Jump to content
GNMilasi

 notícia Dica: 6 Profissões ligadas a TI que estarão em alta em 2019

Rate this topic

Recommended Posts

6 Profissões ligadas a TI que estarão em alta em 2019

 

Não há dúvidas de que a área de TI é uma das que mais cresce no mundo todo. No final das contas, são as evoluções tecnológicas que impulsionam boa parte dos segmentos do mercado. Portanto, é natural que seja o próprio setor aquele que mais “sofre” com os avanços mais expressivos, rápidos e irreversíveis entre todos. Mas isso não é algo necessariamente ruim, especialmente para os profissionais de TI que estão antenados nas tendências do mercado.

 

Uma forma de estar bem preparado para as mudanças que com certeza virão é saber quais são as profissões que estão despontando no mercado. Dessa forma, o profissional pode se preparar e buscar qualificações que o capacitem para desempenhar aquela função. É lógico que uma recolocação profissional nem sempre é uma tarefa fácil de ser concretizada. Mas ter uma noção das carreiras que estão em alta pode ajudar a nortear as escolhas daqueles que estão buscando se aperfeiçoar.

 

Portanto, como acontece todos os anos, nós separamos as profissões ligadas a área de TI que estarão em alta em 2019. São carreiras que se aproveitam de tendências tecnológicas que estão se desenvolvendo neste exato momento. É por isso que é possível “prever”, com boa chance de acertar, quais serão as profissões mais demandadas pelo mercado nos próximos anos. E assim chegamos a lista de 6 profissões que você confere logo abaixo.

 

 

1. Analista de Business Intelligence

 

1-profissoes-de-ti-em-alta-2019.jpg

 

O Analista de Business Intelligence, ou Analista de BI, é o profissional responsável pela coleta de informações e dados que vão apoiar a tomada de decisões dos negócios. Através de técnicas de modelagem, o Analista de BI consegue identificar problemas e oportunidades que podem ser aproveitadas pelas corporações que contam com esse profissional em seu corpo de funcionários.

 

Uma das habilidades imprescindíveis do Analista de BI é a capacidade de transitar entre a área técnica e a de negócios com facilidade. Afinal, é preciso dominar a parte tecnológica de extração e seleção de dados, ao mesmo tempo que se tem a capacidade de identificar padrões e características que vão fazer com que esses dados passem a ser ativos importantes para a empresa.

 

Como a tecnologia hoje é um braço de praticamente qualquer empresa, possuir um profissional que saiba usar os dados gerados pelas diversas plataformas digitais é essencial. É por isso que o Analista de BI estará cada vez mais em alta no mercado, sendo procurado por empresas de todos os portes para auxiliar o negócio a tratar corretamente os dados e informações geradas pelos clientes, fornecedores e parceiros.

 

 

2. Cientista de Dados

 

2-profissoes-de-ti-em-alta-2019.jpg

 

Os chamados Data Scientists são os profissionais responsáveis por fazer a análise dos dados e propor soluções cabíveis para as empresas. E não só isso: eles também são aqueles que possuem a capacidade de identificar e priorizar os problemas enfrentados pela companhia, ajudando a selecionar qual dificuldade “atacar” em meio a uma crise.

 

Para fazer isso, esse profissional conta com conhecimentos em diversas áreas. Entre elas, podemos citar estatística, matemática, programação e machine learning, segmentos que se conectam para ajudar o cientista de dados a tomar a melhor ação. Como está intimamente ligado a áreas sensíveis e essenciais da corporação, esse profissional precisa ter uma capacidade comunicativa acima da média. Novamente a habilidade transitar entre a área técnica e a área de negócios é essencial.

 

 

3. Analista de Mídias Digitais

 

3-profissoes-de-ti-em-alta-2019.jpg

 

Em uma época em que as redes sociais praticamente dominam o uso da internet, possuir um profissional capacitado para liderar e conduzir essa área é imprescindível. Essa é apenas uma das responsabilidades do Analista de Mídias Digitais, aquele que enxerga as plataformas que conhecemos tão bem, como o Facebook e Instagram, muito além de uma ferramenta de entretenimento e diversão.

 

Na mão desses profissionais, as mídias digitais (e não apenas as redes sociais) podem ser ativos valiosíssimos para a captação de clientes, conversa com fornecedores, vendas e muitos outras ações ligadas ao negócio. Como hoje muitos consumidores costumam usar as mídias para reclamar e dar suas opiniões, é importante estar atento a esses canais e dar respostas precisas quando necessário.

