Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Qual a diferença entre a resolução 8K e a 4K?

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

Qual a diferença entre a resolução 8K e a 4K?

 

Não nos adaptamos completamente à era 4K, mas o 8K já está aí. Qual a diferença entre 4K e 8K? O 8K substituirá o 4K num futuro próximo? Continue lendo para saber.

 

Demorou algum tempo, mas a ultra-alta definição (UHD ou 4K) é agora efetivamente a resolução padrão para TVs com mais de 40 polegadas. No

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
2018, foi apresentadas as primeiras TVs 8K. Se você acabou de comprar uma TV 4K, não se preocupe. Você não colocou dinheiro fora em algo que ficará defasado em breve. Muito pelo contrário. O reinado do 4K está longe de acabar. Saiba nas próximas linhas, tudo sobre o 8K, e quando ele deve se tornar uma tecnologia acessível.

 

Qual a diferença entre a resolução 8K e a 4K?

 

O 8K é um padrão de resolução mais alto que 4K, quadruplicando o número total de pixels,  como 4K fez com 1080p. O 8K tem uma resolução de 7.680 x 4.320, ou aproximadamente 8.000 pixels horizontais. O 4K, em contraste, é de cerca de 4.000 pixels horizontais em 3.840 x 2.160, e o Full HD tem cerca de 2.000 pixels horizontais a 1.920 x 1.080. 

 

Assim como há o dobro de pixels horizontais para cada resolução, também há o dobro de pixels verticais. Isto significa que cada passo quadruplica o número de pixels, e que 8K tem 16 vezes o número de pixels do Full HD.

 

o-que-e-8k.jpg

Resolução 8K

 

Por que eles são chamados 8K e 4K em vez de, digamos, 2.160p e 4.320p? Basicamente, é mais fácil de falar e escrever. Quanto mais altos os números, mais confusos ficam (embora vemos 4K referido como 2,160p em algumas especificações técnicas).

 

O 4K e 8K são termos simples, que mostram o ponto, arredondando o número de pixels horizontais. 4K também é referido como ultra-alta definição, ou UHD, então 8K pode eventualmente ter seu próprio descritor.

 

 

O que posso assistir em 8K?

 

Ainda não existe no Brasil nenhum conteúdo em 8K disponível, mas isso não significa que ele não esteja a caminho. Na verdade, o único lugar que já tem transmissões em 8K é no Japão, onde foram realizadas algumas transmissões de demonstração de 8K em seu canal de TV NHK, em 2016. Desde então, a emissora anunciou planos para um canal dedicado de TV 8K no final deste ano, onde os Jogos Olímpicos de 2020 serão transmitidos no formato.

 

O Brasil até mostrou parte da Copa do Mundo de 2018 em 8K, no museu de ciências do Rio de Janeiro, embora o suporte técnico necessário para que isso aconteça estava longe de ser simples, então ainda não está exatamente nada pronto para consumo em massa.

 

Do ponto de vista do cinema, Hollywood já está pensando em 8K - assim como aconteceu com o 4K muito antes da tecnologia ser popularizada.

 

Atualmente, os editores tem se preocupado mais com as opções na suíte de edição do que realmente na produção de um filme em 8K. Mas o equipamento está lá para fazer esses tipos de filmes acontecerem, quando for a hora certa.

 

Na verdade, o primeiro já está na lata. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) foi o primeiro filme a ser gravado em uma câmera 8K Vista Vision da RED, e esperamos ver muito mais seguindo seus passos neste ano.

 

Há também coisas como a tecnologia VR para se pensar. O GoPro Omni é capaz de gravar em uma resolução esférica de 8K 30fps para VR. A câmera Insta360 Pro oferece gravação similar em realidade virtual, enquanto o bem o pensado headset Apple AR / VR tem telas 8K duplas - uma para cada olho.

 

Os Gamers também estão de olho, com uma infinidade de vídeos no YouTube mostrando 8K - e, há boatos, de até mesmo 16K para plataformas de jogos. O monitor de jogos Dell Canvas UP3218K tem capacidade para 8K, mas o problema será o necessário para rodar a resolução.

 

8k-vs-4k.jpg

Resolução 8K vs Resolução 4K

 

 

Devo esperar pelo 8K para comprar uma TV?

 

Com tão pouco conteúdo atualmente disponível, o 8K atualmente pode ser visto como algo para um futuro próximo, talvez na próxima década. Então, a resposta é bem clara.

 

Como ainda não existe nenhum conteúdo 8K real, você só estaria comprando uma TV de 8K para se gabar e ter um vislumbre de seu potencial. Ainda estamos muito longe de ver o 8K chegar à popularidade. 

 

Lembre-se: O 4K ainda está longe de ser onipresente, e dado o volume de investimento em tecnologia por grandes redes, estúdios e empresas, é extremamente improvável que fique defasado em breve.

 

 

O 8K é melhor que 4K?

 

Assim como a mudança para HDTVs e, em seguida, para 4K, o tamanho da tela e a distância de onde vemos interfere em muito. Se você estiver assistindo de um sofá, você não notará muita diferença entre o full HD e o 4K em uma TV menor que 40 polegadas. A distinção entre 4K e 8K provavelmente será semelhante.

 

Até agora, o que foi exibido em 8K ocorreu com telas protótipos muito grandes, em um ambiente muito maior que a sala de nossas casas. Uma coisa é assistir a uma tela dessas em um ambiente bem grande, a outra é se o 8K será importante para ver melhor no sofá, a três metros de distância da TV.

 

 

8K e o HDR

 

Quanto ao HDR, o 8K irá certamente suportá-lo de alguma forma. Essa forma também provavelmente não existe ainda. O HDR está em constante evolução ano a ano, e formatos como o HLG e o HDR10 + equipado com metadados dinâmicos ainda estão sendo desenvolvidos. 

 

O formato do HDR que o 8K usará provavelmente está muito distante. No lado positivo, isso significa que 8K HDR, quando acontecer, pode ser ainda mais escuro, mais brilhante e mais colorido do que a tecnologia atual.

 

 

Vou precisar de novos dispositivos 8K também?

 

Sim, e novos cabos também. O novo suporte padrão HDMI 2.1 8K de até 60 quadros por segundo requer quase o triplo da largura de banda do que o HDMI 2.0, compatível com 4K. Isso significa que seus atuais players de Blu-ray, streamers de mídia e consoles serão exibidos em 4K. 

 

Você precisará de novos dispositivos equipados com HDMI 2.1, que possam processar vídeo 8K e enviá-lo para uma TV 8K. Então não se preocupe. Sua TV 4K atual não está extinta e, se você deseja atualizar uma tela antiga, um modelo 4K é o melhor que você pode obter por hora.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • curtolo alterou o título para Qual a diferença entre a resolução 8K e a 4K?
  • Daniel destacou este tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...