Jump to content
XkawagataX

resolvido Microsol Staytion 1200 - Não libera tensão nas tomadas quando ligado a rede

Rate this topic

Recommended Posts

Boa noite, estou com esse equipamento na bancada, o cliente chegou reclamando que o nobreak não ligava. Verifiquei a bateria que está precisando de substituição, mas após a troca da mesma o nobreak liga, reconhece a rede mas não há liberação de tensão nas tomadas trazeiras e nem a tensão de carga da bateria quando ele está ligado na rede. Apenas quando desligo ele da rede deixando a bateria atuar é que existe a liberação de tensão nas tomadas trazeiras. Verificando eu encontrei o relé de entrada apresentando alteração. Troquei o mesmo mas o sintoma não mudou. Também testei os transistores bd457 dos outros dois relés e estão normais, troquei também o capacitor eletrolítico ligado ao controlador PIC mas também não alterou o sintoma.

IMG_20190205_170231071.jpg

IMG_20190205_170239218.jpg

Edited by XkawagataX

Opa,

Pra não largar saída em rede e não soar nenhum alarme, provavelmente o PIC acha que está chaveando a saída normalmente. Como ficam os LEDs do painel frontal?
Pode ter vários problemas aí:
- Quanto ao carregador, verifica se não tem algum resistor de valor baixo aberto; Identifica quem é o transistor responsável pela carga, vê se tá Ok;
- Naquela região com marca de aquecimento, verifica os resistores e verifica se não estourou alguma trilha;
- Identifica o relé de saída e verifica o BC337 dele. Acha o pino do micro que chaveia ele e vê se aparece 5 volts em qualquer situação, rede ou bateria;
- Tensão do PIC está Ok em 5 volts?
- Em último caso, não dá pra descartar o próprio PIC com problema;

• Like 1

Em 11/02/2019 às 11:01, Halysson disse:

Opa,

Pra não largar saída em rede e não soar nenhum alarme, provavelmente o PIC acha que está chaveando a saída normalmente. Como ficam os LEDs do painel frontal?
Pode ter vários problemas aí:
- Quanto ao carregador, verifica se não tem algum resistor de valor baixo aberto; Identifica quem é o transistor responsável pela carga, vê se tá Ok;
- Naquela região com marca de aquecimento, verifica os resistores e verifica se não estourou alguma trilha;
- Identifica o relé de saída e verifica o BC337 dele. Acha o pino do micro que chaveia ele e vê se aparece 5 volts em qualquer situação, rede ou bateria;
- Tensão do PIC está Ok em 5 volts?
- Em último caso, não dá pra descartar o próprio PIC com problema;

amigo vou precisar de um pouco mais de norteamento, nao costumo reparar nobreaks entao estou bem perdido.

- na regiao onde esta com marca escurecida na placa eu testei os componentes e eles estao apresentando valor igual ao indicado pelas listras, verifiquei todos os transistores de acionamento dos reles retirando da placa e verificando com um testador de compoentes (aqueles que sao vendidos no ml) e todos apresentaram funcionamento normal. com relaçao ao rlé de saida foi feita o mesmo procedimento (retirado o bc e testado no testador) tb nao apresentou problema.A tensao do pic sai do 7805? se caso saia ela está presente. Tenho 5v no pino 12 do pic 16F676.

Boa galera, consegui resolver o problema. Troquei o resistor de 68ohms (só tem ele soldado por cima da placa)  que fica do outro lado da placa e serve para chavear o relé de entrada. Eu tinha verificado apenas se tinha a tensão no bc que chaveia ele e não atentei de olhar se a tensão estava chegando ao relé. Obrigado a todos os que tentaram ajudar.