 

O Analista de Mídias Digitais também é o profissional que enxerga e explora novas formas de a empresa chegar ao cliente/fornecedor/parceiro. Apesar de hoje plataformas como WhatsApp, Facebook e Instagram dominarem, ainda há espaço para novas ferramentas se desenvolverem. Além disso, explorar meios tradicionais, como o e-mail e mensagens SMS, podem ser estratégias eficientes usadas por esse profissional.

 

 

4. Segurança da informação

 

4-profissoes-de-ti-em-alta-2019.jpg

 

Muito antes de o ser humano começar a viver em grandes centros urbanos, a segurança é uma das preocupações da sociedade. Ao migrarmos para o meio digital (depois de muitas evoluções, é claro), essa demanda passou a ser diferente, mas continuo a existir. Na verdade, podemos dizer que ela é ainda mais importante, pois os ataques ficaram mais sofisticados e não envolvem apenas investidas físicas.

 

Hoje, o profissional de segurança da informação precisa se preocupar com questões que vão muito além das que atormentavam o responsável pela proteção em tempos antigos. Como o bem mais valioso das empresas é a informação, é dever desse profissional zelar pelos cuidados que vão assegurar que esse ativo esteja protegido e longe de pessoas mal-intencionadas.
Para isso, é preciso ter domínio e conhecimento em diversos segmentos diferentes. Porém, as principais áreas envolvidas são redes, programação e a parte social. Como eu disse, hoje os ataques estão ficando cada vez mais sofisticados e estar preparado para responder às ameaças é essencial para esse tipo de profissional – seja lá qual for o tipo de investida.

 

 

5. Desenvolvedor de Jogos Digitais

 

5-profissoes-de-ti-em-alta-2019.jpg

 

Pessoas que possuem uma paixão latente por games e querem conciliar isso com a carreira profissional, podem encontrar isso na carreira de Desenvolvedor de Jogos Digitais. No mesmo compasso que os softwares e aplicativos avanços, os games também dão passos largos. Às vezes ainda mais largos do que a indústria de desenvolvimento tradicional. É por isso que essa área é muito promissora e está cada vez mais em alta.

 

O profissional que quer se desenvolver nessa área certamente precisa ter alguma afinidade com games. Jogadores casuais até podem se dar bem, mas aqueles realmente fascinados podem encontrar o seu verdadeiro propósito ao se tornarem Desenvolvedores de Jogos Digitais. Porém, é importante destacar: criar um game é totalmente diferente do que simplesmente jogá-lo.

 

O processo de criação de jogos exige habilidades que vão muito além daquelas exigidas para se aproveitar um game. Além de capacidades técnicas (especialmente na área de programação), o profissional também precisa ter condições de trabalhar muito bem em equipe e gerenciar adequadamente suas atividades. Afinal, estamos falando de games, mas com um foco totalmente voltado para o mercado de trabalho.

 

 

6. Engenheiro de IA (Inteligência Artificial)

 

6-profissoes-de-ti-em-alta-2019.jpg

 

inteligência artificial ainda é uma tecnologia que está dando os seus primeiros passos. Porém, certamente já é visto como uma tendência e estará cada vez mais presente em nosso dia a dia, desde um assistente social até mecanismos complexos de controle e automação. É por isso que a carreira de Engenheiro de IA (inteligência artificial) está despontando como uma das mais promissoras do mercado.

 

Lidar com a inteligência artificial exige capacidades que vão além da parte técnica. É preciso saber também como o ser humano interage com as máquinas e plataformas que vão trazer esses sistemas. É por isso que simplesmente dominar programação, algoritmos e tratamento de dados não é o suficiente para criar um bom Engenheiro de IA. É preciso ir além e compreender aspectos sociais e os impactos que a inteligência artificial vai ter nas pessoas.

 

Diversas empresas já têm iniciativas na área e certamente outras ainda vão entrar nesse mercado. Se você não almeja trabalhar em gigantes como Google, Microsoft e Facebook, com certeza vai encontrar um bom emprego em outras companhias ao decidir se especializar na área de inteligência artificial.

 

E aí, se identificou com alguma das carreiras listadas acima? Espero que sim e que siga um caminho de sucesso 😉.

 

 

Fonte

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...