Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP / M125A / Liga e desliga

Avalie este tópico:


Alberto Rosa

Posts em destaque

Prezados, preciso de um help nesta placa RK2-6321 da HP M125A

Ela chegou com sintoma de ligando e desligando.

Primeira análise que fiz foi ver que não tinha os 24v no capacitor da saída.

Ele fica oscilando entre 15 e 16v.

Já realizei a troca do capacitor maior C207, Mosfet Q201 (coloquei um IRF840 pra testes) e o defeito persistiu.

Algum colega tem alguma dica ?

@João Henrique @zazulak

M125A 1.jpg

M125A 2.jpg

Editado: por Alberto Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas, vamos lá.. 

 

Comece testando o Q203, lá perto do canto da placa, próximo ao diodo do secundário. 

 

Acredito que seja esse, a serigrafia é JR.

 

Ele starta com 24v depois cai pra 15v, acredito que possamos trocar ele pra ver se pode ser, correto ?

image.png

Editado: por Alberto Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

       Na minha opinião vocês estão no caminho certo , defeito típico do controle da saída ,confira o retorno feito pelos foto acopladores aos transistores osciladores no gate do  mosfet do primeiro estágio da fonte.

Seria bom desconectar a placa lógica e fazer as medições sem ela.

Boa sorte.

 

     

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

 

       Na minha opinião vocês estão no caminho certo , defeito típico do controle da saída ,confira o retorno feito pelos foto acopladores aos transistores osciladores no gate do  mosfet do primeiro estágio da fonte.

Seria bom desconectar a placa lógica e fazer as medições sem ela.

Boa sorte.

 

     

@João Henrique Obrigado, eu não encontrei esse componente ainda pra troca. Farei a substituição inicialmente. Sim, estou testando sem a lógica conectada ;)

O mosfet que vc se refere é o Q201 ? (na foto está sem o dissipador, eu havia trocado por um  IRF 840)

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2019 às 15:26, Alberto Rosa disse:

 

Não achei em sucata, sabes qual comprar ? seria o sc74r mesmo ?

Não, ele é um fet canal P, e não faço a mínima ideia de qual seja o código. Quando tenho que trocar eu adapto um daqueles de placa de notebook. Se você tirar ele fora, vai ver que 4 dos 6 pinos são ligados juntos (ali é o dreno dele). O pino que vai sozinho numa trilha grossa (que vem direto dos 24v) é o source, e o que vai na trilha fina é o gate. 

 

O motivo de ele fazer a fonte ligar e desligar é que o processador embarcado na fonte faz um auto teste quando ela é ligada: bate o relé e aciona esse fet, que energia a linha de que alimenta o driver do motor e a hvps, e depois desliga os dois. Se ele mandar o comando para cortar o Q203 (desenergizando a base do q204) e os 24v continuarem presentes depois dele, ele aciona o optoacoplador de proteção. 

 

Dica: se você tiver aí uma sucata de fonte da p1505, o Q203 dela serve aí, apesar do invólucro diferente. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Dando sequencia na análise.

1 - Encontrei com valor alterado o R234, estava com 77K quando era pra estar com 47k, mesmo assim, o defeito persistiu.

2 - Resolvi colocar o osciloscópio em cima do capacitor de 24v e me deparei com muito ripple, troquei toda a linha capacitiva e resolveu o problema do ripple mas ainda assim após uns 15 segundos a tensão cai pra uns 15, 16 v e ali fica. 

3 - Segue a imagem capturada no scope e veja se consegues identificar algo, me parece a fonte tentar armar e não conseguir.

4 - Ainda não troquei o Q203

5 - Em nenhum momento, a base do Q204 recebe tensão, nem quando tenho os 24v e nem quando cai pra 16v.

Na foto abaixo, o q203, pino 1, 2, 5 e 6, sempre 0, pino 3 24v (quando tem os 24v), bem como o pino 4 tem os 24v quando presente.

 

Acho que já temos uma base e uma linha de pensamento. O que vc me diz ?

