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dúvida Orçamento, antes ou depois da análise?

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Galera é o seguinte... tou no ramo de eletrônica à 2 anos e sempre passei orçamento depois de uma análise superficial, ou seja, o cliente trás o parelho, faço uma análise básica do que pode ser, passo o orçamento e depois parto para análise profunda (sujeito a alteração do valor e a falha do reparo).

O que acontece é que um colega meu que trabalho no mesmo ramo há uns 10 anos, disse que eu estou fazendo errado, que eu deveria realmente identificar o defeito e depois passar o orçamento...

Aí fica difícil, pois o ponto crucial do técnico é identificar o defeito. 

Você gasta 2 horas para identificar o defeito, aí o cliente não aceita. 

Queria saber a opinião de vocês.

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3 minutos atrás, mr.rocha disse:

Ola, seu amigo nao esta errado, pra passar o orcamento e bom vc ve o aparelho funcionando a menos que vc ja tenha resolvido o mesmo defeita anteriormente. Passar orcamento com valor X que talvez possa ficar Y, nao dara credibilidade do seu servico ao cliente.

Espero ter ajudo vc. 

No caso aqui em minha loja explico o que pode ser e falo se for isso e tanto, se for mais especifico pode variar de tanto ate troca de placa. Também sempre pergunto se já foi em alguma assistência que as maioria das vezes vem toda mexida e aqui em Brasília o pessoa acha que esquentar o bga volta, chaga torrado e com bolhas. 

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9 minutos atrás, Jean sanches disse:

No caso aqui em minha loja explico o que pode ser e falo se for isso e tanto, se for mais especifico pode variar de tanto ate troca de placa. Também sempre pergunto se já foi em alguma assistência que as maioria das vezes vem toda mexida e aqui em Brasília o pessoa acha que esquentar o bga volta, chaga torrado e com bolhas. 

na maioria das vezes qndo vem muito mexida eu so passo o valor qndo coloco pra funcionar 

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Agora, mr.rocha disse:

na maioria das vezes qndo vem muito mexida eu so passo o valor qndo coloco pra funcionar 

o ruim e quando o cliente não aprova e você perde o tempo descobrindo. Mais o certo seria desssa forma mesmo fazer o orçamento primeiro. Só que infelizmente a crise não esta deixando o pessoal deixar de aprovar. 

  • Joinha 2
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Parece que foi aprovado uma lei por ai que proíbe cobrar orçamentos, no meu caso cobro "Mao de obra improdutiva", e deixo o cliente ciente de que se ele não aprovar o orçamento será cobrado a mao de obra da analise, que é um valor fixo pré determinado, 95% dos clientes concorda e nao ve problema nisso, os que nao aceitam normalmente são aqueles que so querem especular preços.. nisso eu filtro quem realmente quer consertar.. e quando o orçamento fica um valor muito alto, inviável, ou sem conserto, nao cobro nada, nesse caso eu passo o orçamento somente após a analise..

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