor e base dos BCs que acionam os reles. Coletor = Vbat e base=0v, pode ser que tenha algum Tz com fuga.

Ao conectarmos um no break SMS na tomada ele energiza a placa para o funcionamento do carregador de bateria

O RtI-1230 é um relé de 12v ligado na bateria (24v), é o rele de entrada. Para aciona-lo o processador envia pulsos fazendo que o valor médio na bobina seja 12v, este acionamento ocorre no modo bateria. os outros reles (TRI2430) são do estabilizador, seleção da tensão de entrada (110 ou 220) e saída.

Se o relé esta esquentando muito , o defeito provavelmente é dele.

Ao  ligar na chave e com rede presente o equipamento faz um auto teste, verificando entre outras coisas,  o acionamento dos reles

Ele não liga sem estar conectado na tomada, mas se remover da tomada depois de ligar, permanece ligado no inversor e segura carga normalmente. Eu cheguei a testar os relês com fonte 12v e 24v,  mas não descarto a possibilidade de problema neles como você disse. Farei as medições que citou. Também pensei em possibilidade de baterias como resistência alta, dificultando a ação do carregador. As baterias já vão fazer 3 anos. Depois posto resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a bateria esta sulfatada (com resistência alta) a tensão de carga sobe imediatamente, atingindo ± 28v

o circuito desmagnatizador funciona junto com o carregador

veja o topico  de marciopb No Break SMS / Net4+ 1400VA / Modo Bateria desliga.Nele tem o principio de energização dos NB SMS

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá, desculpem a demora... o equipamento esteve com o cliente por um tempo até ele comprar outro e poder deixar comigo para testes. Ele esteve deixando ele fora da tomada e apenas colocando na tomada quando ia usar. Com isso ele não aquecia tanto e não apresentava problema. Agora estou com ele de volta para mais testes. Como eu já havia falado antes, o problema é que quando o nobreak fica um tempo na tomada, algo nele se aquece e ele não liga. Ele liga e desarma. o único componente que aquece é o relê de entrada de rede. Eu substituí ele e consegui resolver o problema. Agora mesmo deixando o nobreak 50 horas na tomada, ele liga normal e nunca desliga quando está ligado. Mas o relê que coloquei também está aquecendo muito, então pensei que talvez a tensão na bobina dele esteja alta. Está oscilando entre 15,6 e 15,7V. O correto seria 12V. Será que essa diferença causaria o aquecimento? E será que daqui um tempo o relê que coloquei também vai começar a dar problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pouco provavel que volte a dar problema. Embora a tensão de alimentação seja de 24v e o rele de 12v, ele é alimentado com pulsos fazendo que a tensão media na bobina seja de 12v.

Em alguns modelos o rele de rede são dois em paralelo, que devem ser iguais (marca e modelo).

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/03/2019 às 22:58, joao lima RV disse:

Pouco provavel que volte a dar problema. Embora a tensão de alimentação seja de 24v e o rele de 12v, ele é alimentado com pulsos fazendo que a tensão media na bobina seja de 12v.

Em alguns modelos o rele de rede são dois em paralelo, que devem ser iguais (marca e modelo).

 

Eu verifiquei que neste modelo aqui são realmente 2 relês de 12v e dois de 24V. Apesar de apenas 1 estar estar esquentando, troquei os dois. Mas o problema voltou a ocorrer da mesma forma que antes de trocar o relê. Estava conferindo que quando ele está quente e tento ligar e ele desliga, um dos relês tem 15v e o outro tem 0V. Vou investigar o circuito que gera a tensão nos relês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá a todos. Pesquisando vi que esse modelo apresenta esse problema as vezes, porém não encontrando o esquema nem descobrindo a causa, devolvi ao cliente que estava cobrando o equipamento com urgência. Ele levou em uma autorizada SMS que passou orçamento de 1400,00 (900,00 de uma placa nova ) e 500,00 de 2 baterias de 18h. Sendo assim o cliente não quis consertar e o nobreak ficou de brinde para a autoriza. Fim da História. Agradeço a todos que auxiliaram.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...