 

IMG_2404.jpg

M125A OS13513.jpg

 

IMG_2403.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

     É amigo de vez em quando pegamos essas encrencas pra dar dor de cabeça ,,kkk.

         Troque o diodo retificador da saída da fonte , já aconteceu um caso parecido e resolvi trocar o danado e a fonte ficou beleza.

Boa sorte e um bom domingo a todos

fonte M125.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2019 às 15:09, Alberto Rosa disse:

@zazulak Dando sequencia na análise.

1 - Encontrei com valor alterado o R234, estava com 77K quando era pra estar com 47k, mesmo assim, o defeito persistiu.

2 - Resolvi colocar o osciloscópio em cima do capacitor de 24v e me deparei com muito ripple, troquei toda a linha capacitiva e resolveu o problema do ripple mas ainda assim após uns 15 segundos a tensão cai pra uns 15, 16 v e ali fica. 

3 - Segue a imagem capturada no scope e veja se consegues identificar algo, me parece a fonte tentar armar e não conseguir.

4 - Ainda não troquei o Q203

5 - Em nenhum momento, a base do Q204 recebe tensão, nem quando tenho os 24v e nem quando cai pra 16v.

Na foto abaixo, o q203, pino 1, 2, 5 e 6, sempre 0, pino 3 24v (quando tem os 24v), bem como o pino 4 tem os 24v quando presente.

 

Acho que já temos uma base e uma linha de pensamento. O que vc me diz ?

 

IMG_2404.jpg

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Hm, pelas medidas o Q203 está ok. Já verificou se não há curto pro terra na linha do dreno dele? 

 

Essas fontes com 4 opto acopladores são especialmente chatas para diagnosticar.. O comando para baixar a tensão pode estar indo por qualquer um deles. Um teste que dá pra fazer é tirar um por um e ver se ela estabiliza. 

 

PS. Você tem alguma outra placa do mesmo modelo aí? Se tiver, experimente trocar o transformador. Não é comum, mas já peguei ele pifado numa 1505.. A fonte ficava batendo relé aleatoriamente e variando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

 

     É amigo de vez em quando pegamos essas encrencas pra dar dor de cabeça ,,kkk.

         Troque o diodo retificador da saída da fonte , já aconteceu um caso parecido e resolvi trocar o danado e a fonte ficou beleza.

Boa sorte e um bom domingo a todos

fonte M125.jpg

Eu medi e ele está ok, de qqer forma vou dar mais uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, zazulak disse:

Hm, pelas medidas o Q203 está ok. Já verificou se não há curto pro terra na linha do dreno dele? 

 

Essas fontes com 4 opto acopladores são especialmente chatas para diagnosticar.. O comando para baixar a tensão pode estar indo por qualquer um deles. Um teste que dá pra fazer é tirar um por um e ver se ela estabiliza. 

 

PS. Você tem alguma outra placa do mesmo modelo aí? Se tiver, experimente trocar o transformador. Não é comum, mas já peguei ele pifado numa 1505.. A fonte ficava batendo relé aleatoriamente e variando. 

Farei esse teste tmb.

Viu no scope ? parece que a fonte tenta armar e o capacitor descarrega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Eu estava aqui tendo a maior dor de cabeça com essa placa, quando resolvi pesquisar pra ver se alguém  já teve o mesmo problema... 

apos quebrar a cabeca por horas achei o problema na placa RM1-7895 MOTOR PCAu, na verdade o problema iniciou no ainda no circuito secundário no Q203 por algum motivo desconhecido mas depois de trocar ele a placa estava nas mesma condições citadas pelo @zazulak... Ja estava quase desistindo, eis que me da na cabeca de colocar as pontas de prova na escala de continuidade no cabo flat que vem da placa do motor e o mesmo estava dando continuidade no 1,5 e 6, achei estranho e acabei desmontado o resto do equipamento e percebi que o Q905 tinha superaquecido  pois em volta estava muito marrom; eu tinha uma placa da hp 1005 tirei componente dela que tinha o codigo W4N+ dois caracteres inelegíveis... troque e no mesmo instante a impressora ligou normalmente.  

Que alivio viu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...