Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido DVR Lux Vision DVR6024E-B Em Curto

Avalie este tópico:


Pierre Santiago

Posts em destaque

Boa Tarde Eletrônica BR!

 

Estou com um DVR de um amigo para analisar que está apresentando as seguintes características: ao ligar na fonte ele liga normalmente e apresenta tensões de 5V e 12V (O cooler ligado a placa lógica gira normalmente) após as medições, eu realizei o ''teste clássico'' de tocar para saber onde estava esquentando e constatei que o CI u13 FR9888 estava esquentando demasiadamente. Havia um curto entre os terminais 3 e 4 do mesmo. Retirei-o da placa, mas o curto continua a existir entre os terminais do L7 ao terra e inexiste no CI retirado. Chequei os capacitores SMD. E apenas os da fase do L7 apresentam continuidade 0. Analisando com o microscópio os mesmos, não apresentam nenhuma deformidade. Ainda não retirei eles por duvidar que sejam eles os causadores do curto, e para pegar uma opinião dos meus nobres companheiros da Comunidade. Peço a ajuda de vocês porque, para ser honesto, não tenho o habito de consertar DVRS e quero ajudar meu amigo.

 

Havia um monitor ligado ao DVR no momento do surto elétrico que teve um curto na linha do conector VGA, esse já foi resolvido, estou apenas relatando para facilitar a analise do meu problema.

 

Agradeço desde já pela atenção prestada e aguardo ansiosamente por uma resposta.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado: por Pierre Santiago
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, FDONATO disse:

para achar esse curto ai vai ter que ser na fonte de bancada mesmo, veja se encontra do datasheet do ci, para ver quais tensões nos pinos 3 e 4, para ir injetando as tensões correspondente, para ver onde aquece.

Fiz como disse. Verifiquei o diagrama do componente e vi que trabalha com 3.3v no pino 3. Fui injetando aos poucos a tensão, e dessa vez me atentei mais ao aquecimento. E percebi que a bobina LT1 próximo ao conector VGA está esquentando demasiadamente.

 

Será ela a culpada? Dei uma checada no conector VGA e parece bom, não está em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FDONATO disse:

@Pierre Santiago acho pouco provável que seja a bobina, retira a bobina, e veja qual dos lados dos pads dela na placa permanece em curto em relação ao terra, ai injeta tensão nesse ponto pra ver onde aquece!

 

Olá FDONATO! Fiz como pediu. E dessa vez o componente a esquentar são dois chips. Ambos nextchip NVP1118B. O U63 e o U61, sendo que o primeiro está esquentando muito mais que o outro. O U61 está apenas esquentando de forma leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2019 às 09:13, FDONATO disse:

@Pierre Santiago Quase certo ser ai teu problema, o ideal é verificar curto em capacitores próximos  eles, e nao encontrando, fazer a substituição. 

 

Não tem nenhum capacitor circundante ao CIS em curto. Agora devo checar quais deles estão curto.

 

Qual a melhor forma de testa-los? Devo usar um osciloscópio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, CJ disse:

@Pierre Santiago se ao aplicar tensão na linha o circuito integrado aquece ao ponto de queimar as pontas dos dedos, não é necessária mais nenhuma medição, ja que ele esta em curto e é necessária a sua substituição.

 

O U63 está esquentando ao ponto de queimar os dedos, mas os outros dois estão bem mais amenos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz como sugeriu, e tudo ocorreu bem!

 

Na verdade foi um pouco diferente do esperado. Eu retirei o U63, que é o que tava torrando o dedo!, e o curto continuou. Então parti para o que esquentava mais segundo lugar, que é o u61, e para surpresa o componente que nem esquentava durante os testes de injeção de tensão esquentou de forma instantânea ao ponto de queimar o dedo. Então o retirei e o curto sumiu! 

 

Lendo no diagrama dos componentes, se entendi certo, são chips que controlam os canais das câmeras, sendo que cada um controla 4, existe um outro chip maior na placa que aparentemente controla 8.

 

O DVR ligou subiu imagem mas ficou sem os canais controlados pelos dois chips, ou seja tendo somente 8 canais do chip restante.

 

Agora devo encomendar o componente para fazer a troca e ver se os canais voltam a funcionar adequadamente, mas em suma, acho que o curto está resolvido, e se eu passar por alguma dificuldade, será assunto para outro tópico.

 

 

Agradeço a todos da Comunidade por terem me ajudado com tanta boa vontade e espero que meu post possa ajudar outras pessoas que estejam passando por esse problema.

 

 

Até mais pessoal, e se alguém que estiver lendo esse post e que deseja uma ajuda extra, não se acanhe, pode me mandar mensagem que ajudarei com maior gosto.

3 horas atrás, CJ disse:

Remove o U63 e veja se o curto some.

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...