Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Dica: Sobe para 2,2 bi o número de emails e senhas vazados; saiba se você foi vítima

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

Dica: Sobe para 2,2 bi o número de emails e senhas vazados; saiba se você foi vítima

 

No último dia 18, você leu aqui no Canaltech que o pesquisador de cibersegurança Troy Hunt descobriu um pacote de dados de 87 GB, com 12 mil arquivos relativos a contas e senhas de email de aproximadamente 773 milhões de usuários. Tal pacote foi enviado para o site de armazenamento na nuvem Mega com o nome de “Coleção 1”. Agora, uma reportagem da Wired mostra que existem outros arquivos numerados até 5, totalizando 2,2 bilhões de usuários e senhas únicos.

 

Segundo o veículo, o conjunto todo, somando as cinco coleções, traz um pacote gigantesco de 845 GB de dados roubados, num total de 25 bilhões de arquivos diferentes. Isso, retirando as replicações e duplicações, traz o número de 2,2 bilhões de senhas e usuários. Segundo o pesquisador em cibersegurança Chris Rouland, isso configura a maior coleção de vazamentos da história da internet.

 

Ainda, pelo Mega é possível saber que todo o pacote já foi baixado, pelo menos, mil vezes por usuários da plataforma — o que pode inficar que o pacote deve já estar circulando por mercados paralelos. Os downloads ainda estão sendo alimentados por 130 pessoas dentro da plataforma, o que ajuda a confirmar esta estimativa.

 

Ainda, como indicou o pesquisador no último vazamento, este é um compilado de informações, o que quer dizer que não veio de uma única fonte. Assim, há possibilidade de vazamentos de dados recentes do YahooLinkedIn e Dropbox, por exemplo.

 

“A grandiosidade da coleção também significa que isso poderia fornecer uma ferramenta poderosa para hackers menos habilidosos simplesmente tentarem [combinar] estas senhas e usuários em qualquer site da internet, na crença de que as pessoas utilizam tais senhas. Para a internet como um todo, isso é bem impactante”, aponta Rouland.

 

Por este motivo, é sempre importante reforçar boas práticas na rede. Uma delas é não utilizar a mesma senha em todos ou vários sites diferentes, exatamente por conta de riscos de vazamentos como este. Ainda, ao saber que suas credenciais foram comprometidas, é extremamente válido que você tome um tempo para trocar todas elas como medida de segurança.

 

 

E agora? Fui exposto?

 

Atualmente, é possível saber se seu e-mail, usuário ou senha foram expostos pelo site Have I Been Pwned. Contudo, este diretório ainda pode não ter subido os 845 GB de arquivos vazados. Por isso, é mais seguro saber se seu e-mail foi comprometido pela ferramenta do Instituto Hasso-Plattner.

 

Have I Been Pwned.jpg

Análise feita pelo site do Instituto Hasso-Plattner (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

 

 

Você vai receber um e-mail detalhando o que foi exposto, quando e por qual plataforma.

 

 

Fonte

Editado: por GNMilasi